- Carta a Frei Gerardo Francisco Timoner, OP, Mestre da Ordem dos Pregadores;
- À Família Dominicana nos diversos países, dirigimo-nos a vocês impressionados com a presença e participação de frei Carlos Urías, dominicano da comunidade de Rivas, Nicarágua, e reitor da Universidade Fray Antonio de Valdivieso, OP, nos atos de cancelamento e confisco da Universidade Centro-Americana (UCA), governada há mais de 60 anos pelos Padres Jesuítas, decretados ilegalmente pelo Governo da Nicarágua;
- Para nós, a presença da Ordem, representada por um dos seus membros, num acontecimento como este é constrangedor, indigno e cúmplice, dada a situação de cerco, perseguição, exílio e prisão de jornalistas, políticos da oposição, padres e bispos que o regime de Ortega-Murillo está causando no país.
A carta é publicada por Religión Digital, 11-09-2023.
“Vergonhoso, indigno e cúmplice”. É assim que as instituições e personalidades que assinam esta carta descrevem a presença e participação do frade dominicano Carlos Urías nos recentes atos de cancelamento e confisco da Universidade Centro-Americana (UCA) por parte do Governo de Daniel Ortega.
Eis a carta.
Frei Gerardo Francisco Timoner, OP. Mestre da Ordem dos Pregadores de Santa Sabina, Roma, Itália
Querido irmão em São Domingos:
Nós abaixo assinados representantes das diversas entidades da Família Dominicana nos diversos países, dirigimo-nos a você impressionados com a presença e participação de FREI CARLOS IRÍAS, dominicano da comunidade de Rivas, Nicarágua, e reitor da Universidade Fray Antonio de Valdivieso, OP, nos atos de cancelamento e confisco da Universidade Centro-Americana (UCA), governada há mais de 60 anos pelos Padres Jesuítas, decretados ilegalmente pelo Governo da Nicarágua.
Nossas informações provêm de fontes suficientemente confiáveis, como os membros da fraternidade dos leigos dominicanos da Nicarágua e outros irmãos e irmãs das diferentes expressões da Ordem na América Latina e na Espanha, bem como de fontes de freiras de diferentes congregações daquele país (que omitem os seus nomes para sua segurança). Estes atos vergonhosos foram transmitidos pelos canais de televisão da Nicarágua. Por outro lado, o artigo publicado em “Religión Digital”, escrito pelo jornalista Cristhian Alvarenga (certamente você já conhece o artigo), causou profunda impressão na opinião pública espanhola, no qual apresenta a participação do Irmão Carlos no momentos em que o Conselho Nacional de Universidades da Nicarágua (CNU) toma a decisão de suspender o estatuto jurídico da Universidade Centro-Americana (UCA), dirigida pelos Padres Jesuítas e, dias depois, o mesmo frade brilha ao presidir ao lado do Reitor da Universidade Nacional (UNAN) a leitura do decreto de confisco daquele centro universitário.
Para nós, a presença da Ordem, representada por um dos seus membros, num ato como este é um acontecimento constrangedor, indigno e cúmplice, dada a situação de cerco, perseguição, exílio e prisão de jornalistas, políticos da oposição, padres e bispos. que o regime de Ortega-Murillo está causando no país.
Para recordar algumas graves violações dos Direitos Humanos, hoje na Nicarágua há seis padres presos, mais de 60 exilados (alguns da nossa própria ordem dominicana), diversas comunidades de religiosas expulsas do país, entre elas uma comunidade de dominicanas de La Anunciata (viveram muitos anos em Rivas e foram cruelmente expulsas), um bispo no exílio e outro na prisão, a Companhia de Jesus acaba de ser suspensa e vários jesuítas tiveram que abandonar o país e os que ficaram continuam à espera de exílio ou prisão. O último caso foi o do Reitor da UCA, que para evitar a prisão teve que sair clandestinamente pelas montanhas até um país vizinho. Todos estes atos são injustificáveis perante a lei e o bom senso do povo católico!
“O que um dominicano quer dizer com apoiar o regime?”
Dado o fato inaceitável da presença da Ordem legitimando estes atos, questionamo-nos: O que significa um dominicano ao apoiar decisões do regime que vão decididamente contra a liberdade religiosa e a presença de instituições de ensino e formação para a consciência crítica dos juventude e contra a presença da mesma Igreja no país?
Nos últimos cinco anos, o regime fechou mais de 27 universidades privadas, três das quais são da Igreja Católica e duas evangélicas. Perseguiu e expulsou os seus dirigentes, professores, técnicos, cientistas; fechou as Comissões de Direitos Humanos, obrigando os promotores a fugir para salvar as suas vidas. Não encontramos nenhuma justificativa digna para representar a Ordem nesses espaços de decisão que escandalizam o povo e desacreditam o lema dos Pregadores: Defensores da Verdade.
Recorremo-nos a vós para agir e resgatar a dignidade da Ordem naquele país de mártires.
Frei Antonio de Valdivieso foi o primeiro bispo martirizado da América Latina. Morreu, segundo as crônicas, em defesa dos índios, por ser contra as ambições de poder dos encomenderos espanhóis e um dos primeiros evangelizadores destas terras.
Bartolomé de las Casas valorizava a riqueza dos povos indígenas pela sua cultura, pela sua sabedoria e pelo seu modo de vida. Para ele, a verdadeira riqueza de um país não estava nos seus recursos naturais ou no seu poder militar, mas no seu povo e na sua diversidade. Não esquecemos que Frei Bartolomé quis iniciar a evangelização pacífica da América com o seu passo missionário na Nicarágua.
Uma boa obra, Padre Mestre, seria retirar Frei Carlos do país, já que o escândalo foi grande e a deterioração da presença dos Dominicanos em Rivas não favorece uma evangelização compassiva com os pobres ao estilo de Domingo de Guzmán.
Despedimo-nos de ti invocando São Domingos com a oração: Cumpra, Pai, o que prometeste ajudando-nos com as tuas orações.
Receba um abraço muito fraterno.
Assinatura Coletiva:
Associação dos Teólogos e Teólogo João XXIII
Revolta das Mulheres na Igreja de Madrid, Sevilha, Granada, La Rioja, Saragoça e Pamplona
Associação Verapaz
Comunidade Universitária Santo Tomás de Aquino, Madrid
*Rede Miriam. Espiritualidade Inaciana Feminina
Associação Cultural Hispânica, Sevilha
Associação São Francisco de Asís, Sevilha
Comunidade Dominicana “Virgen de la Vega”, Babilafuente (Salamanca)
Centro Pastoral São Carlos Borromeo, Madri
Chamada Coletiva de Iguais, Sevilha
Comunidade paroquial de Nossa Senhora da Guia, Madrid
Atual Somos Igreja
Comunidade Base da Esperança, La Rioja
Assinatura de pessoas
Evaristo Villar, teólogo
Pepa Torres Pérez, teóloga
Juan José Size-Acosta, teólogo
Jesús Sastre, teólogo
*Quintín García, OP
Leia mais
- Nicarágua, Ortega e os Jesuítas
- Nicarágua. Jesuítas indenizaram os trabalhadores do Instituto Loyola e do Colégio Centro América
- Apesar da perseguição governamental, 11 jesuítas permanecem na Nicarágua
- Nicarágua. A liberdade asfixiada, o poder cada vez mais absoluto
- “Na Nicarágua, Ortega não é igual à esposa: eles trabalham muito próximos no momento, mas não têm o mesmo apoio dos militares”. Entrevista com José María Tojeira
- Nicarágua: outra porta fechada. Artigo de Sergio Ramírez
- O manual do ditador: por que Ortega está atacando os jesuítas na Nicarágua
- Ortega de Pombal. O presidente da Nicarágua continua a guerra contra a Igreja e dissolve a Companhia de Jesus - vídeo com a entrevista do presidente da AUSJAL
- Nicarágua. Revogado o estatuto jurídico dos Jesuítas: terror e repressão no país
- “Na Nicarágua, um regime de terror, prisão e ameaças foi estabelecido, muito mais severo do que o que existiu em El Salvador”. Entrevista com José María Tojeira, SJ
- Declaração dos jesuítas da América Central após a dissolução da Companhia na Nicarágua
- Jesuítas reagem à sua dissolução na Nicarágua e acusam Ortega e Murillo de conduzirem o país a “um regime totalitário”
- O regime de Daniel Ortega dissolve a ordem jesuíta na Nicarágua e confisca todos os seus bens
- 116 universidades católicas da América Latina pedem a Daniel Ortega que "cesse a agressão" contra a UCA e os jesuítas
- Despejo dos jesuítas da Nicarágua: “Vários policiais chegaram e expulsaram todos de casa"
- Ortega e Murillo acusam a universidade dos jesuítas de terrorismo e ordenam a apreensão de todos os seus bens
- Nicarágua: quando o sonho vira pesadelo. Artigo de Danilo Di Matteo
- A deriva de Ortega contra a Companhia de Jesus continua: a Polícia da Nicarágua expulsa os jesuítas de sua residência
- Nicarágua. Ortega contra os jesuítas
- Nicarágua. “Sabemos que todas as acusações feitas à UCA são completamente falsas”, afirma Superior Geral dos jesuítas
- A ONU defende a liberdade acadêmica na Nicarágua
- A Universidade Centro-Americana da Nicarágua foi confiscada
- Nicarágua. A UCA suspende suas atividades depois que Daniel Ortega os acusou de “terrorismo”
- Nicarágua. Governo congela as contas de universidade jesuíta
- Nicarágua. O último golpe do sandinista Ortega contra o Papa é a expropriação proletária das pensões dos padres
- Nicarágua. A curiosa conduta do cardeal Leopoldo Brenes. Qual é o seu jogo diante da ditadura?
- A maldade odiosa de Ortega para com D. Rolando Álvarez que quer ser "um homem livre na Nicarágua". Uma armadilha para Francisco?
- Nicarágua. O regime de Ortega devolve à prisão D. Rolando Álvarez por sua recusa em aceitar o exílio
- Nicarágua. Advogada denuncia que policiais de Ortega “levaram para destino desconhecido” freiras da Fraternidade Pobres de Jesus Cristo
- Nicarágua. Ameríndia condena a deriva repressiva de Ortega
- Nicarágua. Lula anuncia que vai interceder junto a Ortega para libertar da prisão D. Rolando Álvarez
- Nicarágua: eliminar a Igreja Católica
- Nicarágua. A ditadura de Ortega congela as contas correntes das dioceses católicas
- Nicarágua. Ortega fecha uma das maiores associações evangélicas
- Nicarágua. Fechada a Universidade Católica Imaculada Conceição
- O governo da Nicarágua retira o título profissional da advogada de dom Rolando Álvarez
- Nicarágua. Onde está D. Alvarez, bispo de Matagalpa? “Ele está em uma cela escura e faz suas necessidades em um buraco”
- “A Nicarágua é uma imensa prisão. Não há direito a nada. A população vive sob o terror”. Entrevista especial com Mónica Baltodano
- Nicarágua. Da revolução sandinista ao giro autoritário de Daniel Ortega
- Nicarágua. “Existem seminaristas simpatizantes da Frente Sandinista que denunciam nossas atividades aos Secretários Políticos”
- Nicarágua: nunciatura fechada
- “O discurso anti-imperialista acoberta a pilhagem na Nicarágua”. Entrevista com Silvia Adoue
- Nicarágua. O Bispo Prisioneiro. Artigo de Sergio Ramírez
- O ditador da Nicarágua cortou relações com a Santa Sé
- Nicarágua: tentativas de silenciar a Igreja
- Ditaduras grosseiras. Francisco compara o governo da Nicarágua com as ditaduras comunista e hitlerista
- Nicarágua. Caritas, braço social da Conferência Episcopal, é fechada
- Nicarágua fecha duas universidades da Igreja Católica
- ONU condena Nicarágua: “Ortega atropela direitos humanos”
- A Nicarágua quer apagar sua própria história. Entrevista com Dora María Téllez
- As pressões do regime forçam as religiosas trapistas a deixar a Nicarágua
- Quaresma. O regime de Daniel Ortega proibiu a Igreja Católica de fazer a Via Sacra nas ruas da Nicarágua
- Nicarágua. A expulsão das Missionárias da Caridade: “Tivemos que entregar as meninas abusadas às suas famílias”
- Nicarágua. As Irmãs de Madre Teresa de Calcutá acusadas pelo governo Ortega de “não respeitar as leis contra o terrorismo e a proliferação de armas de destruição em massa” (sic)
- Nicarágua. Missionárias da Caridade são expulsas pelo regime de Ortega
- Nicarágua. D. Rolando Álvarez, em condições desumanas segundo fontes anônimas
- Nicarágua. Da prisão da ditadura ao exílio, e mais nicaraguenses do que nunca. Artigo de Sergio Ramírez
- Os Estados Unidos exigem da Nicarágua a "libertação imediata" do bispo Rolando Álvarez
- O Papa reza por Dom Rolando Álvarez, condenado na Nicarágua
- Nicarágua. Daniel Ortega volta a atacar a Igreja: "Nunca tive respeito pelos bispos"
- Nicarágua. Ortega ordena um processo contra Mons. Rolando Álvarez por “conspiração e divulgação de notícias falsas contra a segurança do Estado”
- Nicarágua. Cardeal Brenes pede uma “mudança de direção” na política e na vida do país
- Nicarágua. Medo toma conta da Igreja Católica devido à crescente repressão do regime de Ortega
- Nicarágua. As Irmãs de Madre Teresa de Calcutá acusadas pelo governo Ortega de “não respeitar as leis contra o terrorismo e a proliferação de armas de destruição em massa” (sic)
- Nicarágua. Núncio deixa o país sem sequer se despedir
- A repressão de Ortega contra os católicos em particular, com a Nicarágua reduzida a um quartel de famintos, não para. Agora o governante fecha um segundo canal de TV da igreja local
- É demasiado longo e doloroso o silêncio do Vaticano, do Papa Francisco, diante dos crimes de Daniel Ortega
- Ditadura da Nicarágua. Ortega fecha o canal de TV da Conferência Episcopal e continua a perseguir o clero
- Nicarágua. Rolando Álvarez, em jejum indefinido denuncia "a perseguição" do regime
- Nicarágua. Bispo sofre atentado após presidir uma missa
- Nicarágua. Bispo em greve de fome ‘não está sozinho’, afirma nota dos bispos do país
- Igreja da Nicarágua promete combater 'estruturas sociais do pecado' à medida que a repressão do governo cresce
- Nicarágua. Comunicado da Província Centro-Americana da Companhia de Jesus
- Nicarágua. O regime de Daniel Ortega baniu outras 50 organizações não governamentais
- Nicarágua. O regime de Daniel Ortega busca evitar que os abusos no país sejam documentados
- Nicarágua. Cardeal Leopoldo Brenes adverte governo de que “os reinos deste mundo são frágeis”