29 Junho 2022
Nada segura a ditadura nicaraguense do casal Daniel Ortega - Rosario Murillo, marido e mulher, presidente e vice-presidente da Nicarágua. Agora, depois de fechar o canal de TV do Episcopado, "Canale 51" em 21 de maio, a ditadura fechou o canal de TV da diocese de Matagalpa (norte do país) chamado "Tv Merced".
A informação é publicada por Il Sismógrafo, 28-06-2022. A tradução é de Luisa Rabolini.
Como semanas atrás, também hoje o Telcor, o instituto governamental para o controle e gestão das telecomunicações, notificou, com data de 27 de junho, a decisão de Daniel Ortega à Igreja, em particular à diocese, sem dar explicações. Na verdade, esse fechamento não surpreendeu tanto, já que a Telcor vem aplicando sanções administrativas, arbitrárias e repressivas ao canal da diocese de Matagalpa há três meses.
Seu bispo é Mons. Rolando Alvarez, uma pessoa indesejada na ditadura e até poucos dias atrás vítima, durante semanas, de uma verdadeira perseguição orquestrada como um verdadeiro cerco policial, dia e noite. O prelado, que também é responsável pela área de comunicações da Conferência Episcopal, confirmou que o canal continuará por enquanto suas transmissões via web.
Mons. Alvarez, como outros bispos, foi ameaçado de morte várias vezes e um de seus coirmãos eméritos, Mons. Abelardo Mata, foi vítima de uma tentativa de homicídio com o método habitual das ditaduras latino-americanas: o falso acidente de carro.