“Após a Revolução Industrial, a humanidade conseguiu superar com orgulho os limites ao crescimento econômico e demográfico que outrora era imposto pela natureza, como os derivados do lento crescimento da produtividade agrícola, do desmatamento e a salinização da irrigação. Desde então, a população mundial se multiplicou por 7, e as condições de vida melhoraram em todos os continentes. Não é improvável que a natureza comece a nos cobrar a fatura com novas restrições”, escreve Eduardo Crespo, doutor em economia, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, em artigo publicado por El Economista, 17-03-2020. A tradução é do Cepat.
Eis o artigo.
Nos próximos anos, o fulminante surto de coronavírus que hoje assola o planeta será objeto de vários estudos econômicos, políticos, biológicos, médicos, epidemiológicos e filosóficos. Quais características tinham as organizações sociais que melhor responderam à crise? Quais fracassaram terminantemente? Que condições ambientais favoreceram ou dificultaram a propagação da pandemia? Quais foram suas consequências econômicas e políticas?
Os economistas e cientistas políticos poderiam classificar o coronavírus como um exemplo de “Cisne Negro”, de acordo com a terminologia de Nassim Taleb, um evento surpresa de enorme impacto socioeconômico. Embora muitos analistas e cientistas nas últimas décadas advertiram sobre os perigos inerentes à propagação de novas epidemias, poucos imaginavam que em poucas semanas algo semelhante poderia desmoronar os preços das ações, paralisar as economias, precipitar o fechamento das fronteiras nacionais e colocar países inteiros em quarentena. Vários alertavam para os perigos do terrorismo antes de 2001, mas poucos imaginavam algo semelhante ao atentado às Torres Gêmeas. Não é impossível que uma enorme erupção vulcânica produza a derrubada dos fundamentos de nossa civilização capitalista, mas não são muitos os que fazem planos contemplando um acontecimento assim no futuro próximo.
Impossível de prever, as epidemias de grandes proporções tiveram consequências sociais altamente relevantes. A história ambiental ensina que as pestes, juntamente com as guerras, o crescimento populacional, as revoluções e a crescente sofisticação no uso de fontes de energia são talvez as principais forças que guiam o curso da História. Os vírus foram um agente fundamental, por exemplo, na conquista europeia do mundo. Estudos recentes indicam que a queda do Império Romano se deve, entre outras coisas, a uma combinação de mudança climática (uma pequena era glacial) com uma disseminação generalizada de pestes. Um padrão semelhante foi observado durante a conquista da América pelos espanhóis.
Jared Diamond se pergunta em sua obra mestre, “Armas, Germes e Aço”, como foi possível acontecer que 142 espanhóis derrotassem o poderoso Império Inca. Embora em sua explicação combine vários fatores, os germes teriam desempenhado um papel fundamental para desorganizar e desmoralizar os nativos. Estima-se que aproximadamente 95% dos nativos americanos pereceram por causa das pestes trazidas por europeus e africanos, circunstância agravada com as guerras e as condições extremas de exploração.
Outro marco na história foi a Peste Negra, de meados do século XIV, que acabou com aproximadamente um terço da população da Eurásia, ajudada pela mudança climática, o comércio e a “globalização” das trocas que da China até a Inglaterra garantiam os mongóis. Alguns intérpretes apontam que em certas regiões da Europa a peste depositou o próprio Feudalismo no cemitério da história, ao empoderar camponeses e trabalhadores urbanos.
A grande crise do século XVII, que segundo algumas estimativas reduziu a população da Eurásia em mais um terço, teria coincidido com outra pequena era glacial que reduziu a produtividade da agricultura, causou uma maior instabilidade nas colheitas e, sobretudo, espalhou epidemias em vários lugares, plantando as sementes da mudança social que um século depois germinariam com a Revolução Industrial. Na era moderna, o único fato comparável ao atual surto é a Gripe Espanhola de 1918, ainda que naquele caso seus efeitos na economia mundial não foram facilmente distinguíveis das consequências da Primeira Guerra.
Essas histórias sugerem dois ensinamentos. Um é que, embora pagaremos a conta, a pandemia é uma a mais de várias e eventualmente passará. A outra é que, quando a crise do coronavírus acabar, não deveria ser considerada um cisne negro de improvável repetição. As epidemias costumam reaparecer com alguma regularidade cíclica, ainda que com letalidade decrescente ao impactar populações com maior imunidade, sendo que os mais vulneráveis geralmente perecem durante os primeiros ciclos.
A epidemia de coronavírus assusta em razão de sua dinâmica vertiginosa, mas também existem outras catástrofes em desenvolvimento que não são atendidas com tanta decisão pela política pública mundial. A maior parte da comunidade acadêmica aponta que o aquecimento global, a instabilidade climática, o derretimento das calotas polares e o desaparecimento de milhares de espécies, caso não impere uma intervenção global decisiva, terão consequências irreversíveis na vida do planeta. O Chifre da África, nesse momento, sofre uma massiva invasão de gafanhotos-do-deserto que se acelera com o aquecimento, e cujas repercussões poderiam ser catastróficas.
Após a Revolução Industrial, a humanidade conseguiu superar com orgulho os limites ao crescimento econômico e demográfico que outrora era imposto pela natureza, como os derivados do lento crescimento da produtividade agrícola, do desmatamento e a salinização da irrigação. Desde então, a população mundial se multiplicou por 7, e as condições de vida melhoraram em todos os continentes. Não é improvável que a natureza comece a nos cobrar a fatura com novas restrições.
Leia mais
- A nova economia pós-coronavírus. Artigo de Alfredo Serrano Mancilla
- Coronavírus: renda de mais pobres terá impacto negativo 20% superior à média
- Economia global em quarentena
- A pandemia de Coronavírus (Covid-19) e o pandemônio na economia internacional
- Coronavírus falirá mais pessoas do que as matará: e essa é a verdadeira emergência global
- Coronavírus: o fim da globalização como a conhecemos
- O coronavírus na economia brasileira e o fim do voo de galinha
- O primeiro dia sem nenhum novo contágio local de coronavírus na China
- Os perigos e as possibilidades de uma pandemia. Artigo de Nuala Kenny
- Covid-19, a necessidade de mudar comportamentos
- Novo coronavírus (COVID-19): A experiência de um confinamento compulsório
- O COVID-19 e a vulnerabilidade social
- As pandemias e o fantasma do medo
- Coronavírus, os governos europeus pedem socorro às Big Tech. Mas o tempo dos mapas de contágio está se esgotando
- O vírus que divide a União Europeia – ou não. Artigo de Francesco Sisci
- O coronavírus: o perfeito desastre para o capitalismo do desastre
- Estados Unidos reforçam as sanções contra o Irã, um dos países mais castigados pelo coronavírus
- “Não desperdicem esses dias difíceis”. Entrevista com o Papa Francisco
- Conspirações de direita em torno do coronavírus custam vidas
- Coronavírus, vida e fé no ambiente digital. Um vade-mécum
- Coronavírus, envelhecimento rápido, fertilidade em queda e Humanae vitae
- 'Vai se isolar': diaristas são dispensadas sem pagamento em meio à crise do coronavírus
- STF recomenda soltar presos idosos, grávidas e doentes por conta do coronavírus
- A pandemia do novo coronavírus e as relações de trabalho
- Para entender em profundidade a Covid-19
- Rio Grande do Sul poderá ter 3,5 mil casos de coronavírus
- Europa. O Estado adota a linguagem bélica na batalha contra o coronavírus
- Um cientista previu, anos atrás, que a instabilidade global chegaria em 2020
- Epidemia de coronavírus expõe vulnerabilidades da "uberização"
- Panorama da expansão do coronavírus na América do Sul
- A pandemia e o fim do neoliberalismo pós-moderno
- Espanha. “80% dos pacientes que vemos todos os dias na emergência são pela COVID-19”. Entrevista com o médico Juan Manuel Parra
- Naomi Klein, capitalismo e coronavírus: “O choque é o próprio vírus”
- Lavar as mãos com sabão não está entre as possibilidades de bilhões de pessoas no mundo
- Os custos sociais de uma pandemia, que atinge grupos distintos de maneiras diferentes
- Coronavírus, o estudo chocante que fez Grã-Bretanha, Estados Unidos e França mudarem de ideia
- O novo coronavírus e as ecologias de plantation. Artigo de Daniel Bustamente Teixeira
- Positivo um bispo francês: havia sido recebido pelo papa
- Itália. Coronavírus, pico de contágio na Campânia após um retiro religioso. O bispo: “Nenhum rito místico, ninguém bebeu no mesmo cálice”
- Pós-coronavírus. Um ‘Plano Marshall’ com cara chinesa? Não é impossível. Entrevista com Massimo Cacciari
- O coronavírus e a miopia (religiosa) em massa. Artigo de Massimo Faggioli
- Sem escolha, trabalhadores mantêm rotina na epidemia de coronavírus
- Trump teria tentado recrutar cientistas da Alemanha para ter uma vacina exclusiva
- O vírus põe a globalização de joelhos. Artigo de Luigi Ferrajoli
- “O egoísmo, o vírus social que alimenta a epidemia”
- Coronavírus, o gesto de Francisco marca sua distância sideral do irresponsável Trump
- Coronavírus: “O perigo real é a incapacidade de priorizar os desastres”
- SUS: elemento central para enfrentar a pandemia de coronavírus. Entrevista especial com Reinaldo Guimarães
- “Não há precedentes para a crise econômica causada pelo coronavírus na história recente”, diz economista Monica de Bolle
- Declaração da Redbioética – UNESCO sobre a pandemia do coronavírus
- Arquidiocese de Porto Alegre determina suspensão das missas e catequeses
- Os custos sociais de uma pandemia
- “Suportando o peso da Covid-19: Idosos em países de baixa e média renda"
- Na cidade natal de São João XXIII, seis padres já morreram devido ao coronavírus
- Poderia existir um ‘cinturão de coronavírus’: uma faixa climática em que se desenvolve mais
- #euficoemcasa. ‘Transformar o medo do coronavírus em um recurso é possível’: os conselhos do neurologista Sorrentino
- Camus e o coronavírus
- O vírus também divide as igrejas
- Covid-19: Papa reza pelas famílias que vivem momentos de quarentena
- O que o coronavírus tem a ver com as mudanças climáticas?
- Um vírus inteligente, mas agora é preciso descobrir todos os seus pontos fracos
- “Como cientista, eu peço: cancelem todas as missas”
- Clausura sanitária e abertura simbólica. Uma igreja aberta na cidade fechada?
- Nenhuma pandemia cancela as desigualdades de riqueza
- Coronavírus falirá mais pessoas do que as matará: e essa é a verdadeira emergência global
- Coronavírus, o WWF: a destruição de ecossistemas é uma ameaça à nossa saúde
- Roma vazia. A dramática visita do Papa Francisco para rezar pelo fim do vírus
- Deus ainda está presente na Itália, mais esperado do que acreditado
- Em meio à pandemia de coronavírus, Brasil enfrenta “desertos” de UTIs
- Diante do Covid-19, como ficam os trabalhadores informais?
- Coronavírus: Médicos podem ter de fazer 'escolha de Sofia' por quem vai viver na Itália
- A classe operária em tempos de coronavírus. Artigo de Moni Ovadia
- Coronavírus, distanciamento social e a companhia da fé. Artigo de Massimo Faggioli
- Mundo em suspenso: o coronavírus, a incerteza e o invisível
- Campos de refugiados estão preparados para o coronavírus?
- “Enfrentar o coronavírus significa fortalecer o SUS e o trabalho dos profissionais de saúde”. Entrevista com Victor Grabois
- Mudar a política econômica e fortalecer o SUS são medidas corretas para combater coronavírus
- Pandemia em tempos de Antropoceno. Coronavírus pode nos ensinar a enfrentar a verdadeira emergência: o clima
- Coronavírus contrata o desemprego: é urgente agir!
- Estudo australiano afirma que, no melhor dos casos, coronavírus causaria 15 milhões de mortes
- “Ainda bem que temos o Sistema Único de Saúde”
- Brasil perdeu 'tempo precioso' e precisa 'agir rápido' na guerra contra coronavírus, diz especialista
- Indígenas adiam maior encontro brasileiro por causa do novo coronavírus
- Coronavírus: a hora de debater o Teto dos Gastos
- O coronavírus não é uma nova crise do subprime
- COVID-19, desmundialização e rivalidade estratégica. Artigo de Xulio Ríos
- Coronavírus: uma represália de Gaia, da Mãe Terra?
- Do coronavírus ao climatovírus, ou como manter (um pouco) o espírito crítico sem ser um péssimo cidadão
- É impensável que uma vacina contra o coronavírus esteja pronta em menos de 1-3 anos
- Qual é a real periculosidade do coronavírus? Artigo de Michael Agliardo, jesuíta e sociólogo
- Objetivo, agora, deve ser frear velocidade de contágio do coronavírus
- Coronavírus, os EUA procuram voluntários para testar a possível vacina: “1100 dólares para entrar na história”
- A ética em tempos de Coronavírus
- “O coronavírus é um sintoma da hipermodernidade”. Entrevista com Gilles Lipovetsky
- Coronavírus, a oração leiga do trabalhador: “Na fábrica me sinto em uma armadilha”
- Coronavírus, o Papa não esquece “seus” pobres. Krajewski: “Nós os ajudamos com inteligência evangélica, de acordo com as normas”
- Igrejas estrangeiras e coronavírus, entre boas práticas e atitudes inconsistentes
- O vírus do autoritarismo e da desigualdade
- China. Uma epidemia de desconfiança
- Quanto realmente custa nos EUA um teste para o coronavírus?
- Covid-19. A fotografia da enfermeira italiana que adormeceu exausta a uma hora do final do turno
- Da “Peste” de Camus ao coronavírus, aqui estão as metáforas de nossa precariedade
- O coronavírus e o “jejum de missa” na Quaresma
- Epidemia global de coronavírus: não é o momento para jogos políticos mesquinhos
- O relato oficial do coronavírus oculta uma crise sistêmica. Artigo de Joan Benach
- O coronavírus e os filósofos
- “Ciência não se faz sem recursos”, diz cientista que mapeou o coronavírus
- Surto de coronavírus é reflexo da degradação ambiental, afirma PNUMA
- A pandemia de Coronavírus (Covid-19) e o pandemônio na economia internacional
- O rei está nu. Assim, um vírus colocou em crise o modelo de negócios global. Por onde recomeçar?
- Economia global em quarentena
- A crise mostra a fragilidade do liberalismo. É hora de recomeçar pela solidariedade
- O coronavírus na economia brasileira e o fim do voo de galinha
- O vírus do medo
- Quando Milão se torna o laboratório da nova solidão
- A quarentena total da Itália
- Surto de coronavírus é reflexo da degradação ambiental, afirma PNUMA
- EUA. É preciso escolher: Medicare para Todos ou coronavírus para todos?
- Preservação ambiental é a chave para a contenção de doenças
- Coronavírus: a anestesiologista que diagnosticou o paciente número 1 na Itália
- Lições virais da China. Artigo de Yann Moulier Boutang e Monique Selim
- O coronavírus e a questão ambiental
- Disseminação de informações falsas (fake news) sobre coronavírus preocupa especialistas
- O inimigo invisível
- O aval da ciência
- A cientista e o coronavírus: “Desta vez todos estamos nos movendo em um território desconhecido”
- “Antigamente contra epidemias se rezava, hoje se fecham as igrejas”. Entrevista com Franco Cardini, historiador
- Coronavírus über alles
- Zizek vê o poder subversivo do Coronavírus
- Coronavírus, agronegócio e estado de exceção
- África, o continente que não chora. “Bem-aventurados vocês que só têm o coronavírus”
- A política do coronavírus: ativar os anticorpos do catolicismo. Artigo de Antonio Spadaro
- Os partidos e o vírus: a biopolítica no poder
- Coronavírus: a militarização das crises. Artigo de Raúl Zibechi
- “Em epidemias como o coronavírus, repete-se um padrão de discurso tóxico e depreciativo”. Entrevista com Adia Benton
- Veja as dicas da OMS para evitar o contágio e a disseminação do novo coronavírus
- O estado de exceção provocado por uma emergência imotivada. Artigo de Giorgio Agamben
- Resistir ao pânico
- O coronavírus mudará a China?
- O vírus, o imperador e o médico chinês
- A economia chinesa e mundial frente ao coronavírus
- Novo coronavírus. Todas as atenções se voltam para a China
- Após o surto do coronavírus. Alguns depoimentos
- Racismo psicológico: quando a mente se fecha devido a um vírus. Artigo de Massimo Recalcati
- Vírus novo, medos antigos
- O primeiro surto
- Coronavírus e o retrato de um ecossistema de desinformação