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Israel-Hamas: danos colaterais. Artigo de Marcello Neri

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25 Outubro 2023

"O terrorismo do Hamas não quer apenas varrer Israel do mapa dessas terras, mas também deve aniquilar qualquer possível forma de coexistência mútua entre palestinos e judeus – talvez até mais desconfortável do que a própria existência de um Estado de Israel. Coabitações que têm nomes, rostos, histórias compartilhadas – muitas vezes geradas por mulheres e tenazmente desejadas por elas", escreve o teólogo e padre italiano Marcello Neri, professor da Universidade de Flensburg, na Alemanha, em artigo publicado por Settimana News, 24-10-2023.

Eis o artigo.

O cinismo severo da guerra contemporânea sempre produz "danos colaterais" – especificamente, "civis feridos ou mortos no curso de operações militares" (Merriam-Webster).

Uma frase que a violência armada gosta de usar para dizer "estávamos errados, mas não muito errados". Não só esconde a extensão e as consequências de cada guerra, como acaba por desumanizar todos aqueles que se enquadram no grupo genérico dos danos colaterais. Privando-os da última e trágica dignidade de serem reconhecidos como vítimas de um conflito.

O ataque terrorista do Hamas a Israel, e depois a contraofensiva deste último, está acumulando uma pilha imensurável de danos colaterais – nos quais se concentram décadas de ódio e ressentimento, como se a existência de um povo só fosse possível à custa do outro. É como se a tampa de uma pia tivesse sido removida e todo o conteúdo só pudesse passar pelo redemoinho da guerra.

Tudo é destroçado pela violência que explodiu, até mesmo as experiências de convivência, diálogo, encontro, compreensão mútua, que há décadas naquelas terras tentam praticar e imaginar alternativas concretas ao niilismo da aniquilação mútua. Religiões que se reconhecem, linguagens que são ouvidas, práticas surpreendentemente próximas... tudo varrido em questão de instantes.

O terrorismo do Hamas não quer apenas varrer Israel do mapa dessas terras, mas também deve aniquilar qualquer possível forma de coexistência mútua entre palestinos e judeus – talvez até mais desconfortável do que a própria existência de um Estado de Israel. Coabitações que têm nomes, rostos, histórias compartilhadas – muitas vezes geradas por mulheres e tenazmente desejadas por elas.

E a defesa posta em prática por Israel só pode mover-se no mesmo comprimento de onda: o da inviabilidade agora estabelecida de experiências que tocam e se entrelaçam em sua humanidade comum, em sua recusa de que apenas a morte do outro pode ser vida para mim.

Todos estes lugares, onde a fronteira entre israelenses e palestinos se tinha tornado um limiar de encontro e hospitalidade mútua, foram agora privados de qualquer possibilidade de expressão. Ao insinuar, no seio dessas convivências entre povos, a suspeita de que o outro nada mais é do que o monstro a ser aniquilado.

Sabemos que, mesmo em meio ao terror e ao horror, essas práticas de convivência e compartilhamento buscam resistir de todas as formas à negação do discurso, da mediação, da negociação, que essa guerra traz consigo.

Mas também sabemos que estas experiências de comunidade entre os povos para uma paz real e duradoura nunca foram tomadas em consideração, pelo poder político de ambas as partes, como ponto de partida para alcançar o reconhecimento mútuo.

Nós, ocidentais, olhamos para eles com simpatia, do tipo que geralmente é concedido às ilhas de utopia destinadas a naufragar no primeiro contato com o grande mar da realidade das coisas. Pareceu-nos "bom demais para ser verdade", e por isso nós mesmos os condenamos desde o início como danos colaterais à violência primordial da realidade. Só que então para ser surpreendido por isso hoje.

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