16 Outubro 2024
A questão do diaconato feminino está sendo examinada de forma cuidadosa e séria, disse o bispo ruandês Edouard Sinayobye. No entanto, apenas considerando o magistério eclesiástico.
A informação é publicada por Katolish.de, 15-10-2024.
O bispo de Cyangugu, em Ruanda, dom Edouard Sinayobye, enfatizou o magistério eclesiástico na questão do diaconato feminino. Embora a questão das diáconas esteja sendo examinada de forma séria e cuidadosa, isso ocorre considerando o magistério, que oferece "um legado completo de ensinamentos" que enriquece e esclarece a questão, disse o prelado em uma coletiva de imprensa durante a Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, na segunda-feira, no Vaticano.
Nesse contexto, Sinayobye explicou que na África não existe diaconato permanente, apenas o diaconato como etapa preparatória para o sacerdócio. Como bispo, ele está "em plena comunhão com os outros bispos e, sobretudo, com o Santo Padre", e, por isso, sentimentos e preferências pessoais não devem estar em primeiro plano. E, continuou Sinayobye: "Estamos realmente nessa dinâmica de comunhão com toda a Igreja".
Em relação à questão da possível ordenação de diáconas no Sínodo Mundial, o prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, Cardeal Víctor Manuel Fernández, gerou críticas nas últimas semanas. No início da assembleia sinodal, no começo de outubro, ele anunciou um documento magisterial sobre o papel da mulher e afirmou que seu dicastério atualmente não acredita em uma decisão favorável sobre o diaconato feminino. A questão será objeto de um estudo que será apresentado ao Papa para avaliação e aprovação. Ainda antes do início da segunda sessão do Sínodo Mundial, o tema da ordenação feminina foi excluído das discussões e encaminhado a um grupo de estudo liderado por Fernández.
Após as críticas dos participantes do Sínodo à declaração do prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, foi marcada um debate entre os participantes sinodais sobre os temas dos dez grupos de estudo para a próxima sexta-feira. Recentemente, Fernández também solicitou aos participantes suas contribuições sobre o diaconato feminino. Assim, durante a assembleia geral, em 18 de outubro, "dois teólogos estarão disponíveis para receber propostas escritas e orais sobre este tema", informou ele.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Bispo africano enfatiza o magistério sobre o diaconato feminino - Instituto Humanitas Unisinos - IHU