- "Os poucos jornalistas que permanecem no país trabalham de forma muito discreta, quase fazendo jornalismo clandestino"
- "Desde 12 de julho, ninguém tem comunicação com Fabiola Tercero Castro, nem com sua família, e o regime também não fornece informações sobre seu paradeiro"
- "Na Nicarágua, está no poder uma versão de Bolsonaro ou talvez de um Milei, mas com máscara de esquerda"
- "A mesma agressão que vive o jornalismo independente está sendo vivida pelos padres das dioceses de Matagalpa e Estelí"
A reportagem é de Cristhian Josué Alvarenga López, publicada por Religión Digital, 03-08-2024.
Julho foi um mês nefasto para a imprensa independente da Nicarágua, a ditadura criminosa de Daniel Ortega e Rosario Murillo não cessa sua perseguição ao jornalismo e hoje, 03 de agosto, a perseguição é novamente vivida pela Igreja Católica.
Os poucos jornalistas que permanecem no país trabalham muito discretamente, quase fazendo jornalismo clandestino. Trabalhar com uma câmera de vídeo ou fotográfica em locais públicos coloca em perigo a pessoa que a usa e geralmente é confiscada, com a pessoa sendo submetida a investigações cruéis.
Em meu país, há um jornalista preso político, Víctor Ticay, detido desde abril de 2023 por informar, e recentemente não se sabe do paradeiro da jornalista, gestora cultural e feminista Fabiola Tercero Castro. Conheci Fabi fazendo jornalismo, trocando livros e tirando fotos, seja com seu celular ou com uma câmera analógica, a filóloga que vem de uma família lutadora e que estudou com grande sacrifício na Universidade Nacional Autônoma da Nicarágua - UNAN-Manágua está desaparecida, pois desde 12 de julho, ninguém tem contato com ela, nem com sua família, e o regime também não fornece informações sobre seu paradeiro.
A Nicarágua, que viveu uma revolução que se supunha jamais veria novamente uma ditadura, hoje vive outra ditadura criminosa, familiar e pior do que a somocista.
Na Nicarágua, está no poder uma versão de Bolsonaro ou talvez de um Milei, mas com máscara de esquerda. Além disso, com controle absoluto sobre o Exército, Polícia, Suprema Corte de Justiça, Parlamento, Municípios, Universidades, Movimento Estudantil, Sindicatos e com a liderança mais visível da oposição desnacionalizada no exílio e com lideranças comunitárias na prisão, das quais 19 são mulheres, submetidas a tratamentos cruéis e desumanos nas prisões.
Nos últimos anos, a ditadura de Ortega-Murillo usou diferentes táticas para silenciar a imprensa, desde a compra de meios de comunicação, o fechamento de meios locais e cortes na publicidade estatal até agressões físicas, discursos públicos de ódio à imprensa e detenções arbitrárias.
O regime de Ortega se tornou tão hostil aos meios de comunicação independentes que pelo menos 263 jornalistas nicaraguenses foram expulsos de seu país ou fugiram por temer por sua segurança desde abril de 2018, segundo dados da Fundação para a Liberdade de Expressão e Democracia (FLED).
Embora a jornalista Fabiola Tercero Castro não esteja enfrentando acusações formais, por que ela não aparece? É urgente exigir que o Estado da Nicarágua forneça informações sobre o paradeiro da jornalista.
Agosto começa com perseguição a padres
A mesma agressão que os jornalistas independentes enfrentam está sendo vivida pelos padres das dioceses de Matagalpa e Estelí, onde entre 01 e 03 de agosto quatro padres foram detidos: o Vigário Judicial, monsenhor Ulises Vega, monsenhor Edgar Sacasa, Vigário da Pastoral, os padres Jairo Pravia e Víctor Godoy, a quem confiscaram computadores, telefones e outros dispositivos digitais para espionar suas comunicações.
O mais cruel foi o sequestro do padre Fruto Valle, de oitenta anos, que administrava "Ad Omnia" na diocese de Estelí, homens à paisana o retiraram de sua casa paroquial. Assim opera a ditadura criminosa dos Ortega-Murillo.
E a perseguição continua. Até a redação deste texto, pelo menos 10 padres estavam sendo transferidos para a Direção de Auxílio Judicial de Manágua, conhecido como "El Chipote", o centro de tortura do regime.
É evidente que esse regime nutre um profundo ódio pela fé e pela verdade. O contexto na América Central nos convida a apostar na solidariedade internacional e denunciar violações de direitos humanos para que em países como Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala e o resto da América Latina nunca mais existam ditaduras, nunca mais se silencie alguém por pensar diferente ou exercer sua profissão, nunca mais haja ódio visceral do poder, e nunca mais se persiga pessoas por sua fé, porque, como muitos outros milhares, eu quero uma Pátria Livre para Viver.
Leia mais
- Daniel Ortega persegue imprensa e jornalistas
- Ortega liberta 12 padres nicaraguenses e os “bane” para o Vaticano
- Nicarágua. A liberdade asfixiada, o poder cada vez mais absoluto
- “Na Nicarágua, Ortega não é igual à esposa: eles trabalham muito próximos no momento, mas não têm o mesmo apoio dos militares”. Entrevista com José María Tojeira
- El Salvador. “O caso dos jesuítas da UCA, assassinados, revela a falta de liberdade e de poder do sistema jurídico”. Artigo de José María Tojeira, s.j.
- Cenas de um filme de terror da vida real. Os 30 anos do massacre de Ignacio Ellacuría e seus companheiros
- El Salvador. Cardeal Czerny recorda o aniversário do martírio dos jesuítas da UCA
- Condenado a 133 anos de prisão o acusado pelos assassinatos de cinco jesuítas em El Salvador, em 1989
- EUA punem militares envolvidos no massacre dos jesuítas em El Salvador
- “Depois do assassinato de Ignacio Ellacuría e companheiros, Czerny foi dos primeiros que se solidarizou”. Entrevista com José María Tojeira, ex-reitor da UCA de El Salvador
- Julgamento de ex-coronel salvadorenho pode trazer novos detalhes sobre o massacre de jesuítas de 1989
- Nicarágua: Outra porta fechada. Artigo de Sergio Ramírez
- Ortega de Pombal. O presidente da Nicarágua continua a guerra contra a Igreja e dissolve a Companhia de Jesus - vídeo com a entrevista do presidente da AUSJAL
- Nicarágua. Revogado o estatuto jurídico dos Jesuítas: terror e repressão no país
- “Na Nicarágua, um regime de terror, prisão e ameaças foi estabelecido, muito mais severo do que o que existiu em El Salvador”. Entrevista com José María Tojeira, SJ
- O regime de Daniel Ortega dissolve a ordem jesuíta na Nicarágua e confisca todos os seus bens
- Os Jesuítas reagem à sua dissolução na Nicarágua e acusam Ortega e Murillo de conduzirem o país a “um regime totalitário”
- 116 universidades católicas da América Latina pedem a Daniel Ortega que "cesse a agressão" contra a UCA e os jesuítas
- Despejo dos jesuítas da Nicarágua: “Vários policiais chegaram e expulsaram todos de casa"
- Nicarágua: quando o sonho vira pesadelo. Artigo de Danilo Di Matteo
- A deriva de Ortega contra a Companhia de Jesus continua: a Polícia da Nicarágua expulsa os jesuítas de sua residência
- Nicarágua. Ortega contra os jesuítas
- Nicarágua. “Sabemos que todas as acusações feitas à UCA são completamente falsas”, afirma Superior Geral dos jesuítas
- A ONU defende a liberdade acadêmica na Nicarágua
- A Universidade Centro-Americana da Nicarágua foi confiscada
- Nicarágua. A UCA suspende suas atividades depois que Daniel Ortega os acusou de “terrorismo”
- Nicarágua. Governo congela as contas de universidade jesuíta
- Nicarágua. O último golpe do sandinista Ortega contra o Papa é a expropriação proletária das pensões dos padres
- Nicarágua. A curiosa conduta do cardeal Leopoldo Brenes. Qual é o seu jogo diante da ditadura?
- A maldade odiosa de Ortega para com D. Rolando Álvarez que quer ser "um homem livre na Nicarágua". Uma armadilha para Francisco?
- Nicarágua. O regime de Ortega devolve à prisão D. Rolando Álvarez por sua recusa em aceitar o exílio
- Nicarágua. Advogada denuncia que policiais de Ortega “levaram para destino desconhecido” freiras da Fraternidade Pobres de Jesus Cristo
- Nicarágua. Ameríndia condena a deriva repressiva de Ortega
- Nicarágua. Lula anuncia que vai interceder junto a Ortega para libertar da prisão D. Rolando Álvarez
- Nicarágua: eliminar a Igreja Católica
- Nicarágua. A ditadura de Ortega congela as contas correntes das dioceses católicas
- Nicarágua. Ortega fecha uma das maiores associações evangélicas
- Nicarágua. Fechada a Universidade Católica Imaculada Conceição
- O governo da Nicarágua retira o título profissional da advogada de dom Rolando Álvarez
- Nicarágua. Onde está D. Alvarez, bispo de Matagalpa? “Ele está em uma cela escura e faz suas necessidades em um buraco”
- “A Nicarágua é uma imensa prisão. Não há direito a nada. A população vive sob o terror”. Entrevista especial com Mónica Baltodano
- Nicarágua. Da revolução sandinista ao giro autoritário de Daniel Ortega
- Nicarágua. “Existem seminaristas simpatizantes da Frente Sandinista que denunciam nossas atividades aos Secretários Políticos”
- Nicarágua: nunciatura fechada
- “O discurso anti-imperialista acoberta a pilhagem na Nicarágua”. Entrevista com Silvia Adoue
- Nicarágua. O Bispo Prisioneiro. Artigo de Sergio Ramírez
- O ditador da Nicarágua cortou relações com a Santa Sé
- Nicarágua: tentativas de silenciar a Igreja
- Ditaduras grosseiras. Francisco compara o governo da Nicarágua com as ditaduras comunista e hitlerista
- Nicarágua. Caritas, braço social da Conferência Episcopal, é fechada
- Nicarágua fecha duas universidades da Igreja Católica
- ONU condena Nicarágua: “Ortega atropela direitos humanos”
- A Nicarágua quer apagar sua própria história. Entrevista com Dora María Téllez
- As pressões do regime forçam as religiosas trapistas a deixar a Nicarágua
- Quaresma. O regime de Daniel Ortega proibiu a Igreja Católica de fazer a Via Sacra nas ruas da Nicarágua
- Nicarágua. A expulsão das Missionárias da Caridade: “Tivemos que entregar as meninas abusadas às suas famílias”
- Nicarágua. As Irmãs de Madre Teresa de Calcutá acusadas pelo governo Ortega de “não respeitar as leis contra o terrorismo e a proliferação de armas de destruição em massa” (sic)
- Nicarágua. Missionárias da Caridade são expulsas pelo regime de Ortega
- Nicarágua. D. Rolando Álvarez, em condições desumanas segundo fontes anônimas
- Nicarágua. Da prisão da ditadura ao exílio, e mais nicaraguenses do que nunca. Artigo de Sergio Ramírez
- Os Estados Unidos exigem da Nicarágua a "libertação imediata" do bispo Rolando Álvarez
- O Papa reza por Dom Rolando Álvarez, condenado na Nicarágua
- Nicarágua. Daniel Ortega volta a atacar a Igreja: "Nunca tive respeito pelos bispos"
- Nicarágua. Ortega ordena um processo contra Mons. Rolando Álvarez por “conspiração e divulgação de notícias falsas contra a segurança do Estado”
- Nicarágua. Cardeal Brenes pede uma “mudança de direção” na política e na vida do país
- Nicarágua. Medo toma conta da Igreja Católica devido à crescente repressão do regime de Ortega
Comunicar erro.
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Nicarágua. Jornalistas e padres, perseguidos e criminalizados por Ortega-Murillo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU