O Ministério do Interior cancela o estatuto jurídico da Companhia de Jesus da Nicarágua após confiscar a Universidade Centro-Americana (UCA).
A reportagem é de Wilfredo Miranda, publicada por El País, 23-08-2023.
O Ministério do Interior de Daniel Ortega e Rosario Murillo decapitou nesta quarta-feira, 23 de agosto, o estatuto jurídico da Associação da Companhia de Jesus da Nicarágua. O regime alega que os jesuítas “não reportaram as suas demonstrações financeiras relativas aos anos de 2020, 2021 e 2022”, no que é um golpe final apenas uma semana após o confisco de fato da Universidade Centro-Americana (UCA), administrada pela ordem religiosa há mais de 60 anos na Nicarágua. “Eles estavam com o conselho de administração expirado desde 27 de março de 2020”, diz o decreto publicado no jornal oficial La Gaceta. Os argumentos são idênticos aos utilizados pelo regime contra as mais de 3.000 associações desde 2018.
Os bens da Companhia de Jesus na Nicarágua também foram confiscados. “No que diz respeito à destinação de bens móveis e imóveis de acordo com o disposto no artigo 47, parágrafo 2º do Regulamento da Lei 1.115, caberá à Procuradoria-Geral da República efetuar a transferência destes para o nome de o Estado da Nicarágua", mandato do Governatorato. Esta disposição implica o confisco dos colégios Loyola e Centroamérica, que estão sob a administração dos jesuítas da Companhia de Jesus e também dos colégios Fé e Alegria. Fontes próximas do Governo garantiram ao EL PAÍS que a tomada das escolas é iminente, uma vez que estes centros também já estavam a ser assediados administrativamente pelo regime.
“As ditaduras odeiam sempre que a inteligência crítica, racional e humanista é realizada a partir do pensamento cristão ou do pensamento secular. O impacto é sem dúvida uma forte deterioração e empobrecimento cultural”, afirmou o padre jesuíta José María Tojeira ao tomar conhecimento do confisco da universidade privada. “O melhor arquivo histórico da Nicarágua está na UCA. Se o roubo das propriedades da UCA fosse consumado, esses ignorantes do governo entrariam no processo como tacuazín (gambá) em um galinheiro.”
Eles tomam conta da casa dos jesuítas
No dia 19 de agosto, a polícia apreendeu a residência dos jesuítas em Manágua. Ali viviam três sacerdotes e outros três religiosos em formação, incluindo o reitor da universidade confiscada, padre Rolando Alvarado. A desapropriação do imóvel ocorreu quando eles voltavam do almoço.
“Cinco jesuítas chegaram à residência de Villa El Carmen, tentaram entrar por um acesso de uma das ruas do Reparto San Juan quando viram que havia mais de 20 policiais do regime nos portões”, disse uma fonte ligada à polícia. disse ao EL PAÍS a empresa Jesus. Quando os padres entraram na residência, mais de 20 policiais bem armados entraram na propriedade. Sem agredi-los, um comissário disse-lhes para irem para os seus quartos para que pudessem retirar apenas os seus pertences pessoais, pois não podiam permanecer na casa da UCA. “A casa é propriedade do Estado da Nicarágua”, disse a polícia. Cada padre foi com dois oficiais para seus quartos, pegou o que pôde e saiu da residência. Infelizmente, eles estavam em um veículo pequeno, o único que puderam levar.” Tudo o que havia na residência, inclusive outros veículos, foi confiscado pela polícia do regime de Ortega-Murillo.
Inauguração de uma universidade estadual
O Conselho Nacional de Universidades (CNU), entidade totalmente subordinada aos Ortega-Murillos, criou na quinta-feira, 17 de agosto, um novo centro de ensino superior na Nicarágua: a Universidade Nacional Casimiro Sotelo Montenegro nas instalações da UCA.
O argumento do regime para assumir o controle da UCA é que "foram cometidas actividades criminosas [a partir de 2018] com armas de fogo, munições letais, morteiros, cocktails molotov e objectos contundentes, causando perdas económicas substanciais ao país e traindo a confiança do povo nicaraguense que acolheu-os no nosso país para que pudessem funcionar como instituição de ensino superior”, indica o documento legal cujas declarações a UCA, bem como a Província Centro-Americana da Companhia de Jesus, rejeitaram de imediato.
O confisco da UCA causou uma debandada de estudantes. Centenas optaram por se matricular na La Universidad Americana (UAM), de propriedade do Exército da Nicarágua. No entanto, a UAM suspendeu a matrícula de centenas de estudantes do centro confiscado, argumentando que os universitários se matricularam sem apresentar o histórico escolar oficial. Alguns estudantes consultados explicaram, em vez disso, que a instituição de ensino aceitou a sua admissão com a condição de assinarem uma carta de compromisso na qual concordavam em entregar as suas notas oficiais em seis meses.
Há cinco dias, trabalhadores da extinta UCA denunciaram também que membros de sindicatos sandinistas lhes informaram que só terão 100 colaboradores para trabalhar na Universidade Casimiro Sotelo. A comunidade educativa da UCA contava com mais de 5.000 alunos e 500 professores, sem incluir o pessoal administrativo e de serviço.
“A Província Centro-Americana da Companhia de Jesus sustenta que o confisco de facto dos bens da UCA é uma represália pelo trabalho que esta instituição tem realizado na busca de uma sociedade mais justa, bem como pelo seu compromisso de proteger vida., a verdade e a liberdade do povo nicaraguense, em linha com o seu lema: 'A verdade vos libertará' (João 8, 32)”, afirma um comunicado emitido pela Associação de Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina.
Leia mais
- Os Jesuítas reagem à sua dissolução na Nicarágua e acusam Ortega e Murillo de conduzirem o país a “um regime totalitário”
- 116 universidades católicas da América Latina pedem a Daniel Ortega que "cesse a agressão" contra a UCA e os jesuítas
- Despejo dos jesuítas da Nicarágua: “Vários policiais chegaram e expulsaram todos de casa"
- Nicarágua: quando o sonho vira pesadelo. Artigo de Danilo Di Matteo
- A deriva de Ortega contra a Companhia de Jesus continua: a Polícia da Nicarágua expulsa os jesuítas de sua residência
- Nicarágua. Ortega contra os jesuítas
- Nicarágua. “Sabemos que todas as acusações feitas à UCA são completamente falsas”, afirma Superior Geral dos jesuítas
- A ONU defende a liberdade acadêmica na Nicarágua
- A Universidade Centro-Americana da Nicarágua foi confiscada
- Nicarágua. A UCA suspende suas atividades depois que Daniel Ortega os acusou de “terrorismo”
- Nicarágua. Governo congela as contas de universidade jesuíta
- Nicarágua. O último golpe do sandinista Ortega contra o Papa é a expropriação proletária das pensões dos padres
- Nicarágua. A curiosa conduta do cardeal Leopoldo Brenes. Qual é o seu jogo diante da ditadura?
- A maldade odiosa de Ortega para com D. Rolando Álvarez que quer ser "um homem livre na Nicarágua". Uma armadilha para Francisco?
- Nicarágua. O regime de Ortega devolve à prisão D. Rolando Álvarez por sua recusa em aceitar o exílio
- Nicarágua. Advogada denuncia que policiais de Ortega “levaram para destino desconhecido” freiras da Fraternidade Pobres de Jesus Cristo
- Nicarágua. Ameríndia condena a deriva repressiva de Ortega
- Nicarágua. Lula anuncia que vai interceder junto a Ortega para libertar da prisão D. Rolando Álvarez
- Nicarágua: eliminar a Igreja Católica
- Nicarágua. A ditadura de Ortega congela as contas correntes das dioceses católicas
- Nicarágua. Ortega fecha uma das maiores associações evangélicas
- Nicarágua. Fechada a Universidade Católica Imaculada Conceição
- O governo da Nicarágua retira o título profissional da advogada de dom Rolando Álvarez
- Nicarágua. Onde está D. Alvarez, bispo de Matagalpa? “Ele está em uma cela escura e faz suas necessidades em um buraco”
- “A Nicarágua é uma imensa prisão. Não há direito a nada. A população vive sob o terror”. Entrevista especial com Mónica Baltodano
- Nicarágua. Da revolução sandinista ao giro autoritário de Daniel Ortega
- Nicarágua. “Existem seminaristas simpatizantes da Frente Sandinista que denunciam nossas atividades aos Secretários Políticos”
- Nicarágua: nunciatura fechada
- “O discurso anti-imperialista acoberta a pilhagem na Nicarágua”. Entrevista com Silvia Adoue
- Nicarágua. O Bispo Prisioneiro. Artigo de Sergio Ramírez
- O ditador da Nicarágua cortou relações com a Santa Sé
- Nicarágua: tentativas de silenciar a Igreja
- Ditaduras grosseiras. Francisco compara o governo da Nicarágua com as ditaduras comunista e hitlerista
- Nicarágua. Caritas, braço social da Conferência Episcopal, é fechada
- Nicarágua fecha duas universidades da Igreja Católica
- ONU condena Nicarágua: “Ortega atropela direitos humanos”
- A Nicarágua quer apagar sua própria história. Entrevista com Dora María Téllez
- As pressões do regime forçam as religiosas trapistas a deixar a Nicarágua
- Quaresma. O regime de Daniel Ortega proibiu a Igreja Católica de fazer a Via Sacra nas ruas da Nicarágua
- Nicarágua. A expulsão das Missionárias da Caridade: “Tivemos que entregar as meninas abusadas às suas famílias”
- Nicarágua. As Irmãs de Madre Teresa de Calcutá acusadas pelo governo Ortega de “não respeitar as leis contra o terrorismo e a proliferação de armas de destruição em massa” (sic)
- Nicarágua. Missionárias da Caridade são expulsas pelo regime de Ortega
- Nicarágua. D. Rolando Álvarez, em condições desumanas segundo fontes anônimas
- Nicarágua. Da prisão da ditadura ao exílio, e mais nicaraguenses do que nunca. Artigo de Sergio Ramírez
- Os Estados Unidos exigem da Nicarágua a "libertação imediata" do bispo Rolando Álvarez
- O Papa reza por Dom Rolando Álvarez, condenado na Nicarágua
- Nicarágua. Daniel Ortega volta a atacar a Igreja: "Nunca tive respeito pelos bispos"
- Nicarágua. Ortega ordena um processo contra Mons. Rolando Álvarez por “conspiração e divulgação de notícias falsas contra a segurança do Estado”
- Nicarágua. Cardeal Brenes pede uma “mudança de direção” na política e na vida do país
- Nicarágua. Medo toma conta da Igreja Católica devido à crescente repressão do regime de Ortega
- Nicarágua. As Irmãs de Madre Teresa de Calcutá acusadas pelo governo Ortega de “não respeitar as leis contra o terrorismo e a proliferação de armas de destruição em massa” (sic)
- Nicarágua. Núncio deixa o país sem sequer se despedir
- A repressão de Ortega contra os católicos em particular, com a Nicarágua reduzida a um quartel de famintos, não para. Agora o governante fecha um segundo canal de TV da igreja local
- É demasiado longo e doloroso o silêncio do Vaticano, do Papa Francisco, diante dos crimes de Daniel Ortega
- Ditadura da Nicarágua. Ortega fecha o canal de TV da Conferência Episcopal e continua a perseguir o clero
- Nicarágua. Rolando Álvarez, em jejum indefinido denuncia "a perseguição" do regime
- Nicarágua. Bispo sofre atentado após presidir uma missa
- Nicarágua. Bispo em greve de fome ‘não está sozinho’, afirma nota dos bispos do país
- Igreja da Nicarágua promete combater 'estruturas sociais do pecado' à medida que a repressão do governo cresce
- Nicarágua. Comunicado da Província Centro-Americana da Companhia de Jesus
- Nicarágua. O regime de Daniel Ortega baniu outras 50 organizações não governamentais
- Nicarágua. O regime de Daniel Ortega busca evitar que os abusos no país sejam documentados
- Nicarágua. Cardeal Leopoldo Brenes adverte governo de que “os reinos deste mundo são frágeis”
Comunicar erro.
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
O regime de Daniel Ortega dissolve a ordem jesuíta na Nicarágua e confisca todos os seus bens - Instituto Humanitas Unisinos - IHU