O que é mais assustador do que a Covid-19? As conspirações de direita em torno da Covid-19. Momentos como este levam as pessoas a mostrarem o seu “eu” mais verdadeiro, se não até o seu melhor “eu”. Como Simeão disse a Maria: “Quanto a você, uma espada há de atravessar-lhe a alma. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações” (Lucas 2,35).
A reportagem é de Michael Sean Winters, publicada por National Catholic Reporter, 18-03-2020. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
O presidente dos Estados Unidos tem sido tolo, e, por estar em uma posição de responsabilidade, sua tolice tem custado caro. No New York Times, David Leonhardt nos fez o favor de coletar alguns dos comentários irresponsáveis do presidente. O meu favorito? No dia 19 de fevereiro, o presidente disse a uma emissora de televisão de Phoenix, Arizona: “Eu acho que os números vão melhorar progressivamente à medida que avançamos”. Isso seria verdade se ele estivesse falando dos números do ex-vice-presidente Joe Biden, e não do coronavírus.
O fio condutor mais comum entre as muitas idiotices do presidente Donald Trump tem sido: “Nós temos o vírus totalmente sob controle”, que o presidente disse no dia 22 de janeiro e em várias ocasiões desde então, e que ele repetiu novamente na segunda-feira.
O fato é que o vírus está longe de estar sob controle. As mentiras do presidente levaram a uma das mudanças mais notáveis da opinião pública na minha vida: em fevereiro, 72% dos republicanos disseram que pensavam que a ameaça representada pelo coronavírus era real, mas agora apenas 40% dos republicanos consideram a ameaça real, de acordo com uma pesquisa de NPR/PBS NewsHour/Marist, uma mudança muito além da margem de erro de 4,8% da pesquisa. [...]
O governador de Oklahoma, Kevin Stitt, enviou um tuíte incentivando as pessoas a irem aos restaurantes, acompanhadas de uma foto sua com seus filhos em um restaurante “lotado”. O deputado republicano da Califórnia Devin Nunes proclamou que “é um ótimo momento para ir a um restaurante local”, exceto que realmente não era. O Mises Institute, um dos guardiões da chama libertária, elogiou a resposta na Coreia do Sul, em oposição à da Itália, atribuindo-a ao fato de que a maioria dos hospitais na Coreia do Sul é de propriedade privada, passando por cima do fato de que a Coreia do Sul tem um sistema público de saúde semelhante ao Medicare for All.
O megafone oficial do presidente, a Fox News, passou a maior parte dos últimos dois meses cantando variações da velha música de Bobby McFerrin, “Don't Worry, Be Happy” [Não se preocupe, seja feliz]. (os personagens do videoclipe, na realidade, podem representar a multidão de membros do atordoado governo que ficam atrás do púlpito do presidente!) Agora, eles estão elogiando a liderança “ousada” do presidente. Mas o dano foi causado, e pessoas inocentes se expuseram desnecessariamente ao vírus letal.
Manter falsas esperanças é perigoso. Incentiva as pessoas a não levarem a ameaça a sério. E o “Mundo Trump” nunca fica sem pessoas dispostas a transitar na loucura. David Clarke, ex-xerife do Condado de Milwaukee, que foi um proeminente suplente de Trump em 2016, divulgou algumas das teorias mais loucas e absurdas. “NENHUMA mídia perguntou sobre o envolvimento de George Soros nesse pânico de GRIPE”, tuitou Clarke. “Ele está envolvido nisso DE ALGUM MODO.” Nada como um pouco de antissemitismo para apimentar as coisas. Clarke, assim como Nunes, também incentivou as pessoas (ele tem 917.000 seguidores no Twitter) a irem a bares e restaurantes, ignorando o alerta dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. O Twitter derrubou seus perigosos tuítes.
Os conservadores religiosos não ficaram muito atrás de seus colegas seculares ao expor sua insanidade ideológica. A Latin Mass Society [Sociedade da Missa em Latim] afirmou que a Comunhão não pode ser recebida na mão, apesar dos perigos quase óbvios de o padre encostar seus dedos na boca das pessoas.
O arcebispo Alexander Sample, de Portland, Oregon, chegou até a emitir um decreto proibindo seus padres de insistirem em dar a comunhão na mão. Temos que definir as nossas prioridades.
O arcebispo Carlo Maria Viganò, sempre rápido em criticar, opôs-se às decisões tomadas na Itália para suspender as missas públicas. Eu não tinha nem ideia de que o arcebispo havia se formado em saúde pública.
Meu favorito na opinião católica conservadora sobre o vírus foi Taylor Marshall, que invocou as Escrituras hebraicas como um precedente para jogar a culpa pela Covid-19 sobre a introdução da idolatria por parte do Papa Francisco sob a forma da Pachamama durante o Sínodo Amazônico no ano passado. É impressionante ver pessoas que afirmam ser religiosas serem tão rápidas em usurpar a soberania de Deus ao afirmarem por que certas coisas acontecem.
Porém, Marshall teve que abandonar sua teoria da vingança divina, quando soube que Alexander Tschugguel, o homem que jogou a estátua da Pachamama no Rio Tibre e filmou seu vandalismo, contraiu o coronavírus.
Deixemos que o bispo Joseph Strickland, de Tyler, Texas, una as pontas entre os políticos libertários e a direita católica. Em um tuíte no fim de semana passado, ele escreveu: “Enquanto todos navegamos nesta pandemia, eu espero que possamos considerar com calma a escolha mais prudente para nós mesmos e para o bem dos outros. Será que vou à Igreja, a outro encontro, participo de uma reunião? Por favor, não faça simplesmente o que lhe disserem. Todos nós precisamos tomar decisões importantes”.
Na verdade, não. As pessoas estão bem aconselhadas a fazer o que as autoridades de saúde pública lhes disserem para fazer. Você até espera que o bispo acompanhe as procissões eucarísticas que ele mesmo convocou. No evento, sua triste e pequena procissão teve tão pouca participação que provavelmente não causou perigo à saúde, pois eu contei apenas oito pessoas presentes, ou nove, se você incluir o Senhor Jesus. Sério, o bispo é uma ameaça à saúde pública. Isso não é suficiente para exigir a sua renúncia?
Strickland não estava sozinho. Um pastor protestante da Flórida defendeu a sua decisão de não apenas manter os cultos, mas também de acolher os participantes com apertos de mão. “Esta Escola Bíblica está aberta porque estamos formando revivalistas, e não maricas”, disse ele. Isso desencadeou o melhor tuíte de toda esta crise até agora, de autoria de Don Clemmer, um freelancer frequente aqui no NCR: “Entrando no jogo de Darwin...”.
Em que mundo vivemos... Eu espero que todos fiquem sãos e salvos. Morando aqui no fim do mundo, em uma cidade de 1.700 almas, a 15 minutos de carro do supermercado mais próximo, estou bastante acostumado a um pouco de isolamento social. Até agora, o principal benefício foi o de ter mais tempo para ler mais livros, mas agora tenho a alegria adicional de saber como Karl Marx estava errado quando escreveu no “Manifesto Comunista” sobre “a idiotice da vida rural”. A idiotice dos ideologicamente bitolados é mais preocupante.
Leia mais
- Teerã pede ajuda ao papa Francisco para pôr fim ao embargo dos EUA ao Irã, especialmente em um momento de pandemia
- Coronavírus, o estudo chocante que fez Grã-Bretanha, Estados Unidos e França mudarem de ideia
- Coronavírus, os EUA procuram voluntários para testar a possível vacina: “1100 dólares para entrar na história”
- Quanto realmente custa nos EUA um teste para o coronavírus?
- EUA. É preciso escolher: Medicare para Todos ou coronavírus para todos?
- “Não desperdicem esses dias difíceis”. Entrevista com o Papa Francisco
- Coronavírus, vida e fé no ambiente digital. Um vade-mécum
- Coronavírus, envelhecimento rápido, fertilidade em queda e Humanae vitae
- 'Vai se isolar': diaristas são dispensadas sem pagamento em meio à crise do coronavírus
- STF recomenda soltar presos idosos, grávidas e doentes por conta do coronavírus
- A pandemia do novo coronavírus e as relações de trabalho
- Para entender em profundidade a Covid-19
- “A pandemia fortalece, sobretudo, as corporações tecnológicas e a economia de plataformas”. Entrevista com José María Lassalle
- Rio Grande do Sul poderá ter 3,5 mil casos de coronavírus
- Europa. O Estado adota a linguagem bélica na batalha contra o coronavírus
- Um cientista previu, anos atrás, que a instabilidade global chegaria em 2020
- Epidemia de coronavírus expõe vulnerabilidades da "uberização"
- Panorama da expansão do coronavírus na América do Sul
- A pandemia e o fim do neoliberalismo pós-moderno
- Espanha. “80% dos pacientes que vemos todos os dias na emergência são pela COVID-19”. Entrevista com o médico Juan Manuel Parra
- Naomi Klein, capitalismo e coronavírus: “O choque é o próprio vírus”
- Lavar as mãos com sabão não está entre as possibilidades de bilhões de pessoas no mundo
- Os custos sociais de uma pandemia, que atinge grupos distintos de maneiras diferentes
- O novo coronavírus e as ecologias de plantation. Artigo de Daniel Bustamente Teixeira
- Positivo um bispo francês: havia sido recebido pelo papa
- Itália. Coronavírus, pico de contágio na Campânia após um retiro religioso. O bispo: “Nenhum rito místico, ninguém bebeu no mesmo cálice”
- Pós-coronavírus. Um ‘Plano Marshall’ com cara chinesa? Não é impossível. Entrevista com Massimo Cacciari
- O coronavírus e a miopia (religiosa) em massa. Artigo de Massimo Faggioli
- Sem escolha, trabalhadores mantêm rotina na epidemia de coronavírus
- Trump teria tentado recrutar cientistas da Alemanha para ter uma vacina exclusiva
- O vírus põe a globalização de joelhos. Artigo de Luigi Ferrajoli
- O “jejum eucarístico” das comunidades cristãs
- A Eucaristia para além do hábito. Artigo de Ghislain Lafont
- Economistas avaliam como ‘desconectadas da realidade’ medidas de Guedes para crise do coronavírus
- “O egoísmo, o vírus social que alimenta a epidemia”
- Coronavírus, o gesto de Francisco marca sua distância sideral do irresponsável Trump
- Coronavírus: “O perigo real é a incapacidade de priorizar os desastres”
- SUS: elemento central para enfrentar a pandemia de coronavírus. Entrevista especial com Reinaldo Guimarães
- “Não há precedentes para a crise econômica causada pelo coronavírus na história recente”, diz economista Monica de Bolle
- Declaração da Redbioética – UNESCO sobre a pandemia do coronavírus
- Arquidiocese de Porto Alegre determina suspensão das missas e catequeses
- Os custos sociais de uma pandemia
- “Suportando o peso da Covid-19: Idosos em países de baixa e média renda"
- Na cidade natal de São João XXIII, seis padres já morreram devido ao coronavírus
- Poderia existir um ‘cinturão de coronavírus’: uma faixa climática em que se desenvolve mais
- #euficoemcasa. ‘Transformar o medo do coronavírus em um recurso é possível’: os conselhos do neurologista Sorrentino
- Camus e o coronavírus
- O vírus também divide as igrejas
- Covid-19: Papa reza pelas famílias que vivem momentos de quarentena
- O que o coronavírus tem a ver com as mudanças climáticas?
- Um vírus inteligente, mas agora é preciso descobrir todos os seus pontos fracos
- “Como cientista, eu peço: cancelem todas as missas”
- Clausura sanitária e abertura simbólica. Uma igreja aberta na cidade fechada?
- Nenhuma pandemia cancela as desigualdades de riqueza
- Coronavírus falirá mais pessoas do que as matará: e essa é a verdadeira emergência global
- Coronavírus, o WWF: a destruição de ecossistemas é uma ameaça à nossa saúde
- Roma vazia. A dramática visita do Papa Francisco para rezar pelo fim do vírus
- Deus ainda está presente na Itália, mais esperado do que acreditado
- Em meio à pandemia de coronavírus, Brasil enfrenta “desertos” de UTIs
- Diante do Covid-19, como ficam os trabalhadores informais?
- Coronavírus: Médicos podem ter de fazer 'escolha de Sofia' por quem vai viver na Itália
- A classe operária em tempos de coronavírus. Artigo de Moni Ovadia
- Coronavírus, distanciamento social e a companhia da fé. Artigo de Massimo Faggioli
- Mundo em suspenso: o coronavírus, a incerteza e o invisível
- Campos de refugiados estão preparados para o coronavírus?
- “Enfrentar o coronavírus significa fortalecer o SUS e o trabalho dos profissionais de saúde”. Entrevista com Victor Grabois
- Mudar a política econômica e fortalecer o SUS são medidas corretas para combater coronavírus
- Pandemia em tempos de Antropoceno. Coronavírus pode nos ensinar a enfrentar a verdadeira emergência: o clima
- Coronavírus contrata o desemprego: é urgente agir!
- Estudo australiano afirma que, no melhor dos casos, coronavírus causaria 15 milhões de mortes
- “Ainda bem que temos o Sistema Único de Saúde”
- Brasil perdeu 'tempo precioso' e precisa 'agir rápido' na guerra contra coronavírus, diz especialista
- Indígenas adiam maior encontro brasileiro por causa do novo coronavírus
- Coronavírus: a hora de debater o Teto dos Gastos
- O coronavírus não é uma nova crise do subprime
- COVID-19, desmundialização e rivalidade estratégica. Artigo de Xulio Ríos
- Coronavírus: uma represália de Gaia, da Mãe Terra?
- Do coronavírus ao climatovírus, ou como manter (um pouco) o espírito crítico sem ser um péssimo cidadão
- É impensável que uma vacina contra o coronavírus esteja pronta em menos de 1-3 anos
- Qual é a real periculosidade do coronavírus? Artigo de Michael Agliardo, jesuíta e sociólogo
- Objetivo, agora, deve ser frear velocidade de contágio do coronavírus
- A ética em tempos de Coronavírus
- “O coronavírus é um sintoma da hipermodernidade”. Entrevista com Gilles Lipovetsky
- Coronavírus, a oração leiga do trabalhador: “Na fábrica me sinto em uma armadilha”
- Coronavírus, o Papa não esquece “seus” pobres. Krajewski: “Nós os ajudamos com inteligência evangélica, de acordo com as normas”
- Igrejas estrangeiras e coronavírus, entre boas práticas e atitudes inconsistentes
- O vírus do autoritarismo e da desigualdade
- China. Uma epidemia de desconfiança
- Covid-19. A fotografia da enfermeira italiana que adormeceu exausta a uma hora do final do turno
- Da “Peste” de Camus ao coronavírus, aqui estão as metáforas de nossa precariedade
- O coronavírus e o “jejum de missa” na Quaresma
- Epidemia global de coronavírus: não é o momento para jogos políticos mesquinhos
- O relato oficial do coronavírus oculta uma crise sistêmica. Artigo de Joan Benach
- O coronavírus e os filósofos
- “Ciência não se faz sem recursos”, diz cientista que mapeou o coronavírus
- Surto de coronavírus é reflexo da degradação ambiental, afirma PNUMA
- A pandemia de Coronavírus (Covid-19) e o pandemônio na economia internacional
- O rei está nu. Assim, um vírus colocou em crise o modelo de negócios global. Por onde recomeçar?
- Economia global em quarentena
- A crise mostra a fragilidade do liberalismo. É hora de recomeçar pela solidariedade
- O coronavírus na economia brasileira e o fim do voo de galinha
- O vírus do medo
- Quando Milão se torna o laboratório da nova solidão
- A quarentena total da Itália
- Surto de coronavírus é reflexo da degradação ambiental, afirma PNUMA
- Preservação ambiental é a chave para a contenção de doenças
- Coronavírus: a anestesiologista que diagnosticou o paciente número 1 na Itália
- Lições virais da China. Artigo de Yann Moulier Boutang e Monique Selim
- O coronavírus e a questão ambiental
- Disseminação de informações falsas (fake news) sobre coronavírus preocupa especialistas
- O inimigo invisível
- O aval da ciência
- A cientista e o coronavírus: “Desta vez todos estamos nos movendo em um território desconhecido”
- “Antigamente contra epidemias se rezava, hoje se fecham as igrejas”. Entrevista com Franco Cardini, historiador
- Coronavírus über alles
- Zizek vê o poder subversivo do Coronavírus
- Coronavírus, agronegócio e estado de exceção
- África, o continente que não chora. “Bem-aventurados vocês que só têm o coronavírus”
- A política do coronavírus: ativar os anticorpos do catolicismo. Artigo de Antonio Spadaro
- Os partidos e o vírus: a biopolítica no poder
- Coronavírus: a militarização das crises. Artigo de Raúl Zibechi
- “Em epidemias como o coronavírus, repete-se um padrão de discurso tóxico e depreciativo”. Entrevista com Adia Benton
- Veja as dicas da OMS para evitar o contágio e a disseminação do novo coronavírus
- O estado de exceção provocado por uma emergência imotivada. Artigo de Giorgio Agamben
- Resistir ao pânico
- O coronavírus mudará a China?
- O vírus, o imperador e o médico chinês
- A economia chinesa e mundial frente ao coronavírus
- Novo coronavírus. Todas as atenções se voltam para a China
- Após o surto do coronavírus. Alguns depoimentos
- Racismo psicológico: quando a mente se fecha devido a um vírus. Artigo de Massimo Recalcati
- Vírus novo, medos antigos
- O primeiro surto
- Coronavírus e o retrato de um ecossistema de desinformação
Comunicar erro.
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Conspirações de direita em torno do coronavírus custam vidas - Instituto Humanitas Unisinos - IHU