Cardeal Fernández: Papa mantém portas abertas para o diaconato feminino

Foto: Anyka | Canva Pro

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

26 Outubro 2024

O Cardeal da Cúria, Victor Fernandez, negou relatos da mídia de que o Papa Francisco decidiu que as mulheres na Igreja Católica definitivamente não podem ser admitidas ao diaconato. O Papa não fechou a porta ao diaconato feminino, segundo o prefeito do Dicastério para a Fé, segundo os participantes de um encontro entre Fernández e cerca de 80 participantes do Sínodo Mundial atualmente reunidos no Vaticano.

A informação é publicada por Katholisch, 25-10-2024.

A reunião ocorreu a portas fechadas perto do Vaticano na tarde de quinta-feira. Fernández agendou isso depois de ter sido inicialmente acusado de recusar o diálogo pelos participantes do Sínodo.

Comunicação pouco clara no Sínodo

Na segunda-feira, Fernandez leu uma declaração no Sínodo Mundial. Dizia que a posição do Papa sobre o diaconato feminino era conhecida. Francisco considera a questão “ainda não madura” neste momento. Estas palavras foram inicialmente interpretadas em vários relatos da mídia como uma clara rejeição ao diaconato feminino.

No Sínodo Mundial, vários participantes, incluindo bispos, manifestaram-se enfaticamente a favor da abertura do ofício do diaconato às mulheres. Em conferências de imprensa à margem do Sínodo, dois arcebispos africanos que são considerados críticos de propostas de reforma de grande alcance também disseram que apoiariam a admissão de mulheres ao diaconato se este fosse aprovado pelo Papa.

Leia mais