Uma dádiva de si, que abre caminhos para o diálogo com o Outro, aquele desconhecido que bate à nossa porta em busca de acolhida. Embora magnífico, o gesto de acolhimento não resguarda em si apenas a maravilha do encontro, mas também tensões que surgem no limiar desses dois mundos que se encontram e até mesmo se chocam. Para debater o paradoxo e os desafios da hospitalidade, num tempo caracterizado pela globalização da indiferença, segundo, inclusive, a descrição do Papa Francisco, testemunhamos milhares de refugiados e migrantes que enfrentam mares, desertos e muros, na busca de um lar, e que são vistos não como ‘hospes’, mas como ‘hostis’. A revista IHU On-Line, no contexto das festas natalinas, em que os textos evangélicos relatam que “não havia lugar para eles” (Lucas, 2, 7), debate o tema com pesquisadores de várias áreas do conhecimento.
No momento em que as políticas públicas estão sob a mira da assim chamada ‘política de austeridade’, a revista IHU On-Line discute o tema. Contribuem para o debate o professor e economista da Unicamp Eduardo Fagnani, que entende que o ajuste fiscal sufoca o mais significativo avanço em termos de políticas públicas: a geração de emprego e renda. A professora do curso de Serviço Social da PUCRS Berenice Rojas Couto reflete sobre o campo de assistência social como agente mobilizador de políticas públicas e não apenas como um sistema gerencial, de gestão e normatização. Marilene Maia, professora do curso de Serviço Social da Unisinos, destaca que é a partir do aparato legal que se passa a ter dimensão do campo das políticas sociais. Mas reconhece que a mesma via que legitima o campo também o sufoca.
As mutações do mundo do trabalho no mundo contemporâneo são um tema que perpassa a trajetória da revista IHU On-Line. O material publicado constitui uma instigante fonte de pesquisa e contribui para todos/as aqueles/as que lutam pela emancipação dos/as trabalhadores/as.