15 Fevereiro 2026
"Jesus clama (e reclama) por ética (a "estética" de dentro) e coerência (viver de acordo com o que se professa)", escreve Chico Alencar, deputado federal - PSOL-RJ, ao comentar o evangelho do domingo, Mateus 5, 17-37.
"É fraternidade que chama! A solidariedade é o avesso da solidão - comenta Chico Alencar. Há mais de seis décadas, um jovenzinho de 20 anos compunha "Sonhos de um carnaval": "Era uma canção/ um só cordão, e uma vontade/de tomar a mão de cada irmão pela cidade", cantou Chico Buarque de Hollanda.
Eis o comentário.
E não é que esse domingo de carnaval no Brasil coincide com a leitura de um trecho do Evangelho (Mateus 5, 17-37) que tem a ver com o sentido mais profundo da nossa maior festa popular?
Jesus clama por amor, coerência, ética e autenticidade. "Se a justiça de vocês não superar a dos doutores da Lei"... (20).
Ao mencionar os mandamentos, pede para irmos além das formalidades e do fingimento dos fariseus: praticar o pregado, fazer o que se fala.
O mandamento maior é o do Amor. Isso nos leva a sermos espontâneos e francos. De bem com a vida, sabendo brincar com ela, apesar dos revezes.
Jesus clama (e reclama) por ética (a "estética" de dentro) e coerência (viver de acordo com o que se professa).
Não basta "não matar": é preciso não odiar, não alimentar a raiva, não viver na irritação e na impaciência - esses sentimentos tão em alta, ainda hoje. Não ofender, acostumando-se a chamar o outro de "imbecil" ou "idiota" (22).
O ponto central, para não sermos prisioneiros da hipocrisia, da falsidade, é a generosidade: "se você for levar alguma oferta ao altar, e lembrar que seu irmão tem alguma coisa contra você, deixe a oferta e vá primeiro fazer as pazes com ele" (23, 24).
É fraternidade que chama! A solidariedade é o avesso da solidão. Há mais de seis décadas, um jovenzinho de 20 anos compunha "Sonhos de um carnaval": "Era uma canção/ um só cordão, e uma vontade/de tomar a mão de cada irmão pela cidade", cantou Chico Buarque de Hollanda.
No recolhimento de retiros espirituais, no descanso dos feriados ou na gostosa folia, celebração da alegria, não deixe faltar essa vontade!