Mudança de época e o fazer teológico hoje. Do silêncio dos teólogos à vocação universal da Teologia

Instituto Humanitas Unisinos - IHU promove “Ciclo de Estudos Mudança de época e fazer teológico hoje. Desafios e perspectivas” neste semestre. Primeiro conferencista é o teólogo Severino Dianich, da Università di Pisa, na Itália

Foto: Instituto Humanitas Hunisinos | IHU

Por: Patricia Fachin | 24 Março 2025

A imputação de traição aos teólogos, atribuída pelo teólogo Severino Dianich, da Università di Pisa, na Itália, não justifica-se no fato de que o pensamento deles “se deixa envolver em paixões ideológicas, políticas ou em movimentos de interesse econômico, mas porque se cala”. 

Dianich refere-se ao silêncio de muitos colegas à “vocação universal” da Teologia, que consiste, também, em denunciar os “milhares de outros conflitos armados que sangram o mundo”. Segundo ele, “nunca antes as grandes tensões mundiais, os conflitos políticos e econômicos, os programas contraditórios para o futuro apresentados pelos líderes que importam, trouxeram à mesa questões que afetam profundamente a humanidade e, por isso, não podem deixar de envolver os pensadores empenhados na reflexão na experiência de fé no Deus que se fez homem”.

Severino Dianich (Foto: Reprodução PUCP)

Em outro artigo, publicado meses depois, o teólogo esclareceu o sentido da expressão “silêncio dos teólogos”. “Sobre o silêncio dos teólogos, eu havia falado em um sentido bastante circunscrito, referindo-me à ausência de uma reflexão ampla e profunda, que seria necessária, sobre a relevância para a fé e para a teologia de eventos como o ressurgimento dos nacionalismos, a virulência renovada do racismo e do antissemitismo, o uso de roupagens religiosas pelos conflitos e guerras”.

No atual contexto de terceira guerra mundial aos pedaços, adverte, “seria de esperar que os estudiosos da Bíblia e os liturgistas ajudassem os leitores da Bíblia e os participantes nas celebrações litúrgicas a reunir as notícias das notícias sobre as atrocidades que o governo de Netanyahu está cometendo em Gaza e na Cisjordânia e as narrativas bíblicas sobre a conquista da terra prometida, sem que estes possam de forma alguma legitimar os primeiros”.

Dianich questiona-se sobre “o que aconteceu ao esforço insone dos padres conciliares do Vaticano II para dar à Igreja do futuro, a nós, a constituição Gaudium et spes com a sua afirmação categórica: ‘Desde que em virtude da sua missão e da sua natureza, não estando ligada a nenhuma forma particular de cultura humana ou de sistema político, econômico ou social, a Igreja, pela sua universalidade, pode constituir um vínculo muito estreito entre diferentes comunidades humanas e nações’ (GS 42)”.

As observações do teólogo são oportunas num contexto em que o Papa Francisco convoca a Teologia a ser capaz de interpretar o Evangelho no mundo de hoje. Motivado também por este convite, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU promove, neste semestre, o Ciclo de Estudos Mudança de época e o fazer teológico hoje. Desafios e perspectivas. O objetivo do evento é “debater em perspectiva transdisciplinar desafios e perspectivas para o fazer teológico em meio às transformações socioculturais do mundo atual, às tensões mundiais, aos conflitos políticos e econômicos, à gravidade emergência climática”.

O primeiro conferencista do ciclo é o teólogo Severino Dianich. O tema da videoconferência é “A teologia em face aos grandes temas e problemas atuais”. A palestra será transmitida na próxima terça-feira, 01-04-2025, às 10h, na página eletrônica do IHU, no YouTube e nas redes sociais. 

Utilidade das ciências teológicas 

Em 2022, no discurso pelos 150 anos da revista La Scuola Cattolica, o Papa Francisco disse que “muitos pensam que a única utilidade das ciências teológicas diz respeito à formação de futuros sacerdotes, religiosos e religiosas e, no máximo, de agentes pastorais e professores de religião”. Mas, pontuou, é preciso recordar sempre da ação do Espírito Santo nesse processo. “Recordemos sempre que é o Espírito Santo que nos introduz no Mistério e impulsiona a missão da Igreja. Por isso o ‘hábito’ do teólogo é aquele do homem espiritual, humilde de coração, aberto às infinitas novidades do Espírito e próximo às feridas da humanidade pobre, abandonada e sofredora”. 

No ano seguinte, na Carta Apostólica sob forma de motu proprio "Ad theologiam promovendam, o pontífice ressaltou que a “necessária atenção ao status científico da teologia não deve obscurecer a sua dimensão sapiencial, como já foi claramente afirmado por São Tomás de Aquino (cf. Summa theologiae I, q. 1, a. 6)”. 

Próximas conferências 

No mês de abril, mais duas videoconferências estão confirmadas. O Prof. Dr. Giuseppe Lorizio, da Pontificia Università Lateranense, na Itália, refletirá sobre o “Fazer teologia em face aos fundamentalismos contemporâneos. Desafios, tarefas, perspectivas”. A palestra será transmitida dia 10-04-2025, às 10h. 

No dia 29-04-2025, o Prof. Dr. Geraldo De Mori, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), de Belo Horizonte, abordará o tema da transdisciplinaridade, na palestra “Fazer teologia hoje. Desafios e possibilidades da transdisciplinaridade”, às 10h. 

Programação confirmada 

Videoconferência: Fazer teologia hoje. A transição da sociedade da honra para a sociedade da dignidade

Palestrante: Prof. Dr. Andrea Grillo, do Pontificio Ateneo Sant'Anselmo, Itália

Quando: 13-05-2025, às 10h

Videoconferência: Desafios e perspectivas para uma teologia contextual

Palestrante: Prof. Dr. Francisco de Aquino Júnior, da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) 

Quando: 10-07-2025, às 10h

Videoconferência: Uma teologia fundamentalmente contextual: os contextos e as pessoas importam

Palestrante: Profa. Dra. Margit Eckholt, da Universität Osnabrück, Alemanha 

Quando: 15-07-2025, às 10h

Videoconferência: Reconsiderações do masculino e do feminino na teologia contemporânea. Tarefas e perspectivas

Palestrante: Profa. Dra. Kochurani Abraham, da Indian Theological Association (ITA), Índia

Quando: 22-07-2025, às 10h

As videoconferências serão transmitidas na página eletrônica do IHU, Canal do YouTube e redes sociais. A atividade é gratuita. Será fornecido certificado a quem se inscrever e, no dia do evento, assinar a presença por meio do formulário disponibilizado durante a transmissão. Os certificados estarão disponíveis em até 30 dias no portal Minha Unisinos.

A programação dos demais eventos promovidos pelo IHU neste semestre está disponível aqui.

Inscreva-se no ciclo de estudos aqui

Leia mais