Instituto Humanitas Unisinos - IHU promove “Ciclo de Estudos Mudança de época e fazer teológico hoje. Desafios e perspectivas” neste semestre. Primeiro conferencista é o teólogo Severino Dianich, da Università di Pisa, na Itália
A imputação de traição aos teólogos, atribuída pelo teólogo Severino Dianich, da Università di Pisa, na Itália, não justifica-se no fato de que o pensamento deles “se deixa envolver em paixões ideológicas, políticas ou em movimentos de interesse econômico, mas porque se cala”.
Dianich refere-se ao silêncio de muitos colegas à “vocação universal” da Teologia, que consiste, também, em denunciar os “milhares de outros conflitos armados que sangram o mundo”. Segundo ele, “nunca antes as grandes tensões mundiais, os conflitos políticos e econômicos, os programas contraditórios para o futuro apresentados pelos líderes que importam, trouxeram à mesa questões que afetam profundamente a humanidade e, por isso, não podem deixar de envolver os pensadores empenhados na reflexão na experiência de fé no Deus que se fez homem”.
Severino Dianich (Foto: Reprodução PUCP)
Em outro artigo, publicado meses depois, o teólogo esclareceu o sentido da expressão “silêncio dos teólogos”. “Sobre o silêncio dos teólogos, eu havia falado em um sentido bastante circunscrito, referindo-me à ausência de uma reflexão ampla e profunda, que seria necessária, sobre a relevância para a fé e para a teologia de eventos como o ressurgimento dos nacionalismos, a virulência renovada do racismo e do antissemitismo, o uso de roupagens religiosas pelos conflitos e guerras”.
No atual contexto de terceira guerra mundial aos pedaços, adverte, “seria de esperar que os estudiosos da Bíblia e os liturgistas ajudassem os leitores da Bíblia e os participantes nas celebrações litúrgicas a reunir as notícias das notícias sobre as atrocidades que o governo de Netanyahu está cometendo em Gaza e na Cisjordânia e as narrativas bíblicas sobre a conquista da terra prometida, sem que estes possam de forma alguma legitimar os primeiros”.
Dianich questiona-se sobre “o que aconteceu ao esforço insone dos padres conciliares do Vaticano II para dar à Igreja do futuro, a nós, a constituição Gaudium et spes com a sua afirmação categórica: ‘Desde que em virtude da sua missão e da sua natureza, não estando ligada a nenhuma forma particular de cultura humana ou de sistema político, econômico ou social, a Igreja, pela sua universalidade, pode constituir um vínculo muito estreito entre diferentes comunidades humanas e nações’ (GS 42)”.
As observações do teólogo são oportunas num contexto em que o Papa Francisco convoca a Teologia a ser capaz de interpretar o Evangelho no mundo de hoje. Motivado também por este convite, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU promove, neste semestre, o Ciclo de Estudos Mudança de época e o fazer teológico hoje. Desafios e perspectivas. O objetivo do evento é “debater em perspectiva transdisciplinar desafios e perspectivas para o fazer teológico em meio às transformações socioculturais do mundo atual, às tensões mundiais, aos conflitos políticos e econômicos, à gravidade emergência climática”.
O primeiro conferencista do ciclo é o teólogo Severino Dianich. O tema da videoconferência é “A teologia em face aos grandes temas e problemas atuais”. A palestra será transmitida na próxima terça-feira, 01-04-2025, às 10h, na página eletrônica do IHU, no YouTube e nas redes sociais.
Em 2022, no discurso pelos 150 anos da revista La Scuola Cattolica, o Papa Francisco disse que “muitos pensam que a única utilidade das ciências teológicas diz respeito à formação de futuros sacerdotes, religiosos e religiosas e, no máximo, de agentes pastorais e professores de religião”. Mas, pontuou, é preciso recordar sempre da ação do Espírito Santo nesse processo. “Recordemos sempre que é o Espírito Santo que nos introduz no Mistério e impulsiona a missão da Igreja. Por isso o ‘hábito’ do teólogo é aquele do homem espiritual, humilde de coração, aberto às infinitas novidades do Espírito e próximo às feridas da humanidade pobre, abandonada e sofredora”.
No ano seguinte, na Carta Apostólica sob forma de motu proprio "Ad theologiam promovendam”, o pontífice ressaltou que a “necessária atenção ao status científico da teologia não deve obscurecer a sua dimensão sapiencial, como já foi claramente afirmado por São Tomás de Aquino (cf. Summa theologiae I, q. 1, a. 6)”.
No mês de abril, mais duas videoconferências estão confirmadas. O Prof. Dr. Giuseppe Lorizio, da Pontificia Università Lateranense, na Itália, refletirá sobre o “Fazer teologia em face aos fundamentalismos contemporâneos. Desafios, tarefas, perspectivas”. A palestra será transmitida dia 10-04-2025, às 10h.
No dia 29-04-2025, o Prof. Dr. Geraldo De Mori, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), de Belo Horizonte, abordará o tema da transdisciplinaridade, na palestra “Fazer teologia hoje. Desafios e possibilidades da transdisciplinaridade”, às 10h.
Videoconferência: Fazer teologia hoje. A transição da sociedade da honra para a sociedade da dignidade
Palestrante: Prof. Dr. Andrea Grillo, do Pontificio Ateneo Sant'Anselmo, Itália
Quando: 13-05-2025, às 10h
Videoconferência: Desafios e perspectivas para uma teologia contextual
Palestrante: Prof. Dr. Francisco de Aquino Júnior, da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
Quando: 10-07-2025, às 10h
Videoconferência: Uma teologia fundamentalmente contextual: os contextos e as pessoas importam
Palestrante: Profa. Dra. Margit Eckholt, da Universität Osnabrück, Alemanha
Quando: 15-07-2025, às 10h
Videoconferência: Reconsiderações do masculino e do feminino na teologia contemporânea. Tarefas e perspectivas
Palestrante: Profa. Dra. Kochurani Abraham, da Indian Theological Association (ITA), Índia
Quando: 22-07-2025, às 10h
As videoconferências serão transmitidas na página eletrônica do IHU, Canal do YouTube e redes sociais. A atividade é gratuita. Será fornecido certificado a quem se inscrever e, no dia do evento, assinar a presença por meio do formulário disponibilizado durante a transmissão. Os certificados estarão disponíveis em até 30 dias no portal Minha Unisinos.
A programação dos demais eventos promovidos pelo IHU neste semestre está disponível aqui.
Inscreva-se no ciclo de estudos aqui