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Na guerra de Gaza, Israel versus líderes cristãos pode ser uma prévia de Israel versus Vaticano

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16 Outubro 2023

As guerras, especialmente no século XXI , são travadas em vários níveis. Para além do que acontece no campo de batalha, há também a disputa do “poder brando” para reivindicar uma posição moral elevada e, nesse sentido, uma das frentes emergentes no conflito sangrento em Gaza opõe agora Israel à liderança cristã da Terra Santa.

A reportagem é de John L. Allen Jr., publicada por Crux, 15-10-2023.

Nesse impasse, o Vaticano, por enquanto, parece preso em algum lugar no meio, embora com o tempo seja provável que a sua posição mude na direção da liderança cristã – em parte porque um desses líderes é o seu próprio homem de confiança na região, o novo cardeal Pierbattista Pizzaballa, patriarca latino de Jerusalém.

Os patriarcas e chefes das Igrejas em Jerusalém, um órgão que reúne a liderança católica, ortodoxa, anglicana e protestante da Terra Santa, emitiram duas declarações sobre o conflito até agora, ambas as quais trouxeram respostas rápidas de Israel.

Em 7 de outubro, dia em que o ataque surpresa do Hamas a Israel desencadeou o atual conflito, os líderes cristãos emitiram uma nota dizendo que “a nossa fé, que se baseia nos ensinamentos de Jesus Cristo, obriga-nos a defender a cessação de todos os ataques violentos e todas atividades militares que prejudicam civis palestinos e israelenses".

Essa linguagem desencadeou uma resposta rápida da embaixada de Israel junto da Santa Sé, que se queixou de “ambiguidades linguísticas e termos que aludem a uma falsa simetria”.

“Sugerir paralelismos onde eles não existem não é pragmatismo diplomático, é simplesmente errado”, disse a embaixada.

O ciclo de retaliação se desenrolou novamente na sexta e no sábado, com outra declaração dos líderes cristãos seguida por uma série de dez postagens no X, plataforma de mídia social anteriormente conhecida como Twitter, de Raphael Schutz, o embaixador israelense na Santa Sé. 

“Estamos testemunhando um novo ciclo de violência com um ataque injustificável contra todos os civis”, disseram os líderes da Igreja em 13 de outubro. “As tensões continuam a aumentar e cada vez mais pessoas inocentes e vulneráveis ​​estão pagando o preço final, pois o nível dramático de mortes e a destruição em Gaza mostram claramente”.

Afirmaram que a população de Gaza está sendo privada de eletricidade, água, alimentos, combustível e medicamentos, alertando que as ordens de evacuação do norte de Gaza “só aprofundarão uma catástrofe humanitária já desastrosa”. Apelaram a Israel para que permitisse que os fornecimentos humanitários chegassem a Gaza e pediram a todas as partes que trabalhassem para acalmar o conflito.

Schutz chamou a declaração de “injusta, tendenciosa e unilateral”. 

“O que realmente aconteceu foi que o ‘círculo de violência’ (típica expressão de falsa simetria) começou com um ataque criminoso não provocado pelo Hamas + Jihad Islâmica (os patriarcas evitam mencionar os seus nomes) assassinando mais de 1.300 israelenses e de outras 35 nacionalidades”, ele disse em uma postagem.

“Também violaram mulheres, queimaram bebês, decapitaram pessoas e fizeram reféns. Simultaneamente, lançaram ataques de mísseis e foguetes de amplo alcance contra centros da população civil em Israel – cidades, vilas, aldeias, kibutzim”, disse ele.

“O único partido que os patriarcas destacam pelo nome com uma exigência específica é Israel, o partido que foi violentamente atacado há uma semana”, disse Schutz. “Que pena, especialmente quando isso vem do povo de Deus”.

Até agora, o Papa Francisco e os seus principais diplomatas parecem estar a esforçar-se para permanecer imparciais.

O pontífice pediu a libertação dos reféns israelenses feitos pelo Hamas e reconheceu o direito de Israel à autodefesa, comentários recebidos por Schutz em entrevista ao Crux. O cardeal italiano Pietro Parolin, o principal diplomata do papa, também fez uma visita de última hora na sexta-feira à embaixada israelense junto à Santa Sé, expressando o que Schutz descreveu como seus “profundos sentimentos de dor e solidariedade no contexto do terrível ataque contra Israel”.

Ao mesmo tempo, Parolin também concedeu uma entrevista ao Vatican News na qual disse que embora “é direito de uma parte atacada se defender”, ele também enfatizou que “a defesa legítima deve respeitar o parâmetros de proporcionalidade”.

No sábado, o Vaticano anunciou que Parolin ligou para Mohammad Shtayyeh, o primeiro-ministro da Palestina, em parte para confirmar “que a Santa Sé continua a reconhecer apenas o Estado da Palestina e as suas autoridades como representantes das aspirações legítimas do povo palestino”.

Até certo ponto, as tensões entre Israel e os líderes cristãos da região são inevitáveis, dado que a população cristã é maioritariamente árabe e palestina e, portanto, tende a ver as políticas israelenses da mesma forma que a população palestina em geral.

Também é provavelmente inevitável que, à medida que a guerra avança, a posição do Vaticano se torne cada vez mais alinhada com os patriarcas e líderes da Igreja, e não apenas porque Pizzaballa faz parte do grupo e é a figura de maior confiança do Vaticano no terreno – uma confiança refletida no fato de que Francisco acabou de nomeá-lo cardeal em seu consistório de 30 de setembro.

Falando na quinta-feira às plataformas de mídia social Pro Terra Sancta, Pizzaballa disse que os cristãos em Gaza estão sofrendo as mesmas consequências da guerra que outros moradores.

“Muitas casas cristãs foram destruídas [pelas bombas israelenses], não como alvo principal, mas ainda como os chamados danos colaterais”, disse ele.

Mais profundamente, o Vaticano simplesmente não é os Estados Unidos, onde o apoio a Israel é uma pedra angular bipartidária da política externa americana. Historicamente, o Vaticano sempre apoiou uma solução de dois Estados para o conflito israelo-palestina e, sendo ele próprio um dos mais pequenos Estados do mundo, sempre sentiu uma simpatia natural pelos palestinos.

Além disso, a perspectiva dos diplomatas do Vaticano tende a refletir a dos seus homólogos europeus, especialmente a Itália, em muitas questões de política externa, e a opinião pública em Itália nunca foi uniformemente pró-Israel. Embora uma sondagem recente mostre que 63% dos italianos simpatizam com Israel após os ataques do Hamas, apenas 25% apoiam uma invasão de Gaza, e no sábado foram realizados comícios pró-palestinos em várias cidades italianas, incluindo Milão, Turim, Florença e Bari.

Com o passar do tempo, essas atitudes provavelmente pesarão sobre as autoridades vaticanas, especialmente porque é o que verão e ouvirão no caminho de ida e volta para o trabalho.

Tudo isto foi amplificado sob o Papa Francisco, o primeiro papa vindo de um país em desenvolvimento. Sob a sua supervisão, o Vaticano está cada vez mais relutante em ser identificado com as potências ocidentais, posicionando-se mais como um partido não alinhado com interesses diplomáticos mais parecidos com os países BRICS do que com a OTAN ou Washington e Bruxelas.

Como Israel não mostra sinais de relaxar o seu cerco a Gaza e alegadamente se prepara para operações terrestres significativas, é improvável que o Vaticano dê um apoio reflexivo. No que pode ser uma antecipação das reclamações que virão, Schutz postou uma citação de Martin Luther King Jr. em sua conta X na noite de sábado: “No fim, não nos lembraremos das palavras de nossos inimigos, mas do silêncio de nossos amigos”.

A atual disputa entre Israel e os líderes da Igreja na Terra Santa, portanto, pode muito bem ser uma antevisão das tensões que virão com o próprio Vaticano.

As relações Israel-Vaticano não eram exatamente tranquilas mesmo antes do início da guerra, com um acordo econômico e fiscal ainda não consumado três décadas depois de os dois lados terem assinado um Acordo Fundamental, e um clima cada vez mais hostil em Jerusalém para os cristãos, alimentado pelo crescente antagonismo dos grupos ultraortodoxos, incluindo numerosos incidentes de cuspidas dirigidas a fiéis cristãos e clérigos.

Onde estará a relação quando a poeira baixar depois de a carnificina terminar em Gaza é uma incógnita... mas a perspectiva de que ela também possa ser uma vítima de guerra não parece completamente remota.

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