Em dezembro de 2019, surgiu um surto de pneumonia desconhecida em Wuhan, China. O grupo de pessoas afetadas estava vinculado ao mercado atacadista de mariscos, um local que também lida com animais exóticos, entre eles, morcegos, criatura da qual se acredita ter originado o vírus classificado como pandemia pela Organização Mundial da Saúde - OMS.
A reportagem é de Mónica Garrido, publicada por La Tercera, 16-03-2020. A tradução é do Cepat.
O COVID-19 é um tipo de coronavírus originado da SARS-CoV-2, um patógeno que se espalha a uma velocidade alarmante, do continente asiático para o resto do mundo. Tanto a OMS como as autoridades dos respectivos países têm enfatizado a importância de lavar as mãos, espirrar e tossir em lenços ou contra o cotovelo, evitando aglomerações e não cumprimentando com um beijo ou apertando as mãos.
Não só teve repercussões no nível da saúde, o que forçou a aplicação de medidas extraordinárias de saúde, incluindo o fechamento de fronteiras em alguns países, mas também teve um impacto no âmbito econômico, com perdas de mais de 22 trilhões de dólares na capitalização de ações nos Estados Unidos e na Europa.
No marco da crise de saúde - e econômica - com consequências mundiais, a jornalista e ativista americana Naomi Klein analisou a situação atual em relação ao coronavírus e seus efeitos no sistema capitalista.
Em conversa com Vice, a autora de livros como A Doutrina do Choque. A ascensão do capitalismo do desastre (2008) e Sem logo (2002), garante que, mais do que nunca, é necessário “lutar mais por um sistema de saúde universal” e considerar não apenas o autocuidado, também “compartilhar com seus vizinhos e ajudar as pessoas mais vulneráveis".
Naomi Klein explica o “desastre capitalista” como uma maneira de descrever a forma como as indústrias privadas ressurgem ao se beneficiar diretamente de uma crise de larga escala.
“O lucro produzido de desastres e guerras não é um conceito novo, mas realmente se aprofundou no governo Bush, após o 11 de setembro de 2001, quando o governo declarou tais tipos de crises de segurança sem fim, e simultaneamente as privatizou e subcontratou”, disse Klein, explicando que isso incluiu o estado de seguridade nacional, bem como a ocupação do Iraque e do Afeganistão.
“A Doutrina do Choque é uma estratégia política que consiste em usar crises em larga escala para promover políticas que sistematicamente aprofundam a desigualdade, enriquecem as elites e minam os demais”, disse a escritora.
Klein faz alusão a uma estratégia nascida em resposta ao New Deal sob o mandato de Franklin D. Roosevelt, que segundo o economista Milton Friedman, causou uma crise nos Estados Unidos. “As elites políticas e econômicas entendem que os momentos de crise são sua oportunidade de impulsionar sua lista de desejos de políticas impopulares que polarizam ainda mais a riqueza neste país (Estados Unidos) e em todo o mundo”, disse a jornalista e acadêmica.
Consultada sobre as “múltiplas crises que estão ocorrendo atualmente”: uma pandemia, falta de estrutura para lidar com isso e o colapso dos mercados, Naomi Klein disse que “o choque” é o próprio vírus.
“E foi tratado de uma maneira que a maximiza a confusão e minimiza a proteção. Não acredito que seja uma conspiração, é apenas o modo como o governo estadunidense e Trump lidaram completamente mal com essa crise, até agora não a trataram como uma crise de saúde pública, mas como uma crise de percepção e um possível problema para a sua reeleição”, analisa a jornalista, em um período de eleições democratas anteriores às presidenciais.
“É o pior dos cenários, especialmente combinados com o fato de os Estados Unidos não terem um programa nacional de saúde e proteção de seus trabalhadores. É abismal. Essa combinação de forças produziu um choque máximo. Irá explorar para resgatar indústrias que estão no coração das crises mais extremas que enfrentamos, como a crise climática: a indústria aérea, a indústria de petróleo e gás, a indústria de cruzeiros. Querem reforçar tudo”.
Klein argumenta que isso foi visto após a tragédia causada pelo furacão Katrina, em 2005, uma situação de emergência na qual os Estados Unidos receberam doações de vários países, “mas o custo real veio na forma de austeridade econômica [posteriormente, cortes nos serviços sociais] “.
Nesse contexto, Klein disse que temos duas opções: retrocedemos e desmoronamos, ou crescemos e encontramos reservas de força e compaixão que não sabíamos que tínhamos. “A razão pela qual guardo a esperança de que optemos por evoluir é que - ao contrário de 2008 - temos uma alternativa política que propõe uma resposta diferente à crise que chega às causas raízes da nossa vulnerabilidade e um movimento político mais amplo que a apoia”.
De acordo com as propostas de Naomi Klein, é disso que se trata o Green New Deal (acordo político para enfrentar o aquecimento global): “Precisamos nos preparar para um momento como este. Não podemos perder nossa coragem, temos que lutar com mais força do que nunca por um sistema de saúde universal, pelo cuidado universal das crianças, pelo pagamento das licenças médicas. Tudo está intimamente conectado”, explicou a autora.
O que fazer nesse cenário? Klein argumenta que cada indivíduo - logicamente - busca o melhor seguro e o melhor atendimento, e aqueles que não podem pagar, precisam resolver por conta própria. “Isso é o que essa espécie de economia de o-ganhador-leva-tudo faz com nosso cérebro. Estamos vendo em tempo real que estamos muito mais interconectados entre nós do que nosso brutal sistema econômico nos faz acreditar”.
“Podemos pensar que estaremos seguros se tivermos bons cuidados médicos, mas se a pessoa que faz nossa comida, que entrega nossa comida e empacota nossas caixas, não pode sequer pagar pelo teste, e muito menos ficar em casa, pois não recebe licença médica, não estaremos a salvo”, continuou a escritora conhecida por suas críticas à globalização e ao capitalismo.
“Quando se está em um sistema que se sabe que não está cuidando das pessoas e não está distribuindo recursos de maneira equitativa, então sua parte de ‘monopólio’ se iluminará”, explicou Klein, referindo-se ao impulso de comprar massivamente - mais do que o necessário - em supermercados e outras lojas.
“Portanto, leve em conta isso e pense em como, em vez de acumular e pensar em como pode cuidar de si e de sua família, pode passar a compartilhar com seus vizinhos e controlar as pessoas mais vulneráveis”, concluiu Klein, em conversa com Vice.
Leia mais
- “O futuro é radical, no aspecto ambiental e no político”. Entrevista com Naomi Klein
- "A doutrina do choque". O tema do novo livro da ativista Naomi Klein
- Como se colocou Donald Trump no poder. Artigo de Naomi Klein
- "A luta pelo ambiente deve vir de baixo." Entrevista com Naomi Klein
- Naomi Klein: a defesa da Terra é pós-capitalista
- ''O papa foi muito corajoso com a Laudato si', uma mensagem que destoa com uma instituição conservadora como a Igreja.'' Entrevista com Naomi Klein
- Laudato si': a defesa de um clima mais estável e uma economia mais justa. Artigo de Naomi Klein
- A pandemia e o fim do neoliberalismo pós-moderno
- Espanha. “80% dos pacientes que vemos todos os dias na emergência são pela COVID-19”. Entrevista com o médico Juan Manuel Parra
- Lavar as mãos com sabão não está entre as possibilidades de bilhões de pessoas no mundo
- Os custos sociais de uma pandemia, que atinge grupos distintos de maneiras diferentes
- Coronavírus, o estudo chocante que fez Grã-Bretanha, Estados Unidos e França mudarem de ideia
- O novo coronavírus e as ecologias de plantation. Artigo de Daniel Bustamente Teixeira
- Positivo um bispo francês: havia sido recebido pelo papa
- Itália. Coronavírus, pico de contágio na Campânia após um retiro religioso. O bispo: “Nenhum rito místico, ninguém bebeu no mesmo cálice”
- Pós-coronavírus. Um ‘Plano Marshall’ com cara chinesa? Não é impossível. Entrevista com Massimo Cacciari
- O coronavírus e a miopia (religiosa) em massa. Artigo de Massimo Faggioli
- Sem escolha, trabalhadores mantêm rotina na epidemia de coronavírus
- Trump teria tentado recrutar cientistas da Alemanha para ter uma vacina exclusiva
- O vírus põe a globalização de joelhos. Artigo de Luigi Ferrajoli
- O “jejum eucarístico” das comunidades cristãs
- A Eucaristia para além do hábito. Artigo de Ghislain Lafont
- Economistas avaliam como ‘desconectadas da realidade’ medidas de Guedes para crise do coronavírus
- “O egoísmo, o vírus social que alimenta a epidemia”
- Coronavírus, o gesto de Francisco marca sua distância sideral do irresponsável Trump
- Coronavírus: “O perigo real é a incapacidade de priorizar os desastres”
- SUS: elemento central para enfrentar a pandemia de coronavírus. Entrevista especial com Reinaldo Guimarães
- “Não há precedentes para a crise econômica causada pelo coronavírus na história recente”, diz economista Monica de Bolle
- Declaração da Redbioética – UNESCO sobre a pandemia do coronavírus
- Arquidiocese de Porto Alegre determina suspensão das missas e catequeses
- Os custos sociais de uma pandemia
- “Suportando o peso da Covid-19: Idosos em países de baixa e média renda"
- Na cidade natal de São João XXIII, seis padres já morreram devido ao coronavírus
- Poderia existir um ‘cinturão de coronavírus’: uma faixa climática em que se desenvolve mais
- #euficoemcasa. ‘Transformar o medo do coronavírus em um recurso é possível’: os conselhos do neurologista Sorrentino
- Camus e o coronavírus
- O vírus também divide as igrejas
- Covid-19: Papa reza pelas famílias que vivem momentos de quarentena
- O que o coronavírus tem a ver com as mudanças climáticas?
- Um vírus inteligente, mas agora é preciso descobrir todos os seus pontos fracos
- “Como cientista, eu peço: cancelem todas as missas”
- Clausura sanitária e abertura simbólica. Uma igreja aberta na cidade fechada?
- Nenhuma pandemia cancela as desigualdades de riqueza
- Coronavírus falirá mais pessoas do que as matará: e essa é a verdadeira emergência global
- Coronavírus, o WWF: a destruição de ecossistemas é uma ameaça à nossa saúde
- Roma vazia. A dramática visita do Papa Francisco para rezar pelo fim do vírus
- Deus ainda está presente na Itália, mais esperado do que acreditado
- Em meio à pandemia de coronavírus, Brasil enfrenta “desertos” de UTIs
- Diante do Covid-19, como ficam os trabalhadores informais?
- Coronavírus: Médicos podem ter de fazer 'escolha de Sofia' por quem vai viver na Itália
- A classe operária em tempos de coronavírus. Artigo de Moni Ovadia
- Coronavírus, distanciamento social e a companhia da fé. Artigo de Massimo Faggioli
- Mundo em suspenso: o coronavírus, a incerteza e o invisível
- Campos de refugiados estão preparados para o coronavírus?
- “Enfrentar o coronavírus significa fortalecer o SUS e o trabalho dos profissionais de saúde”. Entrevista com Victor Grabois
- Mudar a política econômica e fortalecer o SUS são medidas corretas para combater coronavírus
- Pandemia em tempos de Antropoceno. Coronavírus pode nos ensinar a enfrentar a verdadeira emergência: o clima
- Coronavírus contrata o desemprego: é urgente agir!
- Estudo australiano afirma que, no melhor dos casos, coronavírus causaria 15 milhões de mortes
- “Ainda bem que temos o Sistema Único de Saúde”
- Brasil perdeu 'tempo precioso' e precisa 'agir rápido' na guerra contra coronavírus, diz especialista
- Indígenas adiam maior encontro brasileiro por causa do novo coronavírus
- Coronavírus: a hora de debater o Teto dos Gastos
- O coronavírus não é uma nova crise do subprime
- COVID-19, desmundialização e rivalidade estratégica. Artigo de Xulio Ríos
- Coronavírus: uma represália de Gaia, da Mãe Terra?
- Do coronavírus ao climatovírus, ou como manter (um pouco) o espírito crítico sem ser um péssimo cidadão
- É impensável que uma vacina contra o coronavírus esteja pronta em menos de 1-3 anos
- Qual é a real periculosidade do coronavírus? Artigo de Michael Agliardo, jesuíta e sociólogo
- Objetivo, agora, deve ser frear velocidade de contágio do coronavírus
- Coronavírus, os EUA procuram voluntários para testar a possível vacina: “1100 dólares para entrar na história”
- A ética em tempos de Coronavírus
- “O coronavírus é um sintoma da hipermodernidade”. Entrevista com Gilles Lipovetsky
- Coronavírus, a oração leiga do trabalhador: “Na fábrica me sinto em uma armadilha”
- Coronavírus, o Papa não esquece “seus” pobres. Krajewski: “Nós os ajudamos com inteligência evangélica, de acordo com as normas”
- Igrejas estrangeiras e coronavírus, entre boas práticas e atitudes inconsistentes
- O vírus do autoritarismo e da desigualdade
- China. Uma epidemia de desconfiança
- Quanto realmente custa nos EUA um teste para o coronavírus?
- Covid-19. A fotografia da enfermeira italiana que adormeceu exausta a uma hora do final do turno
- Da “Peste” de Camus ao coronavírus, aqui estão as metáforas de nossa precariedade
- O coronavírus e o “jejum de missa” na Quaresma
- Epidemia global de coronavírus: não é o momento para jogos políticos mesquinhos
- O relato oficial do coronavírus oculta uma crise sistêmica. Artigo de Joan Benach
- O coronavírus e os filósofos
- “Ciência não se faz sem recursos”, diz cientista que mapeou o coronavírus
- Surto de coronavírus é reflexo da degradação ambiental, afirma PNUMA
- A pandemia de Coronavírus (Covid-19) e o pandemônio na economia internacional
- O rei está nu. Assim, um vírus colocou em crise o modelo de negócios global. Por onde recomeçar?
- Economia global em quarentena
- A crise mostra a fragilidade do liberalismo. É hora de recomeçar pela solidariedade
- O coronavírus na economia brasileira e o fim do voo de galinha
- O vírus do medo
- Quando Milão se torna o laboratório da nova solidão
- A quarentena total da Itália
- Surto de coronavírus é reflexo da degradação ambiental, afirma PNUMA
- EUA. É preciso escolher: Medicare para Todos ou coronavírus para todos?
- Preservação ambiental é a chave para a contenção de doenças
- Coronavírus: a anestesiologista que diagnosticou o paciente número 1 na Itália
- Lições virais da China. Artigo de Yann Moulier Boutang e Monique Selim
- O coronavírus e a questão ambiental
- Disseminação de informações falsas (fake news) sobre coronavírus preocupa especialistas
- O inimigo invisível
- O aval da ciência
- A cientista e o coronavírus: “Desta vez todos estamos nos movendo em um território desconhecido”
- “Antigamente contra epidemias se rezava, hoje se fecham as igrejas”. Entrevista com Franco Cardini, historiador
- Coronavírus über alles
- Zizek vê o poder subversivo do Coronavírus
- Coronavírus, agronegócio e estado de exceção
- África, o continente que não chora. “Bem-aventurados vocês que só têm o coronavírus”
- A política do coronavírus: ativar os anticorpos do catolicismo. Artigo de Antonio Spadaro
- Os partidos e o vírus: a biopolítica no poder
- Coronavírus: a militarização das crises. Artigo de Raúl Zibechi
- “Em epidemias como o coronavírus, repete-se um padrão de discurso tóxico e depreciativo”. Entrevista com Adia Benton
- Veja as dicas da OMS para evitar o contágio e a disseminação do novo coronavírus
- O estado de exceção provocado por uma emergência imotivada. Artigo de Giorgio Agamben
- Resistir ao pânico
- O coronavírus mudará a China?
- O vírus, o imperador e o médico chinês
- A economia chinesa e mundial frente ao coronavírus
- Novo coronavírus. Todas as atenções se voltam para a China
- Após o surto do coronavírus. Alguns depoimentos
- Racismo psicológico: quando a mente se fecha devido a um vírus. Artigo de Massimo Recalcati
- Vírus novo, medos antigos
- O primeiro surto
- Coronavírus e o retrato de um ecossistema de desinformação
Comunicar erro.
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Naomi Klein, capitalismo e coronavírus: “O choque é o próprio vírus” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU