Iniciamos a semana em que a Unisinos celebrará intensamente a Paixão de Jesus Cristo, preparando-se, assim, para a solenidade pascal. A apresentação do IHU Ideias, as duas audições comentadas da Paixão de N.S. Jesus Cristo de J. S. Bach e as duas apresentações da Orquestra e Coral da Unisinos, juntamente com o Coral Ars Vocalis, quer contribuir para uma condigna celebração da memória da vida, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Feliz, porque é a passagem do Senhor na nossa história. É uma passagem que permanece. É uma passagem que aponta para a eternidade. Feliz, porque nela encontramos o sentido de nossa vida. No entanto, a Páscoa do Senhor nos chama ao compromisso. Ser esta Páscoa para os demais, eis a questão!
Água, Fogo, Noite e Luz são os grandes símbolos pascais. Eles apontam para o “sacramento primordial” que é o cosmos. Cosmos que vibra com a vitória do Cristo, que se levanta da morte, na manhã da Ressurreição. A vitória da vida sobre a morte é a grande mensagem pascal. A intensa e transdisciplinar programação de Páscoa promovida pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU buscou aprofundar a compreensão do mistério pascal apelando para o cinema, a música, a ciência, a literatura, a reflexão teológico-espiritual. Enfim, uma verdadeira mistagogia.