"Fé e generosidade compartilhada": Os "tesouros" que o novo Arcebispo Hicks trará para Nova York

Ronald A. Hicks | Foto: Diocese of Joliet/Vatican News

Mais Lidos

  • Dossiê Fim da escala 6x1: Redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6x1: Desafios e estratégias sindicais no Brasil contemporâneo

    LER MAIS
  • Celular esquecido, votos mal contados. O que aconteceu no Conclave. Artigo de Mario Trifunovic

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

19 Dezembro 2025

“Tenho sido imensamente abençoado por servir ao povo da Diocese de Joliet. Levarei comigo a fé, a generosidade e o espírito desta diocese ao iniciar esta nova etapa do meu ministério.”

A reportagem é de José Lorenzo, publicada por Religión Digital, 18-12-2025.

"Fui imensamente abençoado por servir ao povo da Diocese de Joliet. Levarei comigo a fé, a generosidade e o espírito desta diocese ao iniciar esta nova etapa do meu ministério.” Com essas palavras de gratidão, o recém-eleito Arcebispo de Nova York, Ronald A. Hicks, agradeceu aos seus antigos paroquianos. Sua nomeação — noticiada em primeira mão com exclusividade pela Religión Digital — foi anunciada esta tarde pela Santa Sé. “Os relacionamentos que construímos, a fé que compartilhamos e a jornada que percorremos juntos são tesouros que levarei comigo para Nova York”, acrescentou.

Hicks atuou como Bispo da Diocese de Joliet nos últimos cinco anos e, segundo a diocese, " liderou importantes iniciativas pastorais, incluindo a reestruturação diocesana e um foco renovado na catequese, evangelização e fé em ação, conforme detalhado em sua primeira carta pastoral, MAKE".

Ao aceitar a nomeação, Hicks expressou sua gratidão ao Papa Leão XIV e ao Cardeal Christophe Pierre, Núncio Apostólico nos Estados Unidos, e dirigiu palavras ao Cardeal Timothy Dolan por seus mais de 17 anos de liderança na Arquidiocese de Nova York, bem como por seu apoio e incentivo.

6 de fevereiro: posse

O arcebispo eleito Hicks tomará posse na sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026, na Catedral de São Patrício, na cidade dos arranha-céus, como o décimo primeiro arcebispo da Arquidiocese de Nova York, uma das maiores dioceses católicas dos Estados Unidos, servindo milhões de católicos em toda a cidade e nos condados vizinhos.

A nomeação de um ex-padre de Chicago, diocese natal do Papa Prevost, envia um sinal claro do primeiro papa americano a todo o episcopado dos EUA e "marca uma mudança decisiva no estilo de liderança de uma das dioceses mais visíveis" da principal potência mundial, como observa o NCR ao noticiar essa designação.

"Hicks, de 58 anos, sucede ao cardeal Timothy Dolan, cuja renúncia foi aceita após ele ter atingido a idade de aposentadoria compulsória de 75 anos em fevereiro", acrescenta a prestigiada publicação, destacando um fato — essa aceitação antecipada, quando o Papa está prorrogando o mandato de outros cardeais que também tiveram que renunciar devido à idade por até dois anos — que também é repleto de significado para a figura de um cardeal considerado muito próximo do presidente Donald Trump.

A nomeação de Hicks, um bispo com um perfil eminentemente pastoral e missionário, para chefiar uma arquidiocese que "enfrenta uma reestruturação institucional e financeira e uma profunda mudança cultural ", como aponta o NCR, está em consonância com o Papa Francisco, que, imediatamente após a reeleição de Trump para seu segundo mandato à frente da Casa Branca, nomeou o também reformista Robert E. McElroy como arcebispo de Washington.

"Bem-vindo, Reverendíssimo Ronald A. Hicks. Unamo-nos em oração enquanto os fiéis de Nova York acolhem Monsenhor Ronald A. Hicks como o novo pastor da Arquidiocese de Nova York", publicou a sede da Arquidiocese em Nova York em sua conta do Instagram, acrescentando: "Agradecemos a Sua Eminência o Cardeal Timothy Dolan por seus anos de serviço fiel e pedimos suas orações por ele e pela Arquidiocese de Nova York."

Leia mais