• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Médicos Sem Fronteiras lança relatório sobre as restrições e a violência que impedem palestinos de acessar à saúde na cidade de Hebron, na Cisjordânia

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

08 Agosto 2024

Lesões físicas, traumas mentais e acesso restrito a cuidados médicos são uma realidade cotidiana para muitos palestinos que vivem na cidade de Hebron, na Cisjordânia, e arredores, conclui um relatório publicado por Médicos Sem Fronteiras (MSF) nesta terça-feira (06/08). Em "Vidas ocupadas: o risco de transferência forçada de palestinos em Hebron", a organização detalha o acesso cada vez mais precário a cuidados médicos para palestinos em Hebron por causa das restrições impostas pelas forças israelenses e pela violência perpetrada por soldados e colonos israelenses.

A informação é publicada por Médicos Sem Fronteiras (MSF), 06-08-2024.

“As restrições de movimento, o assédio e a violência por parte das forças israelenses e colonos estão causando um sofrimento imenso e desnecessário para os palestinos em Hebron”, diz Frederieke van Dongen, coordenadora de Assuntos Humanitários de MSF. “Isso está tendo um impacto desastroso na saúde mental e física das pessoas”.

As clínicas do Ministério da Saúde em toda a província de Hebron foram forçadas a fechar, as farmácias ficaram sem medicamentos e as ambulâncias que transportavam doentes e feridos foram obstruídas e atacadas. Diante das restrições de movimento e da ameaça de violência, muitas pessoas doentes adiam a consulta médica ou não têm escolha a não ser interromper o tratamento completamente.

Além disso, famílias em Hebron estão passando por graves dificuldades financeiras após perderem seus meios de subsistência, forçando muitas a cancelar seu seguro de saúde, limitar a alimentação e ficar sem medicamentos essenciais, pelo qual não podem mais pagar.

Por meio dos depoimentos de pacientes e de pessoas das comunidades palestinas apoiadas por MSF, o relatório expõe as consequências das restrições de movimento e da violência física impostas por Israel no acesso dos palestinos aos cuidados médicos. O material também descreve o impacto devastador no bem-estar físico e psicológico das pessoas.

Uma das áreas mais restritas na Cisjordânia é conhecida como H2, onde 21 postos de controle permanentes são operados por forças israelenses, que regulam o movimento de residentes palestinos e representam barreiras significativas para os profissionais de saúde que tentam acessar a área. Após 7 de outubro, início da escalada brutal da guerra em Gaza, as clínicas do Ministério da Saúde dentro do H2 ficaram fechada por dois meses. Apenas uma clínica conseguiu abrir, pois a maioria da equipe do Ministério da Saúde não tinha permissão para cruzar o posto de controle israelense para o H2.

“Atualmente, não há clínicas operando dentro da área fechada [H2], e mesmo que houvesse, os residentes vivem com medo de perder a vida por causa da falta de medicamentos”, disse um integrante da equipe de MSF e morador do H2, em novembro de 2023, após as forças israelenses bloquearem o acesso de todo o pessoal do Ministério da Saúde na região, forçando-os a fechar suas portas para os pacientes. “Você não pode ficar doente aqui, não é permitido”.

“Nos meses imediatamente após os ataques de 7 de outubro, as restrições de movimento e a violência na área H2 da cidade de Hebron foram tão intensas que os pacientes precisaram escalar cercas e telhados, arriscando suas vidas, para conseguir acessar cuidados médicos”, relata van Dongen.

A ameaça contínua da violência coloca uma pressão intensa sobre a saúde mental das pessoas, afirmam profissionais de MSF. “Quando os soldados vêm à noite para incursões domiciliares, meus filhos e minha esposa se escondem atrás de mim para proteção, mas eu não consigo protegê-los”, conta um paciente palestino em Masafer Yatta, nas Colinas Sul de Hebron. “Eles têm o poder; eles podem fazer o que quiserem”.

O relatório de MSF também lança luz sobre o deslocamento forçado na província de Hebron. Políticas e práticas cada vez mais coercitivas e violentas por parte de autoridades israelenses e colonos estão levando um número crescente de famílias palestinas a fugir de suas casas, o que pode configurar uma transferência forçada, diz MSF.

O relatório descreve de que maneira, desde outubro de 2023, as equipes de MSF têm respondido às necessidades urgentes de mais de 1.500 palestinos em Hebron que foram deslocados à força de seus vilarejos ou cujas casas foram demolidas e seus bens destruídos. “Apesar de suas responsabilidades como poder ocupante, as autoridades israelenses falharam em cumprir suas obrigações com o povo palestino”, afirma van Dongen.

“As políticas israelenses implementadas em Hebron já estão tendo consequências profundas na saúde física e mental dos palestinos. Apelamos às autoridades israelenses para que garantam acesso irrestrito aos cuidados de saúde e outros serviços essenciais, protejam os palestinos contra o deslocamento forçado e facilitem o retorno seguro das comunidades deslocadas para suas casas”.

Confira o relatório.

Leia mais

  • O Papa pede um cessar-fogo imediato em Gaza, “onde a situação humanitária é muito grave e insustentável”
  • É isto um pesadelo? Artigo de Peter Pál Pelbart
  • Livro sobre 'pós-judeus' discute trauma e condena massacre em Gaza. Artigo de Vladimir Safatle
  • Muhammad Shehada, jornalista palestino: “As pessoas em Gaza estão se transformando em fantasmas, zumbis”
  • Israel lançou quase 75.000 bombas e projéteis em Gaza em 200 dias, vinte vezes mais do que os EUA lançaram no Iraque em seis anos de guerra. X-Tuitadas
  • Israel, Gaza e a Inteligência Artificial: um precedente inquietante. Artigo de Javier Bornstein
  • "Fome e poliomielite" As epidemias em Gaza. Artigo de Francesca Mannocchi
  • Israel reduz em 94% o fornecimento de água para Gaza e aplica um castigo coletivo de sede e doenças
  • Anistia Internacional pede a Israel que ponha fim à detenção em massa e à tortura de palestinos em Gaza
  • O 'massacre sem fim' de Israel em Gaza deixa um dos fins de semana mais mortíferos desde 7 de outubro
  • Gaza. Não há objetivo legítimo para esse massacre. Artigo de Triestino Mariniello
  • Por que o Hamas não é digno de representar os palestinos. Artigo de Mario Giro
  • A estratégia dos escudos humanos frustra as incursões israelenses. Artigo de Davide Assael
  • Guerra de Gaza: Shuja'iyya é uma "cidade fantasma", imprensa pede acesso ao enclave palestino
  • Na Faixa atira-se em todo mundo. Até por tédio ou vingança
  • “Sem sanções internacionais, Israel não mudará”. Entrevista com Francesca Albanese
  • Israel-Palestina. “A política é inerte diante de uma limpeza étnica”. Entrevista com Francesca Albanese
  • “Sinto-me cúmplice”: o dilema de um médico israelense que tratou prisioneiros de Gaza num centro de detenção e tortura
  • “Criança ferida, família não sobrevivente”: mais de 17 mil menores de Gaza já perderam a família
  • “A maioria dos palestinos em Gaza e na Cisjordânia, hoje, não apoia o Hamas”. Entrevista com Jalil Shikaki
  • CMI condena ataque a civis em Gaza e na Ucrânia
  • Pedido enfático de Francisco para que a ajuda humanitária chegue a Gaza: “Ninguém pode impedi-lo”
  • Romanelli conta ao Papa sobre a difícil situação na paróquia latina de Gaza depois de 270 dias de guerra
  • Líderes israelenses e católicos entram em conflito sobre Gaza como uma "guerra justa"
  • Israel bombardeia novamente Khan Yunis e força o êxodo de milhares de pessoas em Gaza
  • Khan Younis mostra que as vidas palestinas não contam. Artigo de Chiara Cruciati
  • Mais de 200 corpos recuperados da vala de um hospital em Khan Yunis
  • ONU: 80% da população de Gaza está desalojada
  • “É meu filho Nabil, eu juro!” Autoridades de Gaza identificam corpos de sepulturas encontradas no sul de Gaza
  • O Exército Israelense sitia mais uma vez dois hospitais na cidade de Khan Younis
  • Brasil: contra ou a favor do genocídio palestino cometido por Israel?
  • Médicos Sem Fronteiras: intensificação da ofensiva israelense em Rafah, Gaza, força mais um hospital a fechar
  • Os fantasmas do hospital dos horrores. Artigo de Angelo Stefanini
  • Médico relata horror vivido em hospital de Gaza: “desastre humano”
  • O hotel, o falafel e as pizzas do Italiano: junto com o hospital Al Shifa, Israel destruiu nossas mais belas lembranças na Cidade de Gaza
  • “Al-Shifa não é apenas um hospital, é um dos símbolos da nação”. Entrevista com Vincenzo Luigi
  • “Desde 1948, Tel Aviv quer se desfazer do povo palestino”. Entrevista com Ilan Pappé
  • “Israel está usando a teoria da ‘guerra justa’ para perpetuar e legitimar a guerra em Gaza”
  • 96% dos habitantes de Gaza enfrentam grave escassez de alimentos
  • Gaza, o salvável é ainda salvável? Manifesto contra a guerra na Faixa de Gaza
  • Gaza e sua população. Entrevista com Danilo Feliciangeli
  • Dez crianças perdem uma ou duas pernas todo dia em Gaza, diz diretor de agência da ONU
  • As táticas desumanas do exército israelense multiplicam-se em Gaza, na Cisjordânia e no Líbano
  • “A origem da violência em Gaza está na ideologia racista da eliminação dos nativos”. Artigo de Ilan Pappé
  • “Deriva messiânica, o sionismo rumo ao seu fim”. Entrevista com Ilan Pappé
  • “Enfrentamos uma ideologia judaica racista que se acredita com licença moral para matar”. Entrevista com Ilan Pappé
  • O que é a Palestina?
  • 76 anos da Nakba palestina: manifestações exigem fim do massacre em Gaza, prisão de Netanyahu e responsabilização dos EUA
  • A “solução sem Estado” torna-se mais real à medida que a Nakba permanente de Israel prossegue
  • Al Nakba, uma tragédia sem fim. Artigo de Arlene Clemesha
  • Compreenda o que foi a Nakba, a catástrofe do povo palestino
  • Há um genocídio em Gaza e sou arrastado para ele, diz jornalista e quadrinista Joe Sacco
  • Oito meses de genocídio: Israel continua a atacar Gaza e a Cisjordânia
  • Israel protesta fala de ‘genocídio’ e ‘limpeza étnica’ em Gaza em evento do Vaticano
  • O objetivo militar impossível de Israel – eliminar o Hamas – encurrala civis, mulheres e crianças diante do horror em Gaza. Entrevista especial com Bruno Huberman

Notícias relacionadas

  • Moradores do leste de Alepo enfrentam horror, frio e fome

    LER MAIS
  • Capitalismo, teu nome é solidão

    LER MAIS
  • "Tive que fazer um parto no meio do mar": Por dentro de um resgate de refugiados na Itália

    Foram sete horas debaixo de chuva e 551 migrantes resgatados em uma operação de alto risco no mar. A BBC Brasil acompanhou na se[...]

    LER MAIS
  • Suicídio deve ser tratado como questão de saúde pública, alertam pesquisadores

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados