A pandemia da COVID-19 não deve beneficiar as farmacêuticas. Esta crise de saúde global não deve abrir margem para patentes e lucros para as farmacêuticas, fazendo com que medicamentos, testes e vacinas para combater o novo coronavírus não estejam disponíveis em todos os países.
A reivindicação é publicada por Medicos Sin Fronteras, 30-03-2020. A tradução é do Cepat.
Por meio da organização Médicos Sem Fronteiras, exigimos que não se patenteiem, nem sejam recebidos benefícios e lucros comerciais dos medicamentos, testes e vacinas que sejam desenvolvidos para o combate da pandemia COVID-19, e que os governos se preparem para suspender e anular patentes e tomar outras medidas, como o controle de preços, para garantir a disponibilidade, reduzir o preço e salvar mais vidas.
Canadá, Chile, Equador e Alemanha já tomaram medidas para facilitar a anulação de patentes, mediante a emissão de licenças obrigatórias para medicamentos, vacinas e outras ferramentas contra a COVID-19. Mesmo assim, o governo de Israel emitiu uma licença obrigatória para as patentes de um medicamento que investigavam para o uso contra a COVID-19.
Após fortes críticas de grupos civis e da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), a farmacêutica Gilead renunciou a uma designação especial da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) que lhe teria permitido estender o monopólio sobre a patente do remdesivir por 20 anos em mais de 70 países.
O remdesivir é um potencial candidato para o tratamento da COVID-19 e são aguardados resultados preliminares de ensaios clínicos em abril. No entanto, Gilead ainda precisa se comprometer a não impor suas patentes em nível mundial.
“Gilead não pode ter lucros comerciais desta pandemia e deve se comprometer a não fazer cumprir, nem reivindicar suas patentes e outros direitos exclusivos”, afirma Dana Gill, assessora de Políticas, nos Estados Unidos, de nossa Campanha de Acesso aos medicamentos essenciais.
“Caso contrário, estaria se preparando para cobrar o que desejar pelo remdesivir, durante esta crise de saúde global e nos anos vindouros. Algo que ainda traz mais indignação, caso consideremos a enorme quantidade de dinheiro dos contribuintes e recursos públicos que já contribuíram para a pesquisa e o desenvolvimento do remdesivir”.
Na organização Médicos Sem Fronteiras, estamos preocupados com o acesso a qualquer futuro medicamento, teste e vacina para o combate da COVID-19 nos lugares onde trabalhamos e em outros países afetados por esta pandemia.
Por isso, solicitamos aos governos que se preparem para suspender ou anular as patentes de ferramentas médicas contra a COVID-19, mediante a emissão de licenças obrigatórias. Eliminar as patentes e outras barreiras é fundamental para ajudar a garantir que existam provedores suficientes que vendam as ferramentas contra a COVID-19 a preços que todos possam pagar.
“Por nosso trabalho em todo o mundo, sabemos muito bem o que significa não poder tratar a nossos pacientes porque o medicamento necessário é muito caro ou simplesmente não está disponível”, explica o Dr. Márcio da Fonseca, assessor de Doenças Infecciosas de nossa Campanha de Acesso.
“Nos países onde as corporações farmacêuticas obrigam o cumprimento das patentes, animamos os governos a colocar em curso os mecanismos para anular estes monopólios, para que possam garantir o fornecimento de medicamentos acessíveis e salvar mais vidas”.
A Cepheid, fabricante estadunidense de testes para diagnósticos, oferece outro exemplo de especulação em meio à pandemia. A corporação acaba de receber a autorização de uso de emergência, por parte da FDA, para um teste rápido de COVID-19 (Xpert Xpress SARS-CoV-2). O teste demora 45 minutos para oferecer o resultado, utilizando máquinas para diagnósticos que já são utilizadas rotineiramente para tuberculose, HIV e outras doenças.
A Cepheid acaba de anunciar que cobrarão 19,80 dólares por teste nos países em desenvolvimento, inclusive dos países mais pobres do mundo, onde as pessoas vivem com menos de dois dólares por dia.
Estudos de nossa organização e de outros atores sobre o teste de TB da Cepheid (que utiliza um cartucho semelhante para TB pelo qual cobra 9 euros ou 10 dólares nos países em desenvolvimento), demonstra que o preço dos materiais, incluídos os gastos de fabricação e gastos gerais de cada cartucho são de 3 dólares e que, portanto, cada teste poderia ser vendido, ainda com lucro, por 5 dólares.
“Com uma pandemia se propagando, agora não é o momento de provar quais são os preços mais altos que o mercado suportará”, afirma Stijn Deborggraeve, assessor de Diagnóstico de nossa Campanha de Acesso.
“Sabemos como são críticos os testes nesta pandemia, razão pela qual os testes devem ser acessíveis para todos os países”. Advertimos que os altos preços e os monopólios provocarão um racionamento de medicamentos, testes e vacinas, que só servirão para prolongar esta pandemia.
“As empresas farmacêuticas e de diagnóstico estão optando em ser parte do problema, em vez de ser parte da solução, o que demonstra que até mesmo nesta crise aguda de saúde global, não farão a coisa certa”, acrescenta Gill.
“Fazemos um contundente chamado aos governos para que reconheçam quantas vidas estão em jogo e utilizem o seu poder para fazer com que medicamentos, testes e vacinas estejam disponíveis e sejam acessíveis a todos”.
Leia mais
- É impensável que uma vacina contra o coronavírus esteja pronta em menos de 1-3 anos
- Coronavírus, primeiros resultados de testes de fármacos
- Colaboração frente à concorrência. Quem vencerá a corrida pela vacina contra o coronavírus?
- Grupos antivacina mudam foco para covid-19
- Integrantes de força-tarefa da PUCRS contra o coronavírus perdem bolsas Capes
- Trump teria tentado recrutar cientistas da Alemanha para ter uma vacina exclusiva
- Coronavírus, os EUA procuram voluntários para testar a possível vacina: “1100 dólares para entrar na história”
- O antropólogo que estudou o Ebola: “O coronavírus não é uma emergência apenas sanitária. Diante da epidemia, não somos todos iguais”
- Médicos cubanos são aplaudidos ao desembarcarem na Itália para combater o coronavírus
- “Ciência não se faz sem recursos”, diz cientista que mapeou o coronavírus
- A pandemia de Covid-19 avançou rapidamente na última semana
- A pandemia de Covid-19 é um grande teste à resiliência de sistemas de saúde no mundo inteiro. Entrevista especial com Beatriz Rache
- Vírus no ar e máscara obrigatória. O quebra-cabeça do contágio divide os especialistas
- Coronavírus: alguns sentem tanto medo que precisam negar o que está acontecendo, diz psicanalista
- Coronavírus (Covid-19): Saída precoce do isolamento levaria a confinamentos mais longos, diz estudo
- Há notícias positivas sobre o Covid-19 que a mídia pouco divulga
- Humanos são resilientes, confiemos em nós mesmos e uns nos outros
- Ressuscitação Cardiopulmonar e Covid-19
- De pandemias, desenvolvimento e multilateralismo
- “Não joguem a culpa no morcego”. Entrevista com Silvia Ribeiro
- O coronavírus ataca também a luta contra a emergência climática
- Grupos antivacina mudam foco para covid-19
- Não usar máscara para se proteger do coronavírus é um “grande erro”, diz cientista chinês
- “A epidemia ensina que a chave para resolver problemas são os nossos comportamentos”. Entrevista com Leonardo Becchetti
- Os novos desafios éticos e bioéticos que surgem com a pandemia do Covid-19
- Travessia conceitual do irrepresentável. Três limiares da pandemia de 2020
- O coronavírus desperta o humano em nós
- O avanço da pandemia de Covid-19 no mundo e no Brasil no mês de março
- ‘Após o coronavírus, o mundo não voltará a ser o que era’
- “Poderíamos sair, e muito melhores. Porém temo que, uma vez mais, não aprendamos a lição”, aposta José Ignacio González Faus
- Os esquecidos na pandemia
- A pandemia de Covid-19 avançou rapidamente na última seman
- Porque a peste está dentro de nós
- A agudização das condições da existência e a busca de mundos diferentes. Entrevista especial com Andityas Soares de Moura Costa Matos
- Coronavírus: risco da disseminação é maior com a circulação de assintomáticos
- Sete lições geopolíticas em tempos de coronavírus. Artigo de Alfredo Serrano Mancilla
- Epidemia e crise social. Artigo de José de Souza Martins
- O medo do futuro incerto. Artigo de Tarso Genro
- A experiência da pandemia e a necessidade de uma cooperação global. Entrevista especial com Claudia Feitosa-Santana
- O mundo pós-pandemia. Artigo de Raúl Zibechi
- A pandemia do coronavírus e um dilema sem precedentes: escolher entre economia e saúde
- IHU para a quarentena. O Indivíduo e a Sociedade em introspecção
- “Brasil toma medidas homicidas ao mudar de rumo na hora que a curva de causos aumenta”. Entrevista com Ligia Bahia
- Francisco protagoniza uma impactante oração pelo fim da pandemia em uma vazia e chuvosa praça São Pedro
- Três obrigações bioéticas na resposta à Covid-19 e à escassez de recursos
- Subnotificação dificulta combate à covid-19 no Brasil
- Alternativas para uma economia pós-coronavírus
- Pandemia COVID-19 na Era do Capitaloceno: Racismo ambiental disfarçado de consciência ecológica
- Reclusão em tempos de coronavírus: “Isolar-se é um gesto de solidariedade”. Artigo de Michela Marzano
- A difícil escolha entre a liberdade e a morte (dos nossos avós!)
- Covid-19. Falta de EPIs colocam profissionais da saúde em risco e deve gerar uma enxurrada de processos judiciais
- Vírus, chegou o momento da audácia
- Keynes contra o coronavírus. Artigo de Daniel Castillo Hidalgo
- Tempo de vírus. Artigo de Manuel Castells
- Judith Butler sobre a Covid-19: ‘O capitalismo tem seus limites’
- A crise do coronavírus empobrecerá 35 milhões de pessoas na América Latina
- “Para passar esta crise, é preciso colocar em quarentena nossas ambições”. Entrevista com Santiago Beruete
- Como se dará a evolução de Covid-19 na população que vive em condições precárias? Entrevista especial com Guilherme Werneck
- Dez tendências da mídia que podem mudar com a pandemia
- Logística das pandemias. Artigo de Laurent de Sutter
- “A recessão em 2020 é inexorável e a palavra-chave para as pessoas é sobrevivência”
- Covid-19: “a humanidade inteira” ameaçada, ONU lança plano
- Coronavírus: a ética começa com o reconhecimento das nossas limitações
- O mundo depois do coronavírus. Artigo de Yuval Noah Harari
- Schönborn: pandemia do coronavírus mudará a face da terra
- Sem os cortes recentes na Saúde, enfrentamento da pandemia seria menos dramático. Entrevista especial com Fernando Pigatto
- O vírus da solidão
- Pandemia no Brasil sob o desgoverno Bolsonaro
- Covid-19: a pandemia ensina ao mundo a verdade sobre o gasto público
- O coronavírus de hoje e o mundo de amanhã, segundo o filósofo Byung-Chul Han
- Coronavírus: “Esta é uma oportunidade ímpar para fazer uma verdadeira transição ecológica”
- A pior pandemia experimentada pela humanidade
- Lições dadas pelo coronavírus da COVID-19: Um decrescimento “ordenado” é possível
- Zizek sobre o coronavírus: Um golpe letal no capitalismo para reinventar a sociedade
- As três fases ideológicas do coronavírus
- Os perigos e as possibilidades de uma pandemia. Artigo de Nuala Kenny
- Coronavírus. Artigo de Raoul Vaneigem
- Para entender em profundidade a Covid-19
- O coronavírus. “Estamos diante de uma instância biopolítica à qual é preciso dar com urgência uma resposta”. Entrevista com Giannino Piana
- Os custos sociais de uma pandemia, que atinge grupos distintos de maneiras diferentes
- O vírus põe a globalização de joelhos. Artigo de Luigi Ferrajoli
- Economistas avaliam como ‘desconectadas da realidade’ medidas de Guedes para crise do coronavírus
- “O egoísmo, o vírus social que alimenta a epidemia”
- Coronavírus: “O perigo real é a incapacidade de priorizar os desastres”
- #euficoemcasa. ‘Transformar o medo do coronavírus em um recurso é possível’: os conselhos do neurologista Sorrentino
Comunicar erro.
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Médicos Sem Fronteiras: Exigimos que testes, medicamentos e vacinas para combater a COVID-19 não tenham patentes - Instituto Humanitas Unisinos - IHU