• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Os cristãos diante da guerra russa na Ucrânia e o “ecumenismo de sangue”. O diálogo com a Igreja ortodoxa assassinado pelo patriarca de Moscou, cuja consciência está agora manchada de sangue

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

08 Março 2022

 

O Papa Francisco falou em várias ocasiões de três tipos de diálogo ecumênico: o ecumenismo dos pobres, o ecumenismo da missão e o ecumenismo do sangue. Deve ser lembrado que o Papa Francisco falou no Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa da Bulgária sobre o ecumenismo do sangue com referência obviamente à perseguição dos cristãos e ao derramamento de sangue naquelas terras. (Sófia, 5 de maio de 2019). Também deve ser lembrado que o sangue humano é sempre tal, independentemente das confissões religiosas.

 

A reportagem é publicada por Il sismografo, 07-03-2022. A tradução é de Luisa Rabolini.

 

No caso do diálogo ecumênico com a Igreja Ortodoxa Russa, liderada hoje pelo Patriarca Kirill, aliado de ferro de Vladimir Putin, como podemos ler o que tem sido chamado de "ecumenismo do sangue"? Perguntam muitos cristãos, e entre eles muitíssimos católicos. É chocante ver uma nação cristã como a Rússia usar uma violência desumana contra outra nação cristã, embora seria igualmente horrível se não fosse cristã. A violência, para a doutrina católica e o cristianismo, é o mal absoluto. É aquela com a qual - dizia o Papa Francisco no domingo, 6 de março, durante o Angelus - não se fazem concessões.

 

Hoje, diante do massacre russo em curso sem parar na Ucrânia, onde os agressores chegar a usar para seus interesses aqueles que fogem famintos ou feridos, indefesos e aterrorizados, devemos nos perguntar que futuro há agora para o caminho ecumênico com a Ortodoxia russa? Para onde foram os enormes esforços, as décadas de trabalho complexo, as dolorosas concessões da Igreja Católica após o Concílio, para ver realizada - ainda que gradualmente - a vontade do Senhor que queria e rezava para que seus discípulos fossem um só?

 

Espera-se que nem tudo tenha sido destruído e que justamente por se tratar de sangue inocente algo, e em breve, possa ser recuperado entre o Patriarcado de Moscou e a Sé Apostólica. Seria bom para toda a humanidade e não apenas para os cristãos, mas parece que o ponto sem volta já tenha sido ultrapassado. É certo que o Papa Francisco estará mais do que à altura da tarefa e do desafio. Por outro lado, é menos certo, aliás improvável, que o mesmo aconteça com Kirill, que nesta guerra repugnante assumiu livremente o papel de "capelão" do exército russo. Kirill foi o primeiro a matar o diálogo com os irmãos cristãos e com as outras igrejas. Sua consciência é conspurcada pelo sangue de seres humanos inocentes, incluindo não poucos compatriotas.

 

O Patriarca Kirill, que desde sempre sabia de tudo, de toda a situação, poderia ter impedido essa catástrofe antes. Ele poderia ter agido clamorosamente ou com discrição, recorrendo a outros países ou líderes para impedir ou fazer fracassar o louco projeto de Putin. Ele poderia ter dito "não", in extremis, na noite entre 23 e 24 de fevereiro.

 

Kirill não fez nada disso simplesmente porque ele próprio fazia parte da guerra e, ao apoiar Putin, também assumiu o papel de agressor.

 

A partir de agora, será muito difícil e constrangedor para a Igreja Católica sentar-se à mesa com os representantes de Kirill. E a oposição a essas mesas ecumênicas virá, aliás, já está chegando, em primeiro lugar, dos fiéis do santo povo de Deus, os católicos e muitos outros.

 

Nesta circunstância extremamente delicada, mas muito provável, não será mais possível responder às críticas dizendo que determinadas tomadas de posição foram necessárias para deixar “algumas portas abertas”. Não! A busca da unidade dos discípulos de Cristo não é tática ou pior ainda, cinismo. É um mandato supremo de Cristo.

 

Leia mais

 

  • Kirill defende: a guerra metafísica contra o pecado sexual
  • Para o Patriarca Kirill, a guerra é moralmente justa e útil para parar o lobby gay ocidental 
  • Patriarca de Moscou apoia o czar para reconquistar a Igreja “cismática” de Kiev
  • “Caro Patriarca Kirill, venha à Ucrânia buscar seus filhos mortos em nome da ‘grande Rússia’”
  • Como Putin está explorando as rivalidades ortodoxas na Ucrânia
  • “O Patriarca Cirilo está prestes a perder a Igreja ortodoxa ucraniana”. Entrevista com Antoine Arjakovsky
  • Por que a independência da Igreja da Ucrânia importa para Roma também
  • Conflito Rússia-Ucrânia: bombardeio russo, alarme global e mais sanções do Ocidente
  • A Rússia pode ter suas razões, mas nada justifica as atrocidades
  • Algumas apologias de católicos conservadores a Putin revelam suas simpatias pelo fascismo
  • Com a inaceitável invasão de Putin, volta à tona o Continente selvagem. Artigo de Alberto Negri
  • Putin, César de Bizâncio. Artigo de Silvia Ronchey
  • Ucrânia: Putin, Cirilo e os vassalos
  • O imperialismo criminoso de Putin e a invasão da Ucrânia. Os povos nunca devem ser identificados com o regime
  • Putin e os europeus unidos no paradoxo. Artigo de Alberto Negri
  • Como Putin está explorando as rivalidades ortodoxas na Ucrânia
  • A guerra assimétrica de Putin
  • Putin está perdendo? Artigo de Francesco Sisci
  • Ucrânia, o Vaticano insiste: a paz se alcança protegendo os interesses de Kiev e Moscou
  • Guerra: a Europa sem alma
  • A ameaça de armas nucleares "autônomas"
  • Potências nucleares se enfrentam: salvemos a paz com a paz. Artigo de Alex Zanotelli
  • Ucrânia: o caminho de Francisco. Artigo de Alberto Melloni
  • O Ocidente precisa de uma nova utopia
  • Com guerra na Ucrânia, cenário religioso global está destinado a mudar
  • A impotência da Europa diante da guerra na Ucrânia
  • Conflito Rússia-Ucrânia: bombardeio russo, alarme global e mais sanções do Ocidente
  • O apelo do Papa Francisco a não crentes e a crentes: “Jejum contra a guerra em 2 de março”
  • Crise na Ucrânia. O papa que troveja contra as guerras optou por uma diplomacia “tímida”
  • "Não nos cansemos de fazer o bem", convida o Papa Francisco em sua mensagem para a Quaresma
  • Ucrânia e “mística” russa
  • O racismo de quem chora pela Ucrânia, mas ignora a dor que está ao seu lado
  • A (des)ordem a ser recomposta
  • O tempo do silêncio
  • Ucrânia, Francisco: o possível homem da mediação. “Preservar o mundo da loucura da guerra”: 2 de março oração e jejum
  • O Papa convoca Dia de oração e jejum em 2 de março: a paz de todos está ameaçada
  • O Papa: uma triste guerra entre cristãos
  • A crise na Ucrânia coloca em dificuldades a política externa da Santa Sé
  • Lições ucranianas sobre paz e guerra
  • Os destinos da Europa e a paz dos vivos. Artigo de Donatella di Cesare
  • Ucrânia. Europa não pode mais se contentar com a estratégia dos EUA
  • A dor dos povos. Artigo de Raniero La Valle
  • Direito internacional e falsos mitos. Artigo de Domenico Gallo
  • Será que algum dia venceremos a guerra?

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • “Pacem in Terris”. Os 56 anos de uma encíclica e a dimensão social do Evangelho. Entrevista especial com Frei Carlos Josaphat

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Um monge grego na cadeia, em pleno Natal

    Preso na Grécia o abade do mosteiro mais importante da sagrada montanha. O patriarca de Moscou exige a libertação. O patriarca [...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados