21 Fevereiro 2022
“Além do sucesso ou não da campanha na Ucrânia, Putin colocou em movimento mecanismos e forças que talvez não tivesse orçado e que poderiam dominar a política global nos próximos meses e anos. E não está claro que impacto isso pode ter na própria política doméstica russa. Em suma, como na primeira Guerra Fria, o continente eurasiano está conectado, e o que acontece no ocidente tem reflexos no oriente e vice-versa. A mensagem para os parceiros dos EUA na Ásia é: o Afeganistão foi uma retirada tática, mal executada, mas não foi uma admissão de derrota. Os EUA não estão recuando. A mensagem para Pequim é: como evitar cair em uma armadilha como fez a Rússia? No curto prazo, há a velha e fácil lição de todos os valentões: não ameace algo que você não pode fazer ou custará muito caro bancar. Isso é especialmente verdadeiro para estados autoritários, e menos para democracias, como os EUA”, escreve o sinólogo italiano Francesco Sisci, em artigo publicado por Settimana News, 20-02-2022. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
A crise ucraniana não acabou; ela veio para ficar. Apesar dos empáticos anúncios de retirada das autoridades russas, os exercícios militares continuaram, novas tropas estão chegando. A região de Donbass, onde ucranianos e minoria étnica russa tem lutada há meses, está em chamas.
O presidente russo Vladimir Putin está escalando a tensão provando que ele ainda não tem o que ele quer.
Ele conseguirá o que quer? Se ele se retirar é um desprezo, se ele invadir, ele parece que sofreria perdas pesadas e poderia encarar um risco político de ricocheteio na política doméstico. Quem está interessado em ajudá-lo sacrificando os interesses da União Europeia e da Ucrânia? Alguns estrategistas acreditam que a Rússia ainda tenta forçar os ucranianos a uma rendição pacífica. Mas como a Ucrânia está agora voltada à Europa e EUA, Putin conseguirá isso dessa forma em Kiev? E enquanto espera, sem resultados, ele não se desgasta?
Mapa da Ucrânia, localizada no Leste Europeu (Imagem: Reprodução | Google Maps)
Moscou parece estar contra a parede.
Outra opção está sobre a mesa. Moscou basicamente declara vitória e amortece a ansiedade em torno da Ucrânia. Isso parece um cenário indesejado, mas isso possivelmente seria mais desejável para todos.
Então, como em qualquer crise, isso está se ajustando para quem recuar ser aclamado como vencedor. Um movimento diplomático efetivo não teria perdedores, e qualquer um poderia ir para casa pensando que está se beneficiando.
De fato, Putin poderia aumentar muitos os ganhos dessa crise. Ele desestabilizou a Ucrânia e adiar o espectro de Kiev aderir à insuportável OTAN.
O aumento no preço do gás resultando de uma crise lucrativa para seus bolsos, da qual, se ele não repor totalmente os custos dos exercícios de guerra certamente não o deixaria de mãos vazias.
Ademais, ele deixa a Europa amedrontada e prova que sua chantagem sobre os fracos países ocidentais sempre funciona. Então, ele pode bater no peito e retornar triunfante.
Mas mesmo assim, essa é uma verdadeira glória? Nos EUA e Europa muitos não estão interessados em encher a bola de Putin. No entanto, o problema da Ucrânia poderia ser visto de outros pontos de vista.
Antes da crise de janeiro no Cazaquistão, onde Moscou parece ter impedido um golpe de estado, a OTAN parecia não querer enxergar o jogo de Putin e manter a questão ucraniana quieta, disposta a chegar a um compromisso.
Sem os exercícios militares russos, e sem o atual movimento de tropas para uma invasão, os estadunidenses tinham já anunciado um estado de alerta. Eles pediram a seus diplomatas em serviços não essenciais para se retirarem do país, isso talvez facilitando uma ofensiva política russa sobre a Ucrânia.
Talvez Washington tenha errado, não dando a devida atenção, ou tendo outras prioridades, e talvez querendo se reconciliar com Putin.
Depois do Cazaquistão, no entanto, a retórica política da Europa e EUA mudou; o Cazaquistão era um país efetivamente neutro com um governo com boas relações com Moscou, Pequim e Washington. Isso era essencial para a política estadunidense e os esforços diplomáticos na região porque impediu que a Rússia e a China avançassem sem problemas na Ásia Central.
Seu gás era um recurso estratégico em princípio tanto para a Europa, onde poderia ser canalizado através do Mar Cáspio e depois da Turquia para a Europa; e para a China, onde poderia chegar a Pequim e Xangai pelos desertos de Xinjiang. O controle total da Rússia sobre o Cazaquistão muda o equilíbrio contra a China imediatamente após o pacto de grande amizade pronunciado em Pequim há apenas algumas semanas. A China não quer uma Rússia fraca, mas talvez também não esteja interessada em uma Rússia muito forte.
O gás cazaque pode ser uma alternativa estratégica ao fornecimento de energia russo. A falta de alternativas estratégicas às provisões vindas da Sibéria hoje, obviamente, não é uma notícia agradável na China.
Para Europa e EUA, a questão é paralela. Suponha que não haja alternativa aos suprimentos russos, mesmo a médio e longo prazo. Nesse caso, a Rússia detém um poder excessivo de chantagem em relação à Europa. Sua expansão pela Ucrânia torna-se uma notícia perigosa – quase tentativas de expansão ilimitada para o oeste contra a Europa e o início de uma segunda guerra fria no velho continente.
Neste caso, portanto, além da paz recém-descoberta que todos desejam no curto prazo, iniciam-se esforços de preparação de médio e longo prazo em várias frentes. A OTAN, que era, de fato, uma organização moribunda, agora ressuscitou. Todos entendem e sentem a necessidade disso. Países próximos à Rússia, como os Bálticos, Polônia, Romênia e Bulgária, estão considerando reorganizar suas defesas para lidar com qualquer futura agressão russa.
Fronteira russa com seus países vizinhos (Imagem: Reprodução | Google Maps)
Alguns meses atrás, a mesma Ucrânia parecia que poderia ser sacrificada, já que o costumeiro cordeiro para o lobo de Moscou agora está cheio de armas e conselheiros militares para se preparar para uma possível agressão.
Países europeus como Alemanha e França, que pensavam estar buscando seu próprio caminho político e defensivo contra a Rússia e a China em comparação com os EUA, agora se veem olhando mais para Washington. Eles precisam objetivamente de apoio político e militar para enfrentar a Rússia de um lado e talvez amanhã também a China. O caminho de comprar e domar o urso russo apenas com mel parece impossível. Se for com Moscou, talvez possa ser com a China também.
A lógica mudou. Portanto, se Moscou usa a mentalidade do século XIX de projeção de poder, alianças militares e flexionando seus músculos com golpes organizados com sucesso em metade do mundo, não é mais suficiente comprar seus favores com bens de consumo. A lógica do século XIX também está voltando para a Europa. Um novo espaço foi aberto em grande estilo para os EUA e a OTAN.
Para gás e energia, se hoje 30% ou 40% do fornecimento de energia vem da Rússia e esta estiver disposta a usar esses fornecimentos como alavanca política e estratégica, a Europa deve diversificar.
Tudo isso é história antiga. A OTAN nasceu no final da década de 1940 precisamente para proteger a Europa Ocidental da projeção do Exército Vermelho. A busca por petróleo e gás em todo o mundo e até mesmo o uso da própria energia soviética começou na década de 1970 após a chantagem estratégica da OPEP.
Ou seja, hoje, forças históricas além da vontade dos governos de Berlim, Paris ou Washington foram postas em movimento. Se a Ucrânia for perdida para o controle de Moscou, a Rússia se aproximará do coração europeu. A Alemanha ganhou mais com o fim da Guerra Fria. Recuperou sua unidade e tinha duas camadas de amortecedores com a Rússia, uma na OTAN, como a Polônia, e outra mais a leste, como a Ucrânia. Se a Rússia se aproximar, toda a sua perspectiva de segurança mudaria. Será que realmente quer desistir e apostar em Putin? Além de reações emocionais fáceis à ideia de guerra na Ucrânia, é improvável.
Esses movimentos se estendem desde a Guerra Fria que começou na Ásia até a Europa. É claro que o termo “segunda Guerra Fria” é impróprio, se não errôneo. A primeira Guerra Fria teve características diferentes do confronto de hoje.
Agora, há uma interconexão econômica e comercial entre a Rússia, a China e o resto do mundo que não existia na primeira Guerra Fria. Atualmente, há uma imprecisão ideológica, que não existia na primeira Guerra Fria.
Na primeira Guerra Fria, os comunistas queriam exportar seu sistema ideológico e econômico para todo o mundo, assim como os países liberais. Hoje não existe essa tentativa de exportar sua organização política e econômica para o mundo. As tensões atuais são uma mistura de questões de poder do século XIX e confrontos na plena integração econômica em um sistema comercial e financeiro unitário, porém delicado e não impecável.
Acima de tudo, ainda há uma confusão significativa nas alianças. Ainda hoje, os países europeus olham para Washington com mais interesse do que há alguns meses, embora certamente não estejam se curvando à lógica estadunidense.
Por outro lado, Rússia e China não estão totalmente alinhadas. No Cazaquistão, eles tinham objetivos diferentes.
Rússia fornece armas para a Índia e Vietnã, parte substancial de uma aliança militar que os Estados Unidos estão fortalecendo na Ásia em ação contra a China. Os chineses não querem se envolver no atoleiro ucraniano, e se não querem uma Rússia muito fraca, também não querem uma Rússia muito forte.
Os europeus temem que os EUA abandonem o velho continente em seu momento de necessidade ou mande-o se debater em missões militares com pouco significado, como aconteceu no Oriente Médio nas últimas duas décadas.
Mas essas diferenças, por sua vez, diferem entre si.
A Rússia e a China historicamente temem ser traídas uma pela outra, porque ambas podem esperar ser vendidas pela outra para os EUA em troca de benefícios grandes ou pequenos. Por outro lado, os europeus sabem que a “traição” americana sempre será relativamente pequena, um erro desajeitado, confusão e além da intenção. Mas tratando-se de lutar pela Europa, os EUA de alguma forma estará lá, mesmo que possa deixar mais bagunça do que encontrou.
É difícil comparar as diferenças, mas de fato a experiência cazaque-ucraniana pelo lado do Atlântico expressa as diferenças. Em contraste, do lado russo-chinês isso as aprofunda.
Tudo está em progresso, não há grandes certezas sobre como a situação acabará.
Na velha e cínica Europa, a força da mente racional russa baseada nos antigos princípios do poder é bem conhecida e tem seu apelo. Por outro lado, os EUA divididos entre a esquerda, profundamente acordada pelo politicamente correto, e a direita, apaixonada por seus malucos trumpistas, parece incompreensível. Essas diferenças entre o pensamento dominante nos EUA e no resto do mundo também são comprovadas pela divisão na Igreja Católica, cindida nos EUA entre direita e esquerda, apesar de ser a única religião unitária do mundo.
Ou seja, a lógica que move as políticas domésticas estadunidenses, sejam elas certas ou erradas, tornam-se cada vez mais estranhas às do resto do mundo. Aqui a “Guerra Fria 2” é uma realidade e se move conforme a antiga lógica do poder, longe das demagogias trumpianas ou da pureza dos cátaros despertados. Mesmo antes da Segunda Guerra Mundial e durante a Guerra Fria, a América estava dividida, mas a divisão refletia as divisões “europeias” com ou contra o fascismo, com ou contra o comunismo. Eram movimentos globais. Trump e acordou são coisas mais americanas que o mundo, especialmente a Europa, tem dificuldade em reconhecer.
Isso ainda leva a novos paradoxos. A lógica política doméstica estadunidense isola os EUA do resto do mundo. Mas a ordem mundial, que gira em torno dos EUA, seu “império” precisa da América. Por outro lado, a projeção financeira, comercial, tecnológica e militar dos EUA torna o império global essencial à sua própria existência.
Nisso, a Rússia também é assim para os europeus. É o charme do antigo, embora desagradável, mas compreensível. E isso também pode se aplicar à China, em seu próprio entorno. Japão e Coreia do Sul reconhecem o esforço para ordenar as relações de acordo com o antigo sistema hierárquico da centralidade chinesa. Embora talvez eles realmente não queiram, eles entendem. Por outro lado, o que os Estados Unidos realmente querem além de dizer não à China ou à Rússia?
Ainda assim, ao cavar apenas superficialmente, com a unha, vê-se que essa ordem antiga não funciona porque tudo mudou, além da compreensão fácil. Se os EUA parecem não saber o que fazer hoje e no médio prazo, sua projeção espasmódica e desordenada para o futuro parece mais promissora do que a restauração de antigas esferas de influência.
Além do sucesso ou não da campanha na Ucrânia, Putin colocou em movimento mecanismos e forças que talvez não tivesse orçado e que poderiam dominar a política global nos próximos meses e anos. E não está claro que impacto isso pode ter na própria política doméstica russa.
Em suma, como na primeira Guerra Fria, o continente eurasiano está conectado, e o que acontece no ocidente tem reflexos no oriente e vice-versa. A mensagem para os parceiros dos EUA na Ásia é: o Afeganistão foi uma retirada tática, mal executada, mas não foi uma admissão de derrota. Os EUA não estão recuando.
A mensagem para Pequim é: como evitar cair em uma armadilha como fez a Rússia? No curto prazo, há a velha e fácil lição de todos os valentões: não ameace algo que você não pode fazer ou custará muito caro bancar. Isso é especialmente verdadeiro para estados autoritários, e menos para democracias, como os EUA.
Se uma democracia se atrapalhar com uma ameaça, o presidente ou primeiro-ministro assumirá a culpa, renunciará e um novo o substituirá. Haverá danos, mas não poderia ser o fim do mundo. Se um estado autoritário se atrapalhar, o autocrata terá que negar, mentir e, eventualmente, poderá ser forçado a renunciar e todo o sistema cairá. Sistemas abertos podem permitir erros, têm mecanismos de resiliência para erros construídos neles, autocracias só apostam em resultados positivos, contratempos são mais difíceis de digerir.
Então o erro russo na Ucrânia poderia ter um toque chinês único. Em agosto de 1991, os conservadores soviéticos derrubaram o então presidente da URSS, Mikhail Gorbachev. A China, então recém-saída da repressão de Tiananmen de 1989, se reuniu com emissários soviéticos, pois ambos os lados pensavam que compartilhariam um caminho político novamente, longe da má influência ocidental.
Em 22 de agosto, aniversário de 87 anos de Deng Xiaoping, o golpe fracassou. Gorbachev foi levado de volta a Moscou; a URSS se desfez. Os caminhos políticos dos dois países divergiram novamente, mas ambos voltaram para o Ocidente. Yeltsin lançou mudanças ousadas, embora parcialmente mal concebidas; Deng renovou a política de reformas e abertura com sua turnê sulista de janeiro de 1992.
Ainda assim, muitas coisas se extraviaram nas últimas duas décadas, e a Rússia e a China se reuniram novamente contra os Estados Unidos.
A lição fácil que a China aprendeu com as reformas de Gorbachev foi: não se pode reformar ou tudo desmoronará. Mas, na verdade, o fracasso do golpe de 1991 em Moscou e o fiasco econômico pós-Tiananmen provaram que a falta de liberalização é uma armadilha mortal. Agora, o bullying russo na Ucrânia provou em poucas palavras que atacar um mundo centrado nos EUA não é muito fácil. A questão é: o que a China pode fazer para evitar, novamente, os erros e o destino russos? Possivelmente isso será um problema real no próximo congresso do Partido Comunista Chinês.
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Putin está perdendo? Artigo de Francesco Sisci - Instituto Humanitas Unisinos - IHU