• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

“A Resposta Somos Nós”: indígenas voltam às ruas de Belém durante a COP30

Foto: Ana Pessoa/Mídia Ninja

Mais Lidos

  • O botânico italiano que demonstrou que as plantas sentem e têm inteligência insiste que

    “As florestas são a única coisa que nos salvará do aquecimento global”. Entrevista com Stefano Mancuso, neurobiólogo

    LER MAIS
  • Ícone sérvio da Hodegétria, do século XIV. Atualmente no Museu Nacional da Sérvia.

    A Odēgētria e o peregrino: quando o caminho de Inácio encontra o olhar da Mãe. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • Brasil: eis a nova estratégia da direita. Artigo de Laura Silva e Almir Felitte

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

18 Novembro 2025

Manifestantes protestam contra assassinato de Guarani-Kaiowá e reivindicam urgência da demarcação de TIs e do fim do petróleo na Amazônia.

A informação é publicada por ClimaInfo, 18-11-2025.

Milhares de indígenas marcharam na 2ª feira (17/11) pelas ruas de Belém, em uma atividade da Aldeia COP, um dos espaços paralelos à programação oficial da COP30. Com o lema “A Resposta Somos Nós”, os manifestantes protestaram contra o caráter restrito da conferência, a insuficiência dos debates nas instâncias diplomáticas e cobrou mais participação das populações tradicionais, detalha o Brasil de Fato.

A violência de fazendeiros e garimpeiros contra indígenas foi abordada no ato, informa a Folha. O caso mais recente, citado na marcha, foi de um indígena Guarani-Kaiowá. Vicente Fernandes Vilhalva foi morto com um tiro na testa em um ataque atribuído a pistoleiros contra a retomada Pyelito Kue, em Iguatemi (MS), no domingo, informam Repórter Brasil, g1 e Folha. Ao menos outros quatro Guarani-Kaiowá ficaram feridos. A área integra a Terra Indígena (TI) Iguatemipeguá I, sobreposta à Fazenda Cachoeira e retomada pelos indígenas em 3 de novembro.

“Essa marcha é para trazer também essa mensagem importante da defesa da vida dos nossos defensores e defensoras, que estão fazendo a luta pelo nosso direito, pela luta territorial”, disse Kleber Karipuna, coordenador da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). “Não é possível que em pleno século 21 lideranças indígenas que estão lutando pelo seu direito sejam brutalmente assassinadas”, acrescentou.

A marcha centrou reivindicações em cinco eixos, listados pela Agência Brasil: reconhecimento territorial como política climática; desmatamento zero e fim da exploração dos combustíveis fósseis e de mineração nos territórios; proteção dos defensores; acesso direto ao financiamento climático; e participação com poder real.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, participou da marcha. No início da manifestação, ela quebrou o protocolo ao não ficar no carro principal de som, mas abraçada, cantando e dançando com outros indígenas. Quando falou ao microfone, garantiu que o governo iria anunciar novas demarcações de Territórios Indígenas.

Já no fim da tarde de ontem, o governo anunciou a demarcação de 10 TIs. A lista inclui Territórios Indígenas na Bahia, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná e São Paulo, ocupados pelos Povos indígenas Mura, Tupinambá de Olivença, Pataxó, Guarani-Kaiowá, Munduruku, Pankará e Guarani-Mbyá.

A marcha indígena na COP30 e novidades sobre demarcações de TIs foram noticiadas por Sumaúma, UOL, Brasil de Fato, Jornal de Brasília, g1, Sul21, Diário do Pará e Repórter Brasil.

Em tempo

A Jovem Campeã do Clima da COP30, Marcele Oliveira, conduziu uma roda de conversa com 30 crianças e jovens de vários países e diferentes regiões do Brasil, ontem, dia da conferência dedicado à juventude. Marcele instigou o grupo com uma pergunta dirigida às futuras salas de negociação: “Se vocês pudessem estar lá dentro, o que diriam?” As respostas foram bem diretas. Como a de João, de 11 anos, que afirmou que proporia a eliminação dos combustíveis fósseis, relata a TVT. Para ele, existem alternativas com impactos menores ao planeta. João ainda questionou quando as ideias das crianças passarão a ser implementadas, e não apenas ouvidas. “Nós vamos viver as causas das mudanças climáticas. Precisamos ter essa voz”, disse.O recado chegou às mesas de decisão ontem: quem está negociando soluções para estancar a crise climática precisa ouvir quem herdará o planeta, reforça a CNN Brasil. Isso porque mais de 600 crianças de 12 países, de quatro continentes, enviaram suas percepções, preocupações e expectativas sobre o futuro climático da Terra para organizadores da COP30, no Pavilhão de Crianças e Juventudes, na Zona Azul.

Leia mais

  • Marcha dos Povos da COP30 reúne 70 mil pessoas pelo clima
  • Agromilícia ataca retomada de Pyelito Kue e assassina Vicente Kaiowá e Guarani, deixando ainda quatro feridos
  • Guarani Kaiowá é morto com tiro na testa em área de conflito no MS
  • A verdade da COP grita desde Iguatemi, presidente Lula: agromilícia assassina Vicente Kaiowá e Guarani com a negligência do Estado
  • Os indígenas na centralidade da COP30: mas até onde é para valer. Artigo de Clovis Antonio Brighenti
  • Na abertura da Aldeia da COP, indígenas pedem “demarcação já”
  • COP30: Conselho Nacional de Direitos Humanos quer decreto de calamidade contra violência a indígenas
  • Um protesto indígena interrompe a sede da COP30: “Nossa terra não está à venda”
  • A flotilha indígena zarpa: 3 mil quilômetros pela Amazônia para levar a voz de seu povo à COP30
  • ‘Garantir participação indígena já é conquista’ da COP30, diz Sonia Guajajara
  • Sonia Guajajara: ‘Esta será a maior COP em participação e protagonismo indígena da história’
  • COP30: O desafio dos indígenas para serem ouvidos
  • Povos indígenas propõem metas para a COP30
  • Organizações indígenas criam estratégia para incluir demarcação de terras como política climática na COP30
  • Pré-COP Indígena reafirma protagonismo dos povos originários na COP30
  • Indígenas reivindicam participação direta nas decisões da COP30
  • Líderes indígenas reivindicam mesmo peso que chefes de Estado na COP30
  • “A Resposta Somos nós”, dizem povos indígenas sobre crise climática
  • Maior mobilização indígena do Brasil pede demarcação como política climática para COP30

Notícias relacionadas

  • A ambígua e ineficiente política indigenista brasileira. Entrevista especial com Egydio Schwade

    LER MAIS
  • “A valorização do Centro Histórico com o uso social que se pode fazer do Cais Mauá não pode ser reduzida a ganhos econômicos”, diz o sociólogo.

    A cidade (rebelde) da modernidade tardia contra a cidade fordista-industrial. Entrevista especial com Milton Cruz

    LER MAIS
  • Acordo de Paris sobre o clima é aprovado pelo Plenário e vai à promulgação

    O Brasil deverá ser o primeiro país a ratificar o acordo que visa fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima, [...]

    LER MAIS
  • Quinto vazamento de petróleo do ano pinta de preto a Amazônia peruana

    Horas depois do Dia Internacional dos Povos Indígenas, as imagens de fontes de água da Amazônia tingidas de petróleo volta[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados