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Entre a doutrina social e a regra da fraternidade. Entrevista com Rocco D'Ambrosio

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12 Mai 2025

"Vamos ficar pelas impressões, pelas primeiras, talvez elas possam ser as decisivas". O professor Rocco D'Ambrosio, professor de filosofia política na Pontifícia Universidade Gregoriana e várias vezes professor visitante em algumas universidades americanas, começa pelo nome e explica: "Leão recorda Leão XIII, o Papa que trouxe uma reviravolta na doutrina social, na verdade, ele iniciou a doutrina social moderna. Mas também nos faz pensar em Frei Leão, o homem que mais do que qualquer outro permaneceu próximo de São Francisco."

A entrevista é de Alberto Bobbio, publicada por L'Eco di Bergamo, e reproduzida por Settimana News, 12-05-2025.

Eis a entrevista.

Então uma continuidade, mas também uma mensagem específica?

Certo. Ela reúne a doutrina social e a chamada regra da fraternidade, a nova regra de Francisco que Frei Leão escreveu junto com o santo de Assis na Fonte Colombo em 1223, depois confirmada com a carta de Honório III. Em sua encíclica mais famosa, Leão XIII fala de justiça no trabalho e para os trabalhadores e se distancia tanto das soluções liberais quanto das marxistas. No ensinamento da Igreja, o trabalhador vem em primeiro lugar, depois o trabalho, e somente em terceiro lugar vai o lucro. Hoje a perspectiva parece invertida e às vezes temos que fazer como Jesus fez quando expulsou os mercadores do templo.

Papa americano?

Prevost passou a maior parte de sua vida na América Latina e no Peru, embora tenha nascido nos Estados Unidos. E isso também nos faz refletir, e depois sua dupla passagem por Roma como jovem estudante, Padre Geral dos Agostinianos e depois nos últimos dois anos Prefeito do Dicastério dos Bispos, um dos mais estratégicos de um Pontificado. A origem é cosmopolita, filho de imigrantes franceses e espanhóis com uma pitada de sangue italiano. Por fim, o caminho cultural com estudos em direito canônico aliado a muito empenho pastoral junto ao povo. Papa americano é uma definição incorreta e reducionista. O período americano diz respeito à infância, ao início dos estudos, à juventude. Depois ele foi para outro lugar.

Em sua saudação na Loggia delle Benedizioni, ele falou em italiano e espanhol, mas não em inglês. Por que, na sua opinião?

Esta também é uma mensagem bastante precisa. Ele estava se dirigindo à Igreja de Roma, da qual é bispo e somente por esta razão ele é Papa. Então ele usou a linguagem do coração, que parece não ser inglês, mas espanhol.

Trump, no entanto, imediatamente correu para o abraço.

Sabemos como é o presidente Trump. Ele tende a entrar na rede primeiro, geralmente com um saque. Mas uma piada não cria um relacionamento e não muda as pessoas. Um amigo americano me disse uma vez que eles são americanos e... Está no DNA deles. A identidade americana é multiétnica e nela há aceitação, solidariedade, abertura ao mundo. Todas as qualidades que o Papa Leão parece ter. Esses são os verdadeiros americanos. Prevost é filho de imigrantes e depois foi trabalhar na outra América. Em suma, totalmente americano, sem que ninguém precise sublinhar, a menos que os objetivos sejam outros.

Ter sido até há poucos dias também presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina acrescenta ao seu excelente conhecimento de todos os problemas, mesmo os mais ocultos, dentro e fora da Igreja.

E os temas caros ao Papa Francisco?

O discurso, porque foi isso que foi, da Loggia delle Benedizioni foi um pequeno manual de continuidade com Francisco, especialmente quando ele mencionou a sinodalidade. Mas cada Papa é ele mesmo, não há ninguém que seja fotocópia de outro. O Papa, como todo homem, é único e irrepetível.

No discurso a palavra paz é usada muitas vezes e nunca a palavra guerra. O que isso significa para um agostiniano?

Devemos honrar Santo Agostinho, que foi usado, muitas vezes maliciosamente, por aqueles que querem justificar guerras de todos os tipos. Não. Santo Agostinho simplesmente apela ao princípio da autodefesa. O Papa Leão quis falar positivamente na noite de quinta-feira, para indicar um caminho além dos conflitos. Ele repetiu isso muitas vezes para que ficasse claro qual era o primeiro problema em sua agenda.

A história da Sé Apostólica, especialmente no século passado, gira em torno da palavra paz. Há aqueles, no mundo e na Igreja, que atenderam aos apelos, aqueles que se propuseram a trabalhar pela paz com determinação, mas também aqueles que voltaram os olhos e os corações para o outro lado. Mas a Igreja nunca parou, de Bento XV a João XXIII, passando pelo Papa Francisco, com suas palavras e as dos diplomatas do Vaticano, ajudando o mundo a iniciar processos de paz. Os Pontífices nunca se contentaram com o desejo.

Prevost está em perfeita continuidade com todos os seus predecessores, com a paz no topo de cada pensamento, porque no topo de cada pensamento de Jesus: A paz esteja convosco! Deveria se tornar a saudação usual para o mundo inteiro.

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