• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

A “boiada do petróleo” passa na foz do Amazonas

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

18 Abril 2025

No início da pandemia de COVID-19, em maio de 2020, o então ministro do Meio Ambiente do governo Bolsonaro, Ricardo Salles, sugeriu numa reunião ministerial que era a hora de “passar a boiada” sobre a legislação ambiental. Salles queria aproveitar o foco da imprensa na doença, que apavorava a população, para provocar estragos no clima e no meio ambiente, temas tão desprezados tanto por ele como por seu chefe.

A reportagem é publicada por ClimaInfo, 15-04-2025.

Mas, nos quatro anos de Bolsonaro na presidência, assim como nos dois anos e meio de Michel Temer no cargo, não houve qualquer oferta ao mercado de áreas para exploração de combustíveis fósseis na foz do Amazonas. Aliás, foi no governo Temer que a então presidente do Ibama, Suely Araújo, hoje coordenadora de Políticas Públicas do Observatório do Clima (OC), negou uma licença para a francesa Total Energies perfurar um poço de petróleo numa área próxima ao atual FZA-M-59, da Petrobras. Foi uma decisão técnica, baseada nas evidências do alto risco que tal empreendimento representa para uma região ao mesmo tempo rica e frágil em termos ambientais. A foz só seria lembrada no final de 2022, no apagar das luzes do governo Bolsonaro, quando a petroleira estatal brasileira começou o processo de licenciamento no órgão ambiental para o bloco 59.

Por isso, é chocante que, em seu esforço para reconstruir uma Petrobras combalida pela tentativa de privatização do governo anterior, Lula esteja olhando para o passado fóssil ao invés do futuro renovável. Justo o governo que colocou o Brasil de volta ao multilateralismo climático abandonado por seu antecessor, vem agora oferecer 47 blocos na foz do Amazonas a petroleiras. A confirmação da oferta dessas áreas no leilão que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) promoverá em junho foi feita na 2ª feira (14/4).

A inclusão destes blocos no certame contradiz frontalmente a tentativa de Lula de protagonizar a agenda global de transição energética. E também coloca em xeque suas prioridades: se o interesse privado de um punhado de empresas por explorar petróleo no Brasil “até a última gota” ou a segurança e o bem-estar da população brasileira diante dos eventos extremos oriundos das mudanças climáticas, que têm na queima de combustíveis fósseis sua principal causa.

Sem falar que a venda dessas áreas no litoral amazônico se dará a menos de cinco meses da COP30, que vai acontecer em Belém, a cerca de 500 km do FZA-M-59, e mais perto ainda de áreas da foz que estarão no leilão, como se vê no mapa das áreas disponibilizado pela ANP. Os petroestados que participarão da conferência do clima certamente estão agradecendo por este salvo-conduto para manter os fósseis longe das decisões da COP.

A “boiada do petróleo” sobre a foz do Amazonas, contudo, não se restringe ao leilão da agência, já que em muitas licitações não há oferta das petroleiras, mesmo com interesse prévio das empresas. Só que o novo “leilão do fim do mundo” espera a decisão do Ibama sobre a licença para a Petrobras perfurar um poço no bloco 59. É essa a “porteira” a ser aberta para a “boiada” atropelar o grande sistema recifal amazônico, os manguezais do litoral Norte e os Povos Indígenas e as comunidades ribeirinhas do Amapá, sem contar o clima do nosso planeta. Esse é o motivo de tantos impropérios e ataques “nível 5ª série” que o Ibama tem recebido. Não se trata de um eventual problema com a competência técnica do órgão, mas de uma disputa econômica feita em baixíssimo nível.

A estratégia do mercado petrolífero é óbvia: a Petrobras, como uma empresa controlada pelo governo, pode tentar “atropelar” as decisões técnicas do Ibama, fazendo pressão política sobre o órgão ambiental. É por isso que Alexandre Silveira, titular do Ministério de Minas e Energia (MME), pasta à qual a petroleira estatal está vinculada, ampliou seus ataques ao Ibama. É por isso que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), responsável por votar [ou não] matérias de interesse do governo, disse que o órgão “boicotava o Brasil”. É por isso que o presidente Lula, que, embora entusiasta da exploração de combustíveis fósseis na foz do Amazonas, mantinha-se neutro no debate, resolveu, desde fevereiro, acusar o Ibama de “lenga-lenga” e de “atuar contra o governo”.

O novo “leilão do fim do mundo” deixa óbvio que não se trata apenas de uma “licença para fazer pesquisa numa pequena área” no litoral da Amazônia, como os defensores da exploração de petróleo no Brasil “até a última gota” tentam difundir. A autorização para a Petrobras no FZA-M-59 facilitará outros pedidos de licença para explorar combustíveis fósseis na região. Como o jogo imposto pelas petroleiras é fazer crer que a decisão técnica não importa, se o Palácio do Planalto aceitar esse jogo, tudo dependerá da vontade política de quem o ocupar.

Só que já sentimos na pele os estragos que “vontades políticas” podem causar. A “boiada” de Bolsonaro quase causou o genocídio do Povo Yanomami; abriu a Floresta Amazônica para o desmatamento e para o garimpo ilegal; e não investigou um megavazamento de petróleo que atingiu toda a costa do Nordeste.

A emergência climática é real. É ela que está afetando a produção dos alimentos, jogando seus preços para o alto e afetando a inflação, algo caro para Lula e que está corroendo sua popularidade. Que deixou o Rio Grande do Sul debaixo d’água por um mês há quase um ano. Que provocou secas severas por dois anos consecutivos na Amazônia, afetando a vida de populações ribeirinhas. Que vem provocando ondas de calor fora de época em todo o país e alimentando incêndios no Pantanal, na Amazônia e no Cerrado.

E tudo isso causado principalmente pela queima de combustíveis fósseis que a “boiada do petróleo” quer passar sobre a foz do Amazonas, sob as bênçãos de parte do governo.

Leia mais

  • Pressão do governo por petróleo na foz do Amazonas ganha reforço
  • Petróleo na Foz do Amazonas: é hora de o Brasil descer do muro rumo à verdadeira transição energética. Entrevista especial com Ilan Zugman
  • O negacionismo científico que se recusa a reconhecer recifes da Foz do Amazonas é o mesmo que defende extração de petróleo na região. Entrevista especial com Ronaldo Francini-Filho
  • Raoni cobra de Lula a não exploração de petróleo na foz do Amazonas
  • Licença para Petrobras na foz do Amazonas abriria “porteira” na região
  • A outra disputa por petróleo na Margem Equatorial
  • Amazônia desponta como nova fronteira global do petróleo
  • Mês decisivo para a foz do Amazonas e o clima do planeta
  • Se cumprir meta climática, Brasil não precisará importar petróleo, nem explorar Foz do Amazonas
  • Dique rompe e agrava impacto de vazamento de petróleo no Equador
  • Equador: principal entidade indígena respostas sobre vazamento de petróleo
  • Vazamento de petróleo no Equador já atinge meio milhão de pessoas
  • Petróleo é veneno para a Amazônia, do Amapá ao Equador
  • Vazamento de petróleo na foz do Amazonas contaminaria Amapá e países vizinhos
  • Explorar petróleo será “decisão nacional”, diz presidente da COP30
  • MME critica Ibama por demora em marcar reunião sobre a foz do Amazonas
  • Metade dos brasileiros é contra exploração de combustíveis fósseis na foz do Amazonas
  • Para especialista, Brasil pode ter grandes prejuízos com exploração de petróleo na Foz do Amazonas
  • Pressão de Lula por licença na Foz do Amazonas ameaça liderança do Brasil na COP30
  • Na visita de Lula a Belém ativistas protestam contra exploração de petróleo na foz do Amazonas
  • O “banho” de petróleo de Lula e Alcolumbre na Amazônia
  • Invasões avançam no Oiapoque à espera do petróleo na foz do Amazonas
  • Lula defende Marina Silva no licenciamento para petróleo na foz do Amazonas
  • Ala pró-petróleo do governo teme proximidade da COP30 e pressiona por licença para a foz do Amazonas
  • Ministro de Minas e Energia afirma que Ibama vai autorizar exploração de petróleo na foz do Amazonas
  • Lula promete a Alcolumbre liberar exploração de petróleo na foz do Amazonas
  • Presidente da COP30 não vê contradição entre petróleo na foz do Amazonas e agenda ambiental de Lula
  • Lula critica Ibama por “lenga-lenga” na licença para Petrobras explorar a foz do Amazonas
  • Invasões avançam no Oiapoque à espera do petróleo na foz do Amazonas
  • Lula promete a Alcolumbre liberar exploração de petróleo na foz do Amazonas
  • Ala pró-petróleo do governo teme proximidade da COP30 e pressiona por licença para a foz do Amazonas
  • Ministro de Minas e Energia afirma que Ibama vai autorizar exploração de petróleo na foz do Amazonas

Notícias relacionadas

  • FLM é incentivada a rever investimentos em empresas de combustíveis fósseis

    Bispa Elizabeth A. Eaton, presidente da ELCA, discursando na Assembleia Geral em Nova Orleans (Foto: Reprodução/ELCA) As aç[...]

    LER MAIS
  • A indústria petrolífera e a morte dos recifes de corais em todo o mundo

    LER MAIS
  • Brasil licencia nova termelétrica a carvão

    LER MAIS
  • A Petrobras e a liquidação do futuro

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados