30 Abril 2025
Um dos pontos-chave da série britânica é a falta de conhecimento dos jovens sobre a chamada manosfera, o conjunto de comunidades antifeministas da internet que dão conselhos sobre "como ser homem" e que não para de crescer nos últimos anos.
A reportagem é de Marta Borraz, publicada por El Diario, 14-04-2025.
Adolescência se tornou um fenômeno sobre o qual todo mundo fala. 96,7 milhões de pessoas assistiram à série da Netflix, cuja premissa inicial (Jamie, de 13 anos, é acusado de assassinar sua colega de classe Katie) se torna um recurso para alcançar novas gerações. A produção britânica se aprofunda na radicalização masculina nas redes sociais e em como a chamada manosfera captura os jovens, mas, acima de tudo, é um espelho do mundo adulto que os cerca. A série retrata o clima que permite que esses discursos sexistas e ultraliberais que recebem online criem raízes e levanta uma ideia-chave: em geral, os adultos desconhecem os códigos de pelo menos alguns dos jovens.
Na série, é, de fato, o filho de um dos policiais que investigam o assassinato quem explica ao pai algumas das teorias que circulam na manosfera. Entre elas, a filosofia da pílula vermelha, baseada no filme Matrix, que remete a um suposto despertar dos homens para o feminismo. Há também a regra 80/20, que afirma que 80% das mulheres se sentem atraídas por apenas 20% dos homens, então todos devem "competir" para fazer parte deste último grupo — uma ideia que muitas vezes leva a culpar as mulheres pela frustração sexual ou relacional dos homens.
O abismo entre adultos e jovens que a série retrata não é exclusivo da ficção. “Há uma lacuna enorme entre a vida educacional e familiar e a juventude”, argumenta Iván Gombel, doutor em estudos de gênero que ministra workshops para famílias e estudantes. Em sessões recentes com adultos, ela corroborou essa impressão: “Geralmente, eles não sabem o que é a manosfera. São muito sensíveis ao medo das mídias sociais e do uso de telas, mas, além de saberem que seus filhos são muito viciados, não têm muita informação sobre o que estão assistindo, como se sentem a respeito ou o que os motiva a assistir”.
A realidade é que há jovens que encontraram na chamada manosfera (derivado das palavras inglesas man e sphere) um discurso que os atrai. Este termo, que se tornou popular nos últimos anos, refere-se ao grupo de comunidades masculinas online politicamente associadas à extrema-direita, que espalham mensagens sobre como ser homem e como "ficar" com mulheres. Eles operam em diferentes plataformas, como YouTube e TikTok, e em vários formatos (ao vivo, vídeos, podcasts) e são "mais heterogêneos do que parecem", observa a socióloga Elisa García-Mingo.
E é comum que suas mensagens se adaptem aos contextos. García-Mingo, especialista nesse tipo de conteúdo, explica que na Espanha as subculturas incel mencionadas em Adolescência "não são tão comuns", abrangendo homens que se autoidentificam como incapazes de ter relações sexuais com mulheres, às quais enviam constantemente mensagens de ódio. "Há ideias surgindo entre os incels que tiveram um forte impacto, mas o modelo mais difundido aqui é a construção do 'homem-projeto' baseado no conceito de sucesso social e econômico".
É isso que esses influenciadores da masculinidade chamam de ser um “homem de alto valor”, um conceito que é propagado repetidamente nos vídeos que eles postam nas redes sociais, nos quais dão conselhos sobre como atingir esse suposto ideal. O discurso é baseado em ideias ultraliberais e estereótipos tradicionais de gênero: um "homem de grande valor" — ou "o 1%", como também são conhecidos — deve ser forte, parecer invulnerável e sempre confiante, não se deixar levar pelas emoções, ser bem-sucedido e rico, aperfeiçoar sua aparência física, ser desejável para as mulheres (outros homens nem são mencionados) e retomar o papel de provedor.
Um dos episódios de Adolescência nomeia Andrew Tate como uma das principais figuras da manosfera, um homem que foi acusado de tráfico de pessoas e agressão sexual. Na Espanha, Amadeo Llados foi um pioneiro desse discurso, mas um tour virtual mostra que há vários perfis espalhando essas mensagens hoje em dia.
“Se há uma coisa que caracteriza a energia masculina, é segurança, estabilidade e liderança”, diz Joel Acevedo, que tem quase 100.000 seguidores no Instagram, em um de seus vídeos. “Todo homem que se torna emocional e instável está em sua polaridade feminina”, ela continua, antes de censurar aqueles que “estão sensíveis hoje, chorando por tudo”. "Você acha que esse é um homem capaz de ser o líder no relacionamento? [...] O que as mulheres querem é um homem dominante, um líder, alguém que tenha iniciativa e seja protetor." “A depressão não existe; é a desculpa que os homens usam hoje em dia para não se esforçarem o suficiente”, diz Jan Jiménez em um vídeo no TikTok, onde tem 450.000 seguidores, no qual incentiva os homens a “serem confiantes” com imagens de notas, carros de luxo, academias e mulheres.
Dioni García, com quase meio milhão de seguidores, afirma que "o segredo" para flertar "passivamente" e "não correr atrás de mulheres" é "se tornar uma pessoa responsável, melhorar sua imagem e se tornar mais atraente". Em outro vídeo dele, aparecem imagens de um menino pintando as unhas e carregando uma bolsa. "Você não é um homem, você é uma criança. Boa sorte na vida", conclui. O influenciador dá conselhos abertamente, mas também anuncia a possibilidade de se juntar à sua "comunidade privada de homens", onde promete "transformar vidas" em 90 dias. Há também um curso intensivo individual de quatro semanas por 697 euros ou sessões de mentoria de uma hora por 197 euros.
As mensagens também traçam um suposto ideal de como as mulheres devem ser, que sustenta os mandatos de gênero, fundamentalmente no que diz respeito à sua vida sexual. A premissa é que se uma mulher teve “muitos” parceiros sexuais, ela não é desejável. Nos homens, ocorre o oposto. “Mulheres promíscuas perdem valor no mercado sexual” é o título de um dos vídeos em que Jota Vallenilla, do Red Pill Podcast — que tem 400 mil seguidores no YouTube — debate com outros convidados do podcast.
Ao longo da conversa, ele garante a três mulheres que concordam com ele e a uma que discorda que as mulheres são “as guardiãs do sexo” e os homens são “os guerreiros” e “conquistadores”: “Uma guardiã que deixa 50 soldados invadirem seu castelo é uma merda, um conquistador que invade 50 castelos é uma lenda”, compara com convicção. Também oferece aos seus seguidores um “clube da pílula vermelha 3.0” por 15 euros por mês.
A influenciadora apresenta uma sociedade estereotipada baseada na divisão sexual como um ideal. “Geralmente, quando uma mulher traz mais dinheiro para casa, ela tende a perder o respeito pelos homens”, diz ela. "Quando vocês são os que lavam a louça, preparam o almoço e trocam as fraldas do bebê enquanto a esposa traz o dinheiro para casa, outro homem, ainda mais inteligente que você, vai aparecer e tirar sua esposa de vocês", explica ele. Outra de suas hipóteses é que "as mulheres tradicionais têm muito mais valor" porque hoje a maioria das mulheres "não tem sua sexualidade respeitada" e, portanto, as primeiras "são mais difíceis de encontrar".
Uma das principais características da manosfera é sua posição marcadamente antifeminista. Suas mensagens frequentemente retratam os homens como prejudicados pelo avanço dos direitos das mulheres, retratando-os como supostamente "privilegiados", enquanto eles se percebem como vítimas. Uma ideia que acabou pegando entre parte da população e é pensada por 60% dos homens, segundo pesquisa recente da Ipsos. A negação da violência de gênero e a criminalização de migrantes sustentam esses tipos de espaços, com discursos que replicam aqueles defendidos por grupos e partidos de extrema-direita.
Em suas oficinas com jovens, Iván Gombel observa como esses setores "buscam capitalizar o descontentamento masculino" e "brincam com a autoestima" dos jovens, que "estão viciados em receber um objetivo claro e inabalável para culpar". Um estudo recente do European Policy Center estima que não é apenas o antifeminismo que as radicaliza, mas também a insegurança econômica. "No entanto, há estudos que apontam que esses problemas não são resolvidos dentro da manosfera; na verdade, eles são amplificados", ressalta o especialista. García-Mingo aponta na mesma direção: "Essas são mensagens muito individualistas e muitas vezes constroem falsas promessas que inicialmente proporcionam uma sensação de alívio, mas podem ser uma fonte de grande frustração".
Nesse sentido, um dos criadores de Adolescência, Jack Thorne, explicou que ele mesmo, quando jovem, pode ter se sentido atraído por essas ideias. "Eles dão sentido ao isolamento, àquele sentimento interior de não ser atraente, de não poder participar de conversas ou ser a pessoa que quero ser, e de ficar sozinho para sempre", disse ele. A série descreve parte do universo interior de Jaime e se concentra em seus arredores. "A questão relevante que devemos nos fazer é por que esses discursos são bem-sucedidos e quais são as falhas nas estruturas de socialização (família, centro educacional, etc.) que permitem que essas ideias germinem?" pergunta Gombel.
García-Mingo, por sua vez, lamenta "quão alheios nós, adultos, temos sido" ao que está acontecendo nas redes sociais. Em geral, nas palestras que dou sobre a manosfera para profissionais de serviço social, autoridades policiais e até professores, percebo que muitos acabam dizendo que não sabiam de nada. Tínhamos a sensação de que nossos filhos estavam seguros em casa, e então nos deixamos levar pelo pânico tecnológico e pelo discurso sobre os perigos da pornografia, ignorando outras fontes, mas as respostas são abrangentes. Gombel oferece uma primeira ideia para pais preocupados: “Converse com seus filhos adolescentes, interesse-se pelo que eles consomem, pergunte a eles, converse e aproxime-se deles”.