25 Março 2025
“Adolescência” é uma minissérie britânica da Netflix é brutal e tornou-se um sucesso mundial.
O comentário é de Fátima Cirne, publicado em seu Facebook, 24-03-2025.
A minissérie britânica “Adolescência”, que estreou na Netflix no dia 13 de março, vem causando grande repercussão. Conquistando um espaço dentro do Top10 da plataforma, a produção rapidamente captou o público em diversos países..
O drama de enredo denso é filmado em um único plano-sequência – sem cortes invisíveis ou edição digital – e acompanha uma investigação de assassinato cujo principal suspeito é um menino de 13 anos. Embora seja inspirada em eventos que de fato aconteceram, a história não foi construída com base em um caso específico.
Cenas do da minissérie "Adolescência" (Fotos: Reprodução/Netflix).
Em quatro episódios filmados em uma única tomada, a trama acompanha a trajetória do jovem Jamie Miller (Owen Cooper), de 13 anos. O jovem é acusado de assassinar uma garota da escola onde estuda e a vida da família Miller é virada de cabeça para baixo. O laço entre pai e filho é comprometido conforme a linha entre inocência e culpa se torna cada vez mais tênue.
Com roteiro desenvolvido por Stephen Graham – que também dá vida a Eddie Miller, pai de Jamie –, a série aborda temas como os perigos das redes sociais, bullying, misoginia, além do papel masculino na sociedade. Em entrevista ao portal do streaming, Tudum, Stephen afirmou que o foco da produção é causar reflexão.
“Houve um incidente em que um menino (supostamente) esfaqueou uma garota e isso me chocou. Fiquei pensando: o que está acontecendo? O que está ocorrendo na sociedade para que um menino esfaqueie uma garota até a morte? Qual foi o estopim disso?’ E então aconteceu de novo, e de novo, e de novo. Realmente queria lançar uma luz sobre isso e perguntar: ‘por que isso está acontecendo hoje? O que está rolando? Como chegamos a esse ponto?”, questionou Stephen.
Adolescência marca a estreia de Owen Cooper como ator. Aos 15 anos, Owen foi escolhido pelo diretor de elenco entre 500 candidatos. “Eu nunca havia trabalhado antes, então apenas mandei uma fita, sem esperar muito”, disse ao jornal The Guardian. “Voltei da escola e minha mãe me disse que consegui o papel”.
Minha opinião: Essa é a série mais honesta que já vi. Assistam!