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O que significa o ‘não’ do Papa para o debate católico sobre as diáconas?

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12 Setembro 2024

"Uma decisão, seja pela restauração das diáconas, por manter o diaconato exclusivamente masculino, ou por descartar definitivamente a ordenação feminina ao diaconato, implica algum desenvolvimento na compreensão da tradição da Igreja", escreve Sebastian Gomes, editor-executivo de áudio e vídeo de America, em artigo publicado por America, 10-09-2024.

Eis o artigo.

Você já ouviu isso antes: "O Papa Francisco está causando confusão". Quase uma dúzia de anos após o início deste papado, começo a achar que há alguma verdade nisso, especificamente na questão da restauração das diáconas na Igreja Católica.

Admito, fiquei tão surpreso quanto qualquer um com alguns dos comentários e decisões de Francisco. Seu comentário "Quem sou eu para julgar?"; sua permissão para que católicos divorciados e recasados recebam os sacramentos; sua assinatura de um documento sobre a fraternidade humana afirmando que Deus quis o pluralismo religioso. Todas surpresas, mas nunca "confusas" para mim. Até agora. Em abril deste ano, o Papa Francisco se encontrou com Norah O’Donnell, da CBS News, para uma entrevista abrangente na qual ela lhe perguntou se uma menina teria algum dia a oportunidade de se tornar diácona. Sua resposta? Um claro e definitivo "Não".

O Papa Francisco se senta exclusivamente com a âncora do "CBS Evening News", Norah O'Donnell, no Vaticano em 24-04-2024, para uma entrevista antes do Dia Mundial das Crianças, inaugural do Vaticano. (Foto OSV News/Adam Verdugo, cortesia, 60 Minutes, CBS NEWS)

Então, o que há de "confuso" nisso? Bem, seu comentário pareceu acabar com um dos discernimentos comunitários mais robustos que estão acontecendo na Igreja universal hoje. E não é o Papa Francisco um defensor do discernimento e do diálogo? De fato, ele convocou duas comissões papais para estudar as diáconas em 2016 e 2020. Ele lançou o atual Sínodo sobre a Sinodalidade, que despertou um grande interesse no tema entre os católicos, e uma proposta do sínodo solicitou explicitamente a continuação do estudo da questão. Não é preciso dizer que o "não" do papa foi um pouco... confuso.

A sensação foi amplificada na época, pois eu estava no meio de uma pesquisa significativa sobre o estado atual da discussão sobre a restauração das diáconas na Igreja Católica para um novo vídeo explicativo. O resultado dessa pesquisa é "Diáconas e a Igreja Católica", que pode ser visto no YouTube.

Nós da revista America sentimos que o tema demandava uma introdução nova, abrangente e acessível, que relatasse a história do diaconato, incluindo a presença de diáconas no primeiro milênio do cristianismo, e explorasse o estado atual da questão. O objetivo não era advogar a favor ou contra a restauração das diáconas. Era uma resposta a um impulso real das comunidades católicas de base ao redor do mundo, que, especialmente durante as consultas sinodais de 2021-24, se viram discutindo e discernindo a questão, com base nas necessidades pastorais de suas comunidades e nos ministérios semelhantes ao diaconato que algumas mulheres católicas já estão realizando. Em outras palavras, o vídeo é uma reflexão de um discernimento preexistente e contínuo, do qual mais católicos deveriam ser informados e convidados a participar. É, discutivelmente, a proposta mais madura derivada do discernimento sinodal na Igreja Católica hoje, com amplas implicações para a evangelização, a dignidade das mulheres e a integridade das nossas estruturas eclesiais.

Embora o anúncio inesperado do papa em 2016 para convocar uma comissão papal tenha sido manchete e provavelmente tenha sido a primeira vez que a maioria dos católicos considerou a questão das diáconas, não foi uma decisão nova.

Podemos rastrear a conversa até o Concílio Vaticano II na década de 1960, quando, após um estudo cuidadoso, os bispos do mundo restauraram o diaconato permanente para os homens. As diáconas não foram oficialmente discutidas no concílio; mas nas décadas seguintes, surgiu um grande debate sobre a ordenação de mulheres ao sacerdócio. Entre 1976 e 2010, várias declarações do Vaticano descartaram a ordenação de mulheres como sacerdotes, mas nunca descartaram a ordenação de mulheres ao diaconato. Em 1992, o Cardeal Joseph Ratzinger — o futuro Papa Bento XVI — designou a Comissão Teológica Internacional para estudar a questão das diáconas na Igreja primitiva. O período inicial de estudo de cinco anos foi considerado insuficiente, então Ratzinger aprovou um segundo mandato de cinco anos para que uma subcomissão completasse o trabalho. Finalmente, em 2002, após um exaustivo estudo de 10 anos, a comissão concluiu: “No que diz respeito à ordenação de mulheres ao diaconato... cabe ao ministério do discernimento que o Senhor estabeleceu em sua Igreja pronunciar-se autoritativamente sobre essa questão”.

Não é surpreendente que as comissões papais de 2016 e 2020 não tenham conseguido concordar em todas as questões históricas e teológicas. Nenhum dos relatórios finais dessas comissões foi tornado público, mas, na ausência de declarações em contrário, parece que a conclusão da Comissão Teológica Internacional de 2002 ainda é válida: “cabe ao ministério do discernimento que o Senhor estabeleceu em sua Igreja pronunciar-se autoritativamente sobre essa questão”.

A verdade é que não há mais pedras para virar. Esta não é uma questão que provavelmente será resolvida por mais pesquisas históricas. Sabemos o que sabemos. Sabemos que a primeira referência a um diácono no Novo Testamento é a Phoebe, uma mulher. Sabemos sobre as ordenações de diáconas em várias partes da Igreja no primeiro milênio. Sabemos que algumas eram diferentes das ordenações diaconais masculinas e algumas eram iguais. Sabemos que, por várias razões, as diaconisas desapareceram na Idade Média. Sabemos que o diaconato se desenvolveu em um ministério transitório a caminho do sacerdócio. Sabemos que o Concílio Vaticano II restaurou o diaconato para os homens. Sabemos que nem o Santo João Paulo II nem Bento XVI descartaram o ministério das mulheres como diáconas, apesar de descartarem o sacerdócio feminino. Sabemos que o papado de Francisco e o Sínodo sobre a Sinodalidade reacenderam a questão a partir das bases, e que católicos ao redor do mundo estão discutindo e discernindo ativamente a possibilidade de diáconas.

Há uma diferença entre o discernimento ativo e simplesmente esperar pelo perfeito pedaço de evidência histórica ou argumento teológico para fornecer uma resposta. A história é mista e os teólogos não estão em concordância. O discernimento ativo de toda a Igreja—o magistério e o povo de Deus — exige uma confiança humilde de que Deus acompanha a Igreja enquanto considera essa questão, hoje. Uma decisão, seja pela restauração das diáconas, por manter o diaconato exclusivamente masculino, ou por descartar definitivamente a ordenação feminina ao diaconato, implica algum desenvolvimento na compreensão da tradição da Igreja.

Para mim, essa realização tem sido ao mesmo tempo libertadora e assustadora. Após muita pesquisa sobre a história e os diversos argumentos teológicos, consigo ver o imenso valor em abordar a questão sinodalmente, porque o discernimento precisa acontecer em conjunto. Um bom conselho é oferecido por Dom W. Shawn McKnight no fim do nosso vídeo: “Precisamos focar principalmente na vontade de Deus. Qual é a mente de Cristo nisso? Qual é o movimento do Espírito Santo, independentemente das nossas noções preconcebidas e perspectivas, e talvez até mesmo das nossas ideologias? Precisamos aprender a deixá-las de lado para fazer a vontade de Deus”.

Então, o que significa o "não" do Papa Francisco para esse discernimento comunitário de longa data, que ele incentivou e que continua a ganhar força nas comunidades de base ao redor do mundo? Admito que estou confuso. Mas Sheila Pires, uma oficial de comunicações do Sínodo sobre a Sinodalidade, apresentada em nosso vídeo, vê a questão desta maneira: “Essa foi uma resposta a uma entrevista. Não é um decreto ou algo assim do Papa Francisco.” Ela apontou que o papa enviou oficialmente a questão para mais um comitê para estudo adicional, com conclusão prevista para o verão de 2025, e acrescentou: “Todos nós estamos tendo essa conversa em vários webinários, em nível local, continental e internacional, e a questão do diaconato feminino ainda está lá... Não vejo o discernimento se arrastando para sempre.”

Por enquanto, os católicos podem assistir e discutir o vídeo e praticar a escuta sinodal uns com os outros. Esse é o melhor exercício para preparar nossos corações para o que o Espírito Santo está pedindo à Igreja sobre essa questão hoje.

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