Leão XIV: cidadão do mundo, missionário do século XXI. Prevost concede sua primeira entrevista a Elise Ann Allen

Foto: Wikimedia Commons | Wojciecho69

Mais Lidos

  • Em vez de as transformações tecnológicas trazerem mais liberdade aos humanos, colocou-os em uma situação de precarização radical do trabalho e adoecimento psicológico

    Tecnofascismo: do rádio de pilha nazista às redes antissociais, a monstruosa transformação humana. Entrevista especial com Vinício Carrilho Martinez

    LER MAIS
  • A Espiritualidade do Advento. Artigo de Alvim Aran

    LER MAIS
  • Desatai o futuro! Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

10 Setembro 2025

  • O livro será publicado pela Penguin Peru e estará disponível nas livrarias de todo o país. As edições em inglês e português serão lançadas no início de 2026.

  • Sua entrevista com Allen é a primeira que concede desde que assumiu seu novo cargo como líder dos 1,3 bilhão de católicos.

  • Leão XIV ofereceu sua perspectiva sobre questões internas centrais da Igreja, como a crise de abusos sexuais por parte do clero e a sinodalidade.

A informação é publicada por Crux, e reproduzida por Religión Digital, 08-09-2025.

Penguin Random House anunciou na segunda-feira que o Papa Leão XIV, conhecido por sua timidez com a imprensa, concedeu sua primeira entrevista papal à correspondente da Crux, Elise Ann Allen, como parte de sua nova biografia sobre o pontífice.

Intitulado Leão XIV: cidadão do mundo, missionário do século XXI, o livro será publicado pela Penguin Peru em espanhol no dia 18 de setembro e estará disponível em livrarias de todo o país.

As edições em inglês e português do livro, que chegarão às livrarias da Espanha, México e Colômbia neste outono, serão publicadas no início de 2026. Alguns trechos da entrevista do papa serão publicados em espanhol e inglês no dia 14 de setembro, antes do lançamento do livro.

Desde sua eleição para o papado em 8 de maio, o primeiro papa norte-americano da história e o primeiro papa com cidadania peruana se revelou uma personalidade calma, cautelosa, mas decidida. Sua entrevista com Allen, conduzida em duas sessões de duas horas e meia, totalizando cerca de três horas de conversa, é a primeira que ele concede desde que assumiu seu novo cargo como líder dos 1,3 bilhão de católicos do mundo.

A entrevista inicial, que abordou a vida do papa, sua experiência missionária e sua carreira eclesiástica, foi realizada em 10 de julho na Villa Barberini, a residência papal de verão em Castel Gandolfo.

A segunda entrevista, que tratou de temas de importância contemporânea tanto para a Igreja quanto para os assuntos globais, foi realizada na residência do papa Leão dentro do Palácio Sant'Uffizio do Vaticano, em 30 de julho.

"Um novo capítulo na história da Igreja Católica está prestes a começar. Com a eleição de Robert Prevost como Leão XIV, o mundo se prepara para descobri-lo e as pistas de seu passado que iluminarão a direção que seu pontificado tomará", disse um comunicado de imprensa da Penguin de 8 de setembro anunciando o livro e a entrevista.

De acordo com o comunicado, o livro apresenta o papa ao mundo traçando "um perfil completo e sem precedentes do papa Leão XIV, desde sua infância em Chicago até seus anos como missionário no Peru e seu papel fundamental no Vaticano".

Os testemunhos de amigos próximos e colaboradores nos Estados Unidos, Peru e Roma traçam um retrato íntimo do novo papa de um ponto de vista humano, de acordo com aqueles que o conheceram e trabalharam com ele por anos.

Ao longo do livro, o papa Leão reflete sobre sua própria infância, sua chegada ao Peru como um jovem missionário e sua experiência pastoral formativa durante uma época tumultuada para a sociedade peruana. Ele também discute suas funções como prior geral da ordem agostiniana, bispo de Chiclayo e prefeito do Dicastério para os Bispos do Vaticano. Ele descreve sua relação com o papa Francisco e compartilha suas impressões pessoais sobre como vivenciou o conclave e sua própria eleição para o papado.

Olhando para o futuro, o papa Leão compartilha sua perspectiva sobre ser o primeiro papa americano e peruano, sua compreensão do papel do papado e a importância de construir pontes de diálogo, bem como sua abordagem de questões geopolíticas atuais, como as guerras em Gaza e na Ucrânia, o compromisso da Santa Sé com a China e os Estados Unidos, e as finanças do Vaticano.

O papa Leão XIV também ofereceu sua perspectiva sobre questões internas cruciais da Igreja, como a crise de abuso sexual pelo clero, a sinodalidade, o papel da mulher na Igreja, a inclusão dos católicos LGBTQ+ e a importância do ecumenismo e do diálogo inter-religioso.

"Elise Ann Allen nos ofereceu um retrato magistral e surpreendentemente íntimo de nosso novo papa", afirmou o célebre biógrafo papal Austen Ivereigh, cuja biografia do papa Francisco, The Great Reformer (O Grande Reformador), se tornou uma referência mundial sobre o pontífice argentino.

Leia mais