16 Junho 2025
"Se Trump, excitado pela presença estadunidense do Vaticano — esse é para ele, o advento de Leão XIV — espera surfar um catolicismo pós-franciscano disponível para oferecer um suplemento de alma ao seu duro magistério, engana-se. Assim como se ilude o alto clero da Madre Igreja ao confiar ter destacado um cupom dourado ao escolher um sucessor estadunidense para Pedro."
O artigo é de Lucio Caracciolo, jornalista e analista geopolítico italiano, diretor da revista Limes, publicado por la Repubblica de 13-06-2025. A tradução é de Luisa Rabolini.
Eis o artigo.
Leão XIV encarna a dupla crise dos EUA e da Igreja Católica. Versão contemporânea da antiga tensão entre império e papado. Sujeitos incomparáveis por natureza que por constituição excedem a si mesmos. Nascidos para redimir o mundo segundo seus próprios princípios. Com a arma do poder em todas as suas dimensões expressa hoje na Terra, depois de amanhã talvez em outros planetas, os EUA. Com a intenção de converter a humanidade à presença do Reino de Deus encarnado em Cristo, a Igreja de Roma, mediadora entre o Céu e a Terra.
Missões tão impossíveis quanto irrenunciáveis. Sua própria identidade está em jogo. Cada uma, em seu próprio plano, vive e sofre com a crisma original do Ocidente, ao qual ambas de forma diferente se reportam: o universalismo. Parte que se sonha inteira. Sonho se transformando em pesadelo para os Estados Unidos, que temem morrer mundializados por terem ousado americanizar o mundo. Ao contrário, a Igreja que, com Francisco, delineou a saída para as periferias, constata que as ovelhas não se sentem muito atraídas pelo pastor, muitas vezes fogem dele. Principalmente em seu núcleo de origem, europeu e ocidental. E se a Igreja em saída saísse de si mesma?
Ao novo Papa, veremos se mais híbrido ou estadunidense, cabe a tarefa de estabelecer em concerto sinodal a trajetória do povo de Deus. À sua pátria natal, discernir se e como explorar sua esteira para se curar.
O ar dos tempos nos informa que Washington e Roma não seguirão trajetórias paralelas, muito menos solidárias, para curar a doença que pareceria afetar a ambas. A instituição temporal dotada de religião civil, o american way of life, opta com Trump por uma dieta geopolítica emagrecedora: nada de aventuras no vasto mundo, fortificação do reduto norte-americano com expansão ártica. Fiel à tradição ocidental deturpada por iluministas, positivistas e comunistas.
A outra, de inspiração celeste e inculturação variada nos territórios de missão marcados pelas dioceses, legado romano tardio, não tem concha para onde se recolher sem se desfigurar. A abertura ao ecúmeno é sua razão de ser. A ser modulada segundo uma geopolítica eclesiástica que deve ser sempre atualizada. Nunca se subordinando ao Número Um do momento.
Se Trump, excitado pela presença estadunidense do Vaticano — esse é para ele, o advento de Leão XIV — espera surfar um catolicismo pós-franciscano disponível para oferecer um suplemento de alma ao seu duro magistério, engana-se. Assim como se ilude o alto clero da Madre Igreja ao confiar ter destacado um cupom dourado ao escolher um sucessor estadunidense para Pedro.
O óbolo da Fundação Papal e de outros prometidos patrocinadores estadunidenses tem condições, tem vínculos rigorosos, como informam os "doadores" se equilibrando entre Deus e Mamon.
Leia mais
- Papa Leão XIV dá a primeira indicação de como ele pode mudar a "Sinodalidade". Artigo de Charles Collins
- Após a eleição de Leão XIV: O que vem a seguir para o Sínodo Mundial?
- Leão XIV: entre a herança e a esperança
- “Leão XIV é um grande admirador de Casaldàliga, tal como Francisco"
- O que o Papa Leão significa para a ação climática global e o colonialismo
- Papa pacificador? Leão XIV se oferece para mediar disputas em guerras globais
- Leão XIV inicia um papado repleto de desafios que ele promete enfrentar com uma perspectiva social e "realista"
- Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises
- Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima
- Leão XIV aos jornalistas: "Desarmemos a comunicação de todo preconceito, ressentimento, fanatismo e ódio, purifiquemo-la"
- Trump cumprimenta, mas o Papa progressista faz o mundo Maga tremer
- Dos Bispos à Economia: Aqui estão as Caixas-Chave do Pontificado do Papa Leão XIV
- “Como matemático, Prevost colocará os princípios éticos no centro da tecnologia”. Entrevista com Paolo Benanti
- “Para a Igreja, a nova questão social é a inteligência artificial”, segundo Leão XIV
- Leão XIV: o grande desafio, a desocidentalização e a despatriarcalização da Igreja. Artigo de Leonardo Boff
- Prevost, o Papa 'peruano': missionário e político
- As ideias. Essas palavras para uma Igreja espiritual longe do poder. Artigo de Antonio Spadaro
- O consenso cresceu como uma onda: "Mais de cem votos para Prévost no Conclave"
- O que aconteceu dentro do conclave? Na hora do almoço, a opção italiana cai e surge o grande candidato a papa na sombra
- Um novo papa para ser farol das noites sombrias. Destaques da Semana no IHU Cast
- A brilhante jogada do Conclave: o Papa Leão XIV é uma escolha à altura da tarefa da situação geopolítica. Artigo de Marco Politi
- Vozes de Emaús: Leão XIV: a abertura do pontificado. Artigo de Pedro A. Ribeiro de Oliveira
- O primeiro jantar do Papa com os cardeais: "Foi assim que ele escolheu o nome Leão XIV"
- A eleição. Acordo no segundo dia. Prevost é Leão XIV
- Os quatro grandes desafios de Leão XIV no governo da Igreja
- Vítimas de abuso saúdam Leão XIV: "Acredito que ele esteja bem ciente das necessidades dos mais vulneráveis, e isso é importante"
- Líderes do Ministério Católico LGBTQ+ reagem à eleição do Papa Leão XIV
- Leão XIV, o primeiro papa dos Estados Unidos, um perfil na linha de Francisco
- Discurso do Papa. "Paz desarmada e que desarma, construamos pontes"
- O Conclave. Votos de todos os partidos e sim dos bergoglianos moderados
- Aquele missionário que uniu as Américas com uma paixão pelos números
- “O bispo é um pastor próximo ao povo, não um gestor”. Entrevista com Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos
- O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung
- Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido
- Quem é o novo Papa Leão XIV? Robert Francis Prevost, o primeiro pontífice americano, bispo no Peru e uma das pessoas de confiança de Francisco