18 Outubro 2024
Em nove dias, os 368 participantes do Sínodo terão concluído suas discussões e, em 26 de outubro, votarão o documento final, fruto de três anos de trabalho em toda a Igreja Católica, para apresentar suas propostas ao Papa Francisco.
A reportagem é de Gerard O'Connell, publicada por America - The Jesuit Review, 16-10-2024.
Enquanto escrevo, imagino que não poucos deles possam estar rezando as palavras escritas por São John Henry Newman em 1833: “Guia-me, luz bondosa”. Vários delegados me disseram que estão atualmente experimentando alguma confusão e se perguntando se o Sínodo apresentará as propostas concretas esperadas que possam contribuir para mudar nossa forma de ser Igreja em diferentes países e culturas no século XXI.
Mas a confusão neste estágio pode não ser algo ruim. Como o Papa Francisco frequentemente diz, o Espírito Santo primeiro cria confusão e depois traz harmonia, como aconteceu no primeiro Pentecostes. De fato, ele repetidamente lembrou aos participantes: “O Espírito Santo é o protagonista no Sínodo”.
Duas semanas atrás, os participantes começaram discutindo os fundamentos teológicos da sinodalidade, conforme descrito no documento de trabalho do Sínodo. Em seguida, focaram nas “relações” dentro da Igreja, distinguindo os ministérios ordenados dos ministérios que surgem do nosso batismo compartilhado. Refletiram sobre o papel das mulheres na Igreja e a necessidade de “um ministério de escuta e acompanhamento” — uma proposta que pode entrar no documento final. Concentraram-se em “reimaginar os ministérios ordenados” de bispos, sacerdotes e diáconos, “afastando-se de uma visão piramidal do exercício da autoridade para uma maneira sinodal”. Examinaram as relações entre as igrejas em diferentes países e destacaram a necessidade de maior solidariedade em questões como migração, meio ambiente, pobreza e violência. Discutiram formas de avançar no diálogo ecumênico, bem como no diálogo inter-religioso e intercultural.
Em 10 de outubro, o cardeal-eleito Timothy Radcliffe, O.P., dirigiu-se à assembleia do Sínodo enquanto eles se preparavam para discutir quatro áreas-chave na vida de uma Igreja missionária e sinodal: formação, discernimento, processos de tomada de decisão e “transparência, responsabilidade e avaliação”.
Ele os lembrou de que, através do Sínodo, “a Igreja entra mais profundamente no mistério do Amor Divino ao habitar com questões profundas para as quais não temos respostas rápidas”.
Ele buscou encorajá-los, lembrando que o mesmo aconteceu no Concílio de Jerusalém, por volta de 50 d.C., quando os apóstolos discutiram: “Como os gentios podem ser admitidos na Igreja?”; e no Concílio de Niceia em 325 d.C., quando perguntaram: “Como podemos afirmar que Jesus era verdadeiramente Deus e verdadeiramente humano?”; e no Concílio de Calcedônia em 451 d.C., quando refletiram sobre o mistério: “Como Deus poderia ser verdadeiramente três e verdadeiramente um?”
“Nossa tarefa no Sínodo é viver com perguntas difíceis e não, como os discípulos, nos livrarmos delas”, disse ele. “Muitas pessoas querem que este Sínodo dê um ‘sim’ ou ‘não’ imediato sobre várias questões! Mas não é assim que a Igreja avança no profundo mistério do Amor Divino”.
O Pe. Radcliffe disse aos delegados do Sínodo:
“Não devemos fugir das perguntas difíceis... Habitamos essas perguntas no silêncio da oração e da escuta mútua. Escutamos, como alguém disse, não para responder, mas para aprender. Expandimos nossa imaginação para novas formas de ser a casa de Deus que tem espaço para todos. Caso contrário, como dizemos na Inglaterra, estaremos apenas rearranjando as cadeiras do convés do Titanic.”
Ele fez um apelo àqueles que estão preocupados com o Sínodo: “Por favor, permaneçam, independentemente das suas frustrações com a Igreja. Continuem questionando! Juntos, descobriremos a vontade do Senhor.”
Os participantes do Sínodo então começaram a trabalhar exatamente nisso, buscando apresentar propostas sobre “Como ser uma Igreja sinodal em missão” antes do final desta semana. Eles receberão o texto preliminar do documento final em 21 de outubro e, em seguida, buscarão refiná-lo ainda mais.
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Há confusão no Sínodo. Isso pode ser um bom sinal. Artigo de Gerard O’Connell - Instituto Humanitas Unisinos - IHU