Timothy Radcliffe: não pregue como se soubesse tudo. Seja ‘um buscador, um duvidador, um questionador’

Foto: Catholic Church England and Wales | Flickr

Mais Lidos

  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

14 Setembro 2024

Preach” está de volta! Estamos empolgados em lançar nossa segunda temporada com Timothy Radcliffe, OP, um renomado dominicano da Província Inglesa, como nosso convidado para o episódio de estreia. Timothy traz uma vasta experiência como ex-líder mundial de sua ordem, além de ser um pregador distinto, autor espiritual, guia e líder de retiros procurado. Embora sua liderança e sabedoria tenham sido amplamente reconhecidas na Igreja, seu perfil internacional foi significativamente elevado quando o Papa Francisco o convidou para coliderar o retiro antes do sínodo, onde ele pregou ao lado da madre Maria Ignazia Angelini, OSB, ganhando grande aclamação e respeito tanto dos católicos quanto dos cardeais.

A informação é publicada por America, 03-09-2024.

Neste episódio de “Preach”, Timothy compartilha como ele se preparou para aquele retiro e oferece valiosos insights e sabedoria extraídos de sua ampla experiência em ministério de retiros, escrita espiritual e liderança. Ele também esclarece as características distintas da pregação dominicana, particularmente sua ênfase na doutrina, e oferece orientações práticas para pregadores e líderes de retiros que buscam aprofundar seu próprio ministério.

Quando perguntado sobre a pregação sinodal, Timothy enfatiza a importância da vulnerabilidade e da autenticidade. “Acho que isso é crucial em toda pregação,” diz ele, “mas talvez especialmente na pregação sinodal, que você não se apresente como alguém que sabe tudo, mas como um buscador, um duvidador, um questionador.” Ele ecoa as palavras do Papa Francisco: “Onde não há perguntas, nossa fé está morta. Se não há perguntas, Deus não está lá”.

“Precisamos estar preparados para admitir como pregadores, ‘isso é com o que eu luto'. Isso é o que eu não entendo,’” ele diz. “‘Você vai me ajudar?’”

O padre dominicano Timothy Radcliffe, assessor espiritual da Assembleia do Sínodo dos Bispos, fala durante uma coletiva de imprensa no Vaticano em 27-10-2023. (Foto CNS/Lola Gomez)

Leia mais