• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Defesa mobiliza 600 militares para combate às queimadas em São Paulo

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

27 Agosto 2024

Mais de 600 militares das Forças Armadas, sob a coordenação do Ministério da Defesa, com o emprego de dois helicópteros da Marinha e três do Exército, além de uma aeronave multimissão da FAB com capacidade para 12 mil litros de água, estão atuando em São Paulo no combate às queimadas.

A informação é publicada por ExtraClasse, 26-08-2024.

Os incêndios que tomaram conta do interior paulista neste mês provocaram bloqueios de rodovias, desalojamentos de pessoas, destruição de plantações e mortes. Duas pessoas morreram e 66 ficaram feridas ao tentarem apagar um incêndio em uma usina e 66 pessoas ficaram feridas. Três homens foram presos suspeitos de provocarem os incêndios de forma intencional no interior paulista e em Goiás.

Além das aeronaves, também estão sendo empregados equipamentos especializados de engenharia para construção de aceiros, uma espécie de barreira para evitar o alastramento do fogo. Viaturas de socorro e caminhões cisterna também estão sendo empregadas. A atuação da Marinha, do Exército e da Aeronáutica ocorre em apoio ao estado de São Paulo e em parceria com agências governamentais.

O número de cidades atingidas por incêndios criminosos no interior paulista subiu de 46 para 48, de acordo com o último balanço divulgado pelo governo de São Paulo, na noite desse domingo.

Conforme o monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do governo estadual, atualmente, são 17 cidades que enfrentam focos ativos de incêndio. Ao todo, 36 cidades estão sendo monitoradas e em alerta máximo para queimadas. As localidades em questão sofrem com baixa umidade do ar e elevado risco devido à onda de calor que afeta todo o estado.

“O Estado está muito empenhado em combater os incêndios. A situação hoje está ficando sob controle, e a maioria dos focos já está sendo extinta. Haverá um empenho muito grande, com toda essa coordenação, para que possamos controlar os incêndios. Estamos contratando aviões para fazer a pulverização de água, que se somam às nossas equipes de aeronaves do Corpo de Bombeiros e ao reforço das Forças Armadas. Precisamos ter o máximo de cautela. O esforço deve ser conjunto para evitar a propagação dos focos. É importante evitar bitucas de cigarro, soltar balões e qualquer coisa que possa dar início a incêndios”, ressaltou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que no domingo fez um sobrevoo nas áreas atingidas e instalou um gabinete de crise em Ribeirão Preto.

Brasil em chamas

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) pôs fim ao incêndio ocorrido na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Santuário de Vida Silvestre do Riacho Fundo, localizada entre o Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek e o Jardim Zoológico de Brasília. No local, fica a nascente do Lago Paranoá. Nenhuma pessoa se feriu no episódio.

Em menos de um mês, o fogo consumiu 2,5 milhões de hectares da Amazônia. Os dados são do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ). A média histórica para área afetada pelo fogo no mês é 1,4 milhões de hectares.

Com a intensificação da temporada de incêndios na Amazônia e no Pantanal, em decorrência da mudança do clima, cidades de dez estados registraram episódios de fumaça e diminuição na qualidade do ar.

Imagens obtidas pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos mostram a concentração do monóxido de carbono sobre uma faixa que se estende do Norte do Brasil até as regiões Sul e Sudeste, passando sobre o Peru, Bolívia e Paraguai. Na última semana, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) fez um alerta sobre os cuidados necessários para a saúde nesses casos.

Segundo nota divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o fogo na Amazônia estava concentrado principalmente no sul do Amazonas e nos arredores da Rodovia Transamazônica (BR-230).

“Amazonas e Pará concentram, juntos, mais da metade (51,6%) dos focos de incêndio registrados no bioma de 1º de janeiro a 18 de agosto de 2024, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desde 1º de julho, 67,2% dos focos registrados estão nos dois estados”, informou o ministério.

Um dos três presos que atearam fogo em canaviais no interior de São Paulo disse aos policiais, quando foi preso, que integrava a facção criminosa PCC e que havia cometido o crime a pedido do grupo. Alessandro Arantes foi preso no domingo, 25, em Batatais (SP). De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais que o prenderam localizaram um isqueiro e um galão de gasolina no local da prisão. O preso ainda registrou em vídeo o incêndio depois de atear fogo na plantação de cana.

Tem gente colocando fogo

Lula em encontro com Marina Silva: “Até agora, não conseguimos detectar nenhum incêndio causado por raios, o que significa que tem gente colocando fogo na Amazônia, no Pantanal e em São Paulo”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou no domingo, 25, a central de monitoramento do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Brasília, para acompanhar a situação dos incêndios em São Paulo, no Pantanal e na Amazônia. Há cerca de três mil brigadistas em todo o país trabalhando para combater os focos de fogo.

“Até agora, não conseguimos detectar nenhum incêndio causado por raios, o que significa que tem gente colocando fogo na Amazônia, no Pantanal e em São Paulo”, afirmou o presidente durante reunião com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e representantes do Governo Federal.

Lula pretende participar da reunião semanal que ocorre na Casa Civil, com a participação de mais de 20 ministérios, sobre os incêndios. Os governadores dos estados atingidos serão convidados. “A Polícia Federal vai investigar e o governo vai trabalhar com os estados no combate aos incêndios”, afirmou.

A ministra Marina Silva classificou a situação dos focos de incêndio em São Paulo como “atípica”. De acordo com o governo do Estado de São Paulo, 21 cidades enfrentam focos ativos de incêndio neste domingo. Ao todo, 46 municípios estão em alerta máximo para queimadas.

“Em São Paulo, não é natural, em hipótese alguma, que em poucos dias você tenha tantas frentes de incêndio envolvendo, concomitantemente, vários municípios”, disse Marina.

“É preciso parar de atear fogo, porque mesmo colocando tudo o que está à disposição dos governos estaduais, municipais, dos esforços privados e do Governo Federal, se não parar de colocar fogo num período em que há temperatura alta, baixa umidade relativa do ar e ventos que vão até 70 km por hora, não há como conter o fogo”, enfatizou a ministra.

Incêndios sob investigação

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, informou que há dois inquéritos para apurar se os incêndios em São Paulo são criminosos. “Mobilizamos as nossas 15 delegacias espalhadas no interior e a nossa superintendência regional, coordenados pela diretoria de Amazônia e Meio Ambiente em Brasília, para que a gente possa identificar a questão que envolve essas queimadas no estado”, explicou.

A Polícia Federal também investiga as causas dos incêndios na Amazônia e no Pantanal. “É fundamental que se entenda o que está acontecendo. Quando se trata de ação criminosa, será punida com todo o rigor que a lei nos oferece”, frisou Marina Silva.

Desde o ano passado, o Governo Federal trabalha na prevenção de incêndios no país. “Se não tivéssemos nos preparado desde 2023 para fazer esse enfrentamento, nós estaríamos numa situação muito difícil. Se não tivéssemos reduzido o desmatamento em 50% no ano passado na Amazônia e em 45% neste ano, estaria uma situação incomparavelmente difícil”, pontuou a ministra.

Leia mais

  • Coincidência ou método? Queimadas recorde em SP lembram ataque coordenado à Amazônia em 2019
  • Defesa Civil diz que ação humana causou 99,9% dos incêndios em SP
  • Polícia Federal abre inquérito para apurar ação criminosa em incêndios em SP
  • São Paulo tem maior índice de incêndios no mês de agosto em mais de duas décadas
  • Marina Silva: “Assim como tivemos o ‘Dia do Fogo’, há forte suspeita que esteja acontecendo de novo”
  • Um ano depois de nuvem negra em SP, queimadas no Pantanal levam fumaça para Belém
  • Rios voadores da Amazônia viram corredores de fumaça tóxica
  • Brasil em chamas: fumaça de queimadas na Amazônia e no Pantanal continua se espalhando pelo país
  • Brasil em chamas: fumaça dos incêndios no Pantanal e na Amazônia equivale a 5 anos de poluição em SP
  • Exposição prolongada à fumaça leva a problemas de saúde em áreas distantes dos incêndios florestais
  • Mudanças climáticas aumentam chance de incêndio florestal em 20 vezes na Amazônia
  • Depois do Pantanal, Amazônia começa temporada intensa de queimadas 
  • Queimadas na Amazônia aumentam problemas respiratórios
  • Queimadas na Amazônia afetam a saúde de milhares de pessoas
  • Temporada de queimadas trará mais doenças respiratórias em hospitais já sobrecarregados na Amazônia por Covid-19, diz Ipam
  • Rondônia. Fumaça causada por queimadas ‘vai matar mais pessoas’ por problemas respiratórios e Covid-19, diz governador
  • Aumento de problemas respiratórios em crianças nas áreas de queimadas da Amazônia acarreta forte impacto para o SUS
  • Queimadas aumentaram 98% durante a pandemia na América do Sul
  • Estudos analisam as queimadas e seu impacto no clima e na saúde
  • Brasil em chamas: fumaça das queimadas na Amazônia e no Pantanal chega ao Sul e pode atingir Sudeste
  • Amazônia em chamas: fumaça das queimadas avança para o sul do Brasil
  • Brasil incendiado: país viveu o pior julho em registros de incêndio em quase duas décadas
  • Fumaça de incêndios impulsiona internações de indígenas, mostra estudo
  • Poluição por incêndios florestais no Brasil agrava qualidade do ar em cidades distantes
  • Pantanal em chamas 1: incêndios a partir de 20 focos queimaram 292 mil hectares do bioma, mostra o MP-MS
  • Pantanal em chamas 2: incêndios ameaçam modos de vida dos “guardiões” do bioma

Notícias relacionadas

  • São Paulo: uma metrópole mundial, altamente desigual e com múltiplas disputas sobre o seu futuro. Entrevista especial com Daniel Hirata

    LER MAIS
  • Incêndio na TI Arariboia aumenta e se aproxima de região dos Awá-Guajá isolados; Ibama se reúne com os Guajajara

    LER MAIS
  • Frases do dia

    Traída “Cometi muitos erros, inclusive não perceber que iria ser traída do jeito que fui. São imensos os meus erros, mas ta[...]

    LER MAIS
  • Incêndios atingem terras indígenas na Amazônia

    Fogo começou no início do mês e já atingiu 76 mil hectares de florestaO Jornal da Amazônia 2ª edição desta segunda-feira ([...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados