26 Agosto 2024
O pedido foi apresentado pelo presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho; nas redes sociais, vídeos mostram pessoas ateando fogo propositalmente, o que sugere uma ação criminosa.
A reportagem é publicada por ClimaInfo, 26-08-2024.
A superintendência regional da Polícia Federal em São Paulo irá instaurar um inquérito para investigar a origem dos incêndios que tomaram conta do estado nos últimos dias. A principal suspeita é de que os focos teriam sido causados por ação de criminosos, que atearam fogo intencionalmente em áreas de vegetação seca.
O inquérito atende a um pedido do presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, que sustenta que quase todos os incêndios, com poucas exceções, são resultados de ação criminosa, inclusive no caso paulista. “Não temos incêndio espontâneo e são raros os casos de acidente. Em SP, há uma desconfiança de que tudo foi organizado, pois os focos aconteceram praticamente no mesmo horário”, disse Agostinho, citado por O Globo.
Neste domingo (25/8), Agostinho se reuniu com o presidente Lula e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, para discutir como a União pode ajudar no combate ao fogo e na responsabilização dos criminosos. Além dos incêndios em SP, o governo federal também confronta o avanço do fogo no Pantanal e na Amazônia.
“De maneira geral, a situação climática não ajuda. A umidade está baixíssima. Embora o desmatamento [da Amazônia] tenha caído bastante, há um estoque de áreas desmatadas ao longo da última década e as pessoas ateiam fogo para mantê-las assim”, comentou o chefe do IBAMA.
CartaCapital, Correio Braziliense, Metrópoles, O Globo e UOL, entre outros veículos, repercutiram a notícia.
Leia mais
- Um ano depois de nuvem negra em SP, queimadas no Pantanal levam fumaça para Belém
- Rios voadores da Amazônia viram corredores de fumaça tóxica
- Brasil em chamas: fumaça de queimadas na Amazônia e no Pantanal continua se espalhando pelo país
- Brasil em chamas: fumaça dos incêndios no Pantanal e na Amazônia equivale a 5 anos de poluição em SP
- Exposição prolongada à fumaça leva a problemas de saúde em áreas distantes dos incêndios florestais
- Mudanças climáticas aumentam chance de incêndio florestal em 20 vezes na Amazônia
- Depois do Pantanal, Amazônia começa temporada intensa de queimadas
- Queimadas na Amazônia aumentam problemas respiratórios
- Queimadas na Amazônia afetam a saúde de milhares de pessoas
- Temporada de queimadas trará mais doenças respiratórias em hospitais já sobrecarregados na Amazônia por Covid-19, diz Ipam
- Rondônia. Fumaça causada por queimadas ‘vai matar mais pessoas’ por problemas respiratórios e Covid-19, diz governador
- Aumento de problemas respiratórios em crianças nas áreas de queimadas da Amazônia acarreta forte impacto para o SUS
- Queimadas aumentaram 98% durante a pandemia na América do Sul
- Estudos analisam as queimadas e seu impacto no clima e na saúde
- Brasil em chamas: fumaça das queimadas na Amazônia e no Pantanal chega ao Sul e pode atingir Sudeste
- Amazônia em chamas: fumaça das queimadas avança para o sul do Brasil
- Brasil incendiado: país viveu o pior julho em registros de incêndio em quase duas décadas
- Fumaça de incêndios impulsiona internações de indígenas, mostra estudo
- Poluição por incêndios florestais no Brasil agrava qualidade do ar em cidades distantes
- Pantanal em chamas 1: incêndios a partir de 20 focos queimaram 292 mil hectares do bioma, mostra o MP-MS
- Pantanal em chamas 2: incêndios ameaçam modos de vida dos “guardiões” do bioma
- Amazônia. Verdades e Mitos. Revista IHU On-Line, Nº 211