• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Cristãos ocidentais esquecem o Sermão da Montanha

Mais Lidos

  • As primeiras reações ao Papa Leão XIV podem enganar ou distorcer a compreensão. Artigo de Michael Sean Winters

    LER MAIS
  • “Se a realidade se assemelha à guerra, extrema-direita e fundamentalismos ganham força porque o horizonte de direitos, proteção e cidadania cada vez mais parecem uma quimera para a maior parte das pessoas”, afirma o economista

    Vivemos num mundo de soma zero. Futuro incerto tende ao protecionismo, isolamento e novas guerras. Entrevista especial com Daniel Feldmann

    LER MAIS
  • Homilia do Papa Leão: a passagem do bastão entre duas angústias. Artigo de Antonio Spadaro

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    5º domingo de páscoa – Ano C – A comunidade do ressuscitado

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

08 Novembro 2023

"E por terras tupiniquins, não só 'cristãos', mas também igrejas pedem, em redes sociais, orações por Israel, como se o Estado de Israel fosse o povo judeu bíblico".

O artigo é de Edelberto Behs, jornalista. 

Eis o artigo. 

A deputada Carla Zambelli (PL-SP), aquela que no ano passado apontou arma para um homem negro em São Paulo, postou, em rede social, na quinta-feira, 2, a imagem de uma águia com as asas coloridas das cores da bandeira estadunidense e no pescoço uma bandeira de Israel. A águia persegue um rato identificado com a bandeira palestina.

Será que a deputada se deu conta do simbolismo da imagem que publicou? O governo nazista retratou os judeus da Europa como ratos, uma praga que tinha que ser exterminada. A mesma imagem aplicada ao povo judeu, que sofreu misérias no holocausto, serve agora para qualificar o povo palestino. Mas Zambelli não ficou só nisso. Abaixo da imagem colocou uma passagem bíblica.

O versículo bíblico foi extraído do livro do profeta Isaías, capítulo 40,31: “Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão”. A imagem, com Gaza ao fundo em chamas, acrescentada de tal expectativa, só serve para atiçar o ódio. Discursos de ódio, acusações mútuas, são aplicadas tanto por Israel como pelo Hamas.

Não se espera, contudo, que “cristãos” recorram a esse artifício numa guerra odiosa, desigual, em que as maiores vítimas são crianças, mulheres, mães, pais, idosos, civis que, se indagados, certamente dirão “não à guerra!” Em recente visita à Terra Santa, Jean Byne, do Reino Unido e integrante do Programa de Acompanhamento Ecumênico do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) constatou que “muitos palestinos querem simplesmente viver uma vida pacífica e poder criar seus filhos em segurança”.

O bispo luterano Sani Ibrajim Azar, da Igreja na Jordânia e Terra Santa, frisa que é importante distinguir entre palestinos e o Hamas. “Como cristãos palestinos, estamos aqui há muitos anos. Podemos não ser reconhecidos, mas apelamos à reconciliação”, disse. Como cristãos e como povo – e será que a deputada pistoleira se dá conta que em Gaza e Cisjordânia também vivem cristãos palestinos que ela qualifica como ratos -, “somos contra toda a violência, contra o que está acontecendo em Gaza e contra os ataques do Hamas. Ninguém tem o direito de acabar com a vida de outra pessoa. Contudo, o problema para os palestinos não começou com os ataques do Hamas. Este problema existe desde 1948”, lembrou.

Há judeus, como Noam Chomsky e Breno Altman, que contestam as ações israelenses em Gaza e na Cisjordânia. Grupos ultra ortodoxos questionam a necessidade de ter um Estado de Israel. Alegam: “Se cumprimos a Torá e vivemos uma vida em justiça, Deus nos fará habitar nessa terra”. E por terras tupiniquins, não só “cristãos”, mas também igrejas pedem, em redes sociais, orações por Israel, como se o Estado de Israel fosse o povo judeu bíblico.

Cristãos e igrejas vão ter que deixar a hipocrisia de lado. Ou seguem os ensinamentos de Jesus, como proclamou no Sermão do Monte – “Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos” – ou se apegam a frases guerreiras. Orações pela paz e justiça, essa é a prece do momento, e não a instigação ao ódio, venha ela do Antigo Testamento ou de propaganda de que lado for.

O Senhor dos Exércitos quer a paz!

Leia mais

  • O Sermão da Montanha: um convite à gratuidade e à confiança. Entrevista especial com Elian Cuvillier
  • Israel corta comunicações em Gaza enquanto continua bombardeando campos de refugiados
  • “Em Gaza já não há vida nem sonhos. Mas não vamos sair daqui”. Entrevista com Mahmoud Mushtaha
  • Israel usa a fome como arma de guerra contra civis de Gaza
  • Se sobrevivermos às bombas, o que restará das nossas vidas?
  • Irã pede a Francisco que use sua influência para deter o “genocídio do século” em Gaza
  • Unicef: “Gaza se tornou um cemitério de crianças”
  • Gaza: “Cirurgias sem anestesia e à luz do celular”. X - Tuitadas
  • MSF pede cessar-fogo imediato para acabar com derramamento de sangue em Gaza
  • “Em Gaza é preciso um cessar-fogo imediato, o pior inimigo de Israel é a direita”. Entrevista com Moshe Kahn
  • Tudo o que queremos em Gaza é viver
  • Genocídio em Gaza. “Netanyahu está levando o judaísmo ao fundo do poço”. Entrevista com Raniero La Valle
  • A mãe cruel está em trabalho de parto novamente. Artigo de Lluís Bassets
  • Se Sansão morre, os filisteus morrem. Artigo de Tomaso Montanari
  • O porquê da guerra entre o Hamas (Palestina) e sinonistas (Israel). Artigo de Jacir de Freitas Faria
  • Se sobrevivermos às bombas, o que restará das nossas vidas?
  • Os ataques do Hamas contra Israel 'não aconteceram do nada'. Veja o vídeo completo com o discurso da António Guterres, secretário-geral da ONU
  • Gaza: o genocídio e a dor de um mundo em guerra. Destaques da Semana no IHU Cast
  • Homo sapiens sapiens: Gaza, o fracasso da espécie
  • A desumanidade atual: perdeu-se a humanidade do ser humano? Artigo de Leonardo Boff
  • Conflito Israel-Hamas é um trauma para gerações. Entrevista especial com Dawisson Belém Lopes
  • O confronto entre o Estado de Israel e o povo palestino: sem perspectiva de solução? Artigo de Jean Marc von der Weid
  • Não dá para ficar neutro nesse choque de barbáries em Israel, diz professor
  • “Parem! A guerra sempre é uma derrota, é a destruição da fraternidade humana”
  • Welby, Francisco e Bartolomeu preparam uma declaração conjunta exigindo um cessar-fogo em Gaza
  • O dever de rejeitar o ódio. Artigo de Edgar Morin
  • O dever de lembrar que da barbárie só pode nascer barbárie. Artigo de Pier Giorgio Ardeni
  • Conselho Mundial de Igrejas - CMI, condena ataque ao edifício adjacente à Igreja Ortodoxa Grega de São Porfírio em Gaza
  • Faixa de Gaza: casa cristã bombardeada. Patriarcado Ortodoxo Grego, “crime de guerra”
  • A guerra é um crime contra a humanidade. Eu me comprometo a não apoiar nenhum tipo de guerra
  • Repudiar a guerra: não é uma utopia. A advertência de Hannah Arendt
  • Gaza: o santuário violado. Artigo de Stephanie Saldaña
  • “O que estamos vendo em Gaza é um genocídio clássico”. Entrevista com Raz Segal

Notícias relacionadas

  • ¿A que le teme Israel? Fortalecimiento de lazos Irán-Latinoamérica

    LER MAIS
  • Bahamas Leaks: es urgente reformar el sistema tributario internacional

    Los Bahamas Leaks, lista de más de 175 mil empresas offshore usadas principalmente para evadir el pago de impuestos, son la confi[...]

    LER MAIS
  • Israel começa doutrina de punições e prêmios coletivos na Cisjordânia

    Dez meses depois do estouro da maior onda de violência em uma década, e a apenas 50 dias das eleições municipais palestinas [...]

    LER MAIS
  • Após concessões sobre sigilo bancário, as Bahamas voltam a ser um paraíso fiscal

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados