27 Junho 2023
"De fato, a confissão católica, sob o primado do papa Francisco, abriga 24 diferentes Igrejas autônomas, uma ocidental (a Igreja Católica Apostólica, sediada em Roma) e 23 orientais", escreve Frei Betto, escritor e autor de “Jesus militante: evangelho e a proposta política do Reino de Deus” (Vozes), entre outros livros.
Na minha infância havia uma lata com três doces: goiabada, marmelada e pessegada. Recordo-me que a catequista recorreu a ela para nos explicar a Santíssima Trindade – três pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo) em um só Deus.
A maioria dos católicos ocidentais pensa que há uma só Igreja Católica, sediada em Roma e chefiada pelo papa Francisco. E que todos os seus religiosos, sacerdotes e bispos são obrigados a abraçar o celibato.
Todos os católicos latinos são, obviamente, católicos, mas nem todos os católicos são latinos. De fato, a confissão católica, sob o primado do papa Francisco, abriga 24 diferentes Igrejas autônomas, uma ocidental (a Igreja Católica Apostólica, sediada em Roma) e 23 orientais.
Todas adotam diferentes ritos, ou seja, a maneira de celebrar missa e administrar os sacramentos. A sediada em Roma é latina e adota o rito romano, predominante no Brasil, mas nem todas as Igrejas latinas adotam o rito romano. Há paróquias que adotam o rito tridentino. A arquidiocese de Milão, na Itália, adota o rito ambrosiano.
O rito moçárabe é adotado pelos árabes convertidos ao cristianismo desde que ocuparam a Espanha, no século VIII. Durante muito tempo, foi usado apenas em celebrações numa capela da catedral de Toledo, diocese primaz da Espanha, e mais nove paróquias. Desde 1993, pode ser usado em todo o território daquele país.
O rito galicano ou lionês é adotado na arquidiocese de Lyon, primaz da França. Há um novo rito, ainda sem nome, em desenvolvimento, para uso dos anglicanos convertidos ao catolicismo.
São de ritos orientais as Igrejas Católicas Copta (patriarcado, com sede no Cairo, Egito); Etíope (metropolitanato, com sede em Adis Abeba, Etiópia); e Eritreia (metropolitanato, com sede em Asmara, Eritreia). Adotam liturgia alexandrina.
A liturgia bizantina é adotada pelas Igrejas Católicas Bizantina Grega (eparquia, com sede em Atenas, Grécia); Bizantina Ítalo-Albanesa (eparquia, com sede na Sicília, Itália); Greco-Católica Melquita (patriarcado, com sede em Damasco, Síria); Greco-Católica Ucraniana (arcebispado maior, com sede em Kiev, Ucrânia); Greco-Católica Bielorrussa (também chamada Católica Bizantina Bielorussa); Greco-Católica Russa (com sede em Novosibirsk, Rússia); Greco-Católica Búlgara (eparquia, com sede em Sofia, Bulgária); Bizantina Eslovaca (metropolitanato, com sede em Prešov, Eslováquia); Greco-Católica Húngara (metropolitanato, sede em Nyíregyháza, Hungria); Bizantina da Croácia e Sérvia (eparquia, sedes em Križevci, Croácia, e Ruski Krstur, Sérvia); Greco-Católica Romena (arcebispado maior, sede em Blaj, Romênia); Bizantina Rutena (metropolitanato, sede em Pittsburgh, Estados Unidos); Bizantina Albanesa (eparquia, sede em Fier, Albânia); e Macedônica (exarcado, com sede em Escópia, Macedônia).
A Igreja Católica Armênia (patriarcado, com sede em Beirute, Líbano) adota o rito armênio. A Igreja Maronita (patriarcado, com sede em Bkerke, Líbano) tem rito próprio.
A Igreja Católica Siríaca (patriarcado, com sede em Beirute, Líbano) e a Igreja Católica Siro-Malancar (arcebispado maior, com sede em Trivandrum, Índia) usam o rito antioquenho.
A Igreja Católica Caldeia (patriarcado, com sede em Bagdá, Iraque) e a Igreja Católica Siro-Malabar (arcebispado maior, com sede em Cochim, Índia) adotam a liturgia caldeia ou siríaca oriental.
Todas essas 24 Igrejas usam diferentes ritos e possuem distintas disciplinas, aprovados por seus respectivos sínodos, mas têm como pastor o papa Francisco e abraçam os mesmos dogmas de fé, que servem de vínculo de união entre todas elas. No entanto, apenas uma exige o celibato obrigatório de seus sacerdotes: a sediada em Roma. As orientais admitem ordenar sacerdote um homem casado, mas não que, após a ordenação, ele se case. E os bispos devem ser celibatários.
A Igreja predominante no Ocidente, outrora qualificada no Credo de “Igreja Católica Apostólica Romana”, suprimiu o adjetivo por não se restringir ao Ocidente. Ela tem dioceses em todos os continentes, de Portugal ao Japão, do Brasil à Rússia, de Angola à China, do Canadá à Nova Zelândia.