Com o sistema de saúde da Síria "derrotado", segundo a OMS, aglomeração, más condições higiênicas e falta d'água nos campos de migrantes na Grécia e Oriente Médio representam ameaça crescente de a Covid-19 se alastrar.
A reportagem é de Tom Allinson e Mehyeddin Hussein, publicada por Deutsche Welle, 13-03-2020.
As autoridades gregas expressaram recentemente temores de um surto de Covid-19 nas ilhas que abrigam vários milhares de requerentes de refúgio. O comentário do embaixador da Turquia nos Estados Unidos foi que evitar o alastramento do coronavírus nos campos para deslocados na Síria seria uma "missão impossível".
Analistas advertem que parte da linguagem referente aos refugiados e à pandemia global possa ser uma política retórica ameaçando estigmatizar os que tentam escapar da guerra. "O perigo de que se vá instrumentalizar esse tópico está presente", afirmou René Wildangel, especialista em políticas do Conselho Europeu de Relações Exteriores.
"O debate [sobre permitir o afluxo de mais refugiados à Europa] já é muito divisório e polêmico. Quem tenha argumentos adicionais afirmando que [o afluxo] é perigoso provavelmente ajudará a desviar o discurso de maneira negativa."
E enquanto a questão dos refugiados mais uma vez se transforma numa batata quente política, as precárias circunstâncias dos cerca de 12 milhões de migrantes que escaparam do conflito sírio em direção à Turquia e ao Oriente Médio faz soar o alarme quanto ao grau de preparação dos campos de refugiados da região para enfrentar o vírus.
Segundo o porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS) Hedinn Halldorsson, não há casos conhecidos nos campos da Síria. Porém todo o país tem "um sistema de saúde fragmentado, praticamente derrotado, portanto é claro que há enormes desafios", explica.
Há 6,2 milhões de deslocados internos na Síria, e com o recente bombardeio na província de Idlib, no norte do país, 3 milhões de fugitivos estão comprimidos numa região que contava antes 500 habitantes. "Se houver um surto agora, a situação será muito ruim", antecipa Orwa Khalifeh, da Sociedade Médica Sírio-Americana, que opera em Idlib e está preparando um plano para combater o vírus.
Segundo Halldorsson, pessoas estão sendo treinadas, e laboratórios em Idlib e Ancara estão sendo abastecidos com kits de diagnóstico. Khalifeh, por outro lado, aponta que a falta de unidades de tratamento intensivo na região é um grande problema, e que o diretório de saúde de Idlib não dispõe de hospitais para isolar os pacientes.
ONGs atuantes na região vêm tentando despertar a consciência pública para práticas higiênicas seguras, como a lavagem das mãos. Contudo, "em alguns campos não há água, portanto é um problema", observa Khalifeh.
Riscos menores na Jordânia
Na Jordânia, onde a situação é mais estável, não foram detectados casos de Covid-19, e "não há riscos nos campos, pois as medidas preventivas dentro deles são as mesmas que fora", relata Mohammad Hawari, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) na Jordânia.
Segundo ele, programas educativos foram iniciados, e as condições de saúde são boas, embora a aglomeração nos campos possa acelerar o alastramento de infecções. "Os hospitais dentro dos campos estão preparados para reagir a qualquer situação. Vivenciamos crises semelhantes antes, como a da Sars, e os passos [adotados] em resposta foram semelhantes."
Wildangel, que esteve recentemente no campo de Zaatari, com 80 mil migrantes, conta que lá o risco é menor, "porque eles monitoram muito de perto quem entra e sai, e é muito fácil para seus serviços de saúde avaliarem os riscos, embora as condições não sejam ideais".
Campo Zaatari, na Jordânia, abriga 80 mil refugiados. (Foto: Wikipedia)
Os campos da Jordânia são administrados segundo a política da Acnur de que sejam integrados em planos governamentais para surtos de moléstias. Essa política sugere que os campos em toda a região só podem ser tão seguros – ou expostos – quanto os países onde se encontram.
Líbano, uma grande tarefa
O Líbano registrou 41 casos de Covid-19, e devido à decisão do governo de não estabelecer nenhum campo de refugiados oficial no início da guerra da Síria, é mais difícil os serviços de saúde alcançarem muitos dos 1,5 milhão de migrantes sírios no país – a maior proporção per capita de todo o mundo.
"As centenas de milhares de refugiados vivendo em grandes cidades sob as condições mais patéticas, no Líbano e no Vale do Beca, muitas vezes não estão registrados. Eles não têm acesso a nenhum serviço de saúde, então lá o risco é provavelmente maior", avalia Wildangel.
Lisa Abu Khaled, porta-voz da Acnur para o Líbano, informa que o Alto Comissariado está desenvolvendo planos de contingência junto ao governo e outras agências da ONU para o caso de um alastramento maior, além de conscientizar os refugiados sobre higiene e precauções preventivas.
Europa, migrantes e a ultradireita
Grupos de ajuda humanitária na ilha grega de Lesbos, onde vão parar muitos dos requerentes de refúgio na União Europeia (UE), anunciaram que suspenderiam seus trabalhos depois do ataque de grupos de extrema direita no início de março.
Desde que um habitante da ilha que viajara para Israel e o Egito apresentou resultado positivo para o coronavírus na última segunda-feira (08/03), os temores de uma eclosão entre refugiados e migrantes têm o potencial de desencadear um debate mais nocivo nos países-membros do bloco.
"A [legenda populista de direita] Alternativa para a Alemanha [AfD] e outros movimentos já estão retratando os refugiados como portadores de todo mal, de doenças e tudo mais. Então, se houvesse um surto assim, estou certo de que ficariam felizes de poder infundir ainda mais medo", explica Wildangel.
No entanto, "é um pouco tarde demais para culpar os refugiados pelo coronavírus, mesmo para a ultradireita", ressalva. Outros fatores são mais importantes, como a situação em Idlib e como a UE lida com a Turquia e [o presidente da Rússia, Vladimir] Putin. Tudo isso afeta a discussão mais do que o vírus, eu o vejo mais na periferia do debate."
Leia mais
- Cumpre-se o pior temor do Papa: o coronavírus chega a Lesbos e ameaça milhares de refugiados
- Apelo de três cardeais pelos refugiados de Lesbos
- Refugiados. “A Igreja não se cala diante de uma crise perigosa”. O Papa encontrará, em Bari, Itália, os bispos do Mediterrâneo
- “O migrante desconhecido também é partícipe da vitória de Cristo”. Discurso do Papa Francisco aos migrantes e refugiados de Lesbos
- Papa Francisco acolhe 33 refugiados de Lesbos: “Não é bloqueando navios que se resolve o problema”
- O que o coronavírus tem a ver com as mudanças climáticas?
- Um vírus inteligente, mas agora é preciso descobrir todos os seus pontos fracos
- “Como cientista, eu peço: cancelem todas as missas”
- Clausura sanitária e abertura simbólica. Uma igreja aberta na cidade fechada?
- Nenhuma pandemia cancela as desigualdades de riqueza
- Coronavírus falirá mais pessoas do que as matará: e essa é a verdadeira emergência global
- Coronavírus, o WWF: a destruição de ecossistemas é uma ameaça à nossa saúde
- Roma vazia. A dramática visita do Papa Francisco para rezar pelo fim do vírus
- Deus ainda está presente na Itália, mais esperado do que acreditado
- Em meio à pandemia de coronavírus, Brasil enfrenta “desertos” de UTIs
- Diante do Covid-19, como ficam os trabalhadores informais?
- Coronavírus: Médicos podem ter de fazer 'escolha de Sofia' por quem vai viver na Itália
- A classe operária em tempos de coronavírus. Artigo de Moni Ovadia
- Coronavírus, distanciamento social e a companhia da fé. Artigo de Massimo Faggioli
- Mundo em suspenso: o coronavírus, a incerteza e o invisível
- “Enfrentar o coronavírus significa fortalecer o SUS e o trabalho dos profissionais de saúde”. Entrevista com Victor Grabois
- Mudar a política econômica e fortalecer o SUS são medidas corretas para combater coronavírus
- Pandemia em tempos de Antropoceno. Coronavírus pode nos ensinar a enfrentar a verdadeira emergência: o clima
- Coronavírus contrata o desemprego: é urgente agir!
- Estudo australiano afirma que, no melhor dos casos, coronavírus causaria 15 milhões de mortes
- “Ainda bem que temos o Sistema Único de Saúde”
- Brasil perdeu 'tempo precioso' e precisa 'agir rápido' na guerra contra coronavírus, diz especialista
- Indígenas adiam maior encontro brasileiro por causa do novo coronavírus
- Coronavírus: a hora de debater o Teto dos Gastos
- O coronavírus não é uma nova crise do subprime
- COVID-19, desmundialização e rivalidade estratégica. Artigo de Xulio Ríos
- Coronavírus: uma represália de Gaia, da Mãe Terra?
- Do coronavírus ao climatovírus, ou como manter (um pouco) o espírito crítico sem ser um péssimo cidadão
- É impensável que uma vacina contra o coronavírus esteja pronta em menos de 1-3 anos
- Qual é a real periculosidade do coronavírus? Artigo de Michael Agliardo, jesuíta e sociólogo
- Objetivo, agora, deve ser frear velocidade de contágio do coronavírus
- Coronavírus, os EUA procuram voluntários para testar a possível vacina: “1100 dólares para entrar na história”
- A ética em tempos de Coronavírus
- “O coronavírus é um sintoma da hipermodernidade”. Entrevista com Gilles Lipovetsky
- Coronavírus, a oração leiga do trabalhador: “Na fábrica me sinto em uma armadilha”
- Coronavírus, o Papa não esquece “seus” pobres. Krajewski: “Nós os ajudamos com inteligência evangélica, de acordo com as normas”
- Igrejas estrangeiras e coronavírus, entre boas práticas e atitudes inconsistentes
- O vírus do autoritarismo e da desigualdade
- China. Uma epidemia de desconfiança
- Quanto realmente custa nos EUA um teste para o coronavírus?
- Covid-19. A fotografia da enfermeira italiana que adormeceu exausta a uma hora do final do turno
- Da “Peste” de Camus ao coronavírus, aqui estão as metáforas de nossa precariedade
- O coronavírus e o “jejum de missa” na Quaresma
- Epidemia global de coronavírus: não é o momento para jogos políticos mesquinhos
- O relato oficial do coronavírus oculta uma crise sistêmica. Artigo de Joan Benach
- O coronavírus e os filósofos
- “Ciência não se faz sem recursos”, diz cientista que mapeou o coronavírus
- Surto de coronavírus é reflexo da degradação ambiental, afirma PNUMA
- A pandemia de Coronavírus (Covid-19) e o pandemônio na economia internacional
- O rei está nu. Assim, um vírus colocou em crise o modelo de negócios global. Por onde recomeçar?
- Economia global em quarentena
- A crise mostra a fragilidade do liberalismo. É hora de recomeçar pela solidariedade
- O coronavírus na economia brasileira e o fim do voo de galinha
- O vírus do medo
- Quando Milão se torna o laboratório da nova solidão
- A quarentena total da Itália
- Surto de coronavírus é reflexo da degradação ambiental, afirma PNUMA
- EUA. É preciso escolher: Medicare para Todos ou coronavírus para todos?
- Preservação ambiental é a chave para a contenção de doenças
- Coronavírus: a anestesiologista que diagnosticou o paciente número 1 na Itália
- Lições virais da China. Artigo de Yann Moulier Boutang e Monique Selim
- O coronavírus e a questão ambiental
- O retorno de doenças vetoriais é sintoma de políticas públicas não integradas. Entrevista especial com Marcia Chame
- Disseminação de informações falsas (fake news) sobre coronavírus preocupa especialistas
- O inimigo invisível
- O aval da ciência
- A cientista e o coronavírus: “Desta vez todos estamos nos movendo em um território desconhecido”
- “Antigamente contra epidemias se rezava, hoje se fecham as igrejas”. Entrevista com Franco Cardini, historiador
- Coronavírus. Vaticano registra primeiro caso
- Coronavírus: atmosfera de dúvida e medo leva a cancelar eventos em Roma
- Coronavírus über alles
- Zizek vê o poder subversivo do Coronavírus
- Coronavírus, agronegócio e estado de exceção
- África, o continente que não chora. “Bem-aventurados vocês que só têm o coronavírus”
- A política do coronavírus: ativar os anticorpos do catolicismo. Artigo de Antonio Spadaro
- Os partidos e o vírus: a biopolítica no poder
- Coronavírus? “No Vaticano, os vírus são outros...”
- Coronavírus: a militarização das crises. Artigo de Raúl Zibechi
- “Em epidemias como o coronavírus, repete-se um padrão de discurso tóxico e depreciativo”. Entrevista com Adia Benton
- Morre por coronavírus o ex-embaixador iraniano no Vaticano
- Veja as dicas da OMS para evitar o contágio e a disseminação do novo coronavírus
- O estado de exceção provocado por uma emergência imotivada. Artigo de Giorgio Agamben
- Resistir ao pânico
- O coronavírus mudará a China?
- OMS alerta para 13 ameaças emergentes à saúde, incluindo possíveis pandemias
- O vírus, o imperador e o médico chinês
- A economia chinesa e mundial frente ao coronavírus
- Novo coronavírus. Todas as atenções se voltam para a China
- Vaticano envia máscaras hospitalares para ajudar na batalha contra o coronavírus na China
- Após o surto do coronavírus. Alguns depoimentos
- Racismo psicológico: quando a mente se fecha devido a um vírus. Artigo de Massimo Recalcati
- Vírus novo, medos antigos
- A chinesa e a espanhola
- O primeiro surto
- Coronavírus e o retrato de um ecossistema de desinformação
- Vaticano envia 700.000 máscaras hospitalares para a China
Comunicar erro.
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Campos de refugiados estão preparados para o coronavírus? - Instituto Humanitas Unisinos - IHU