Bartolomeu marca 30 de novembro como a possível visita de Leão XIV a Niceia

Foto: Vatican Media

Mais Lidos

  • Niceia 1.700 anos: um desafio. Artigo de Eduardo Hoornaert

    LER MAIS
  • A rocha que sangra: Francisco, a recusa à OTAN e a geopolítica da fragilidade (2013–2025). Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • Congresso arma pior retrocesso ambiental da história logo após COP30

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

20 Mai 2025

  • Bartolomeu disse que esta manhã se encontrou com o pontífice e que pôde confirmar sua intenção de continuar o caminho de Francisco no ecumenismo e na futura reunificação do cristianismo.

  • "Esta manhã me encontrei com Sua Santidade o Papa Leão e fiquei feliz em ver que podemos continuar no mesmo caminho para nossas igrejas, para o cristianismo como um todo e para a paz mundial.

A informação é publicada por Religión Digital, 19-05-2025.

O Patriarca Bartolomeu I de Constantinopla anunciou nesta segunda-feira que 30 de novembro é a data que o novo Papa Leão XIV está considerando para uma viagem à Turquia para comemorar o 1.700º aniversário do Concílio de Niceia.

O Patriarca da Igreja Ortodoxa e Arcebispo de Constantinopla falou sobre esta questão após visitar o túmulo de Francisco na Basílica Romana de Santa Maria Maggiore, em declarações ao canal de televisão da Conferência Episcopal Italiana, TV2000.

Bartolomeu disse que se encontrou com o pontífice esta manhã e pôde confirmar sua intenção de continuar o caminho ecumênico de Francisco e a futura reunificação do cristianismo.

"Esta manhã me encontrei com Sua Santidade o Papa Leão e fiquei feliz em ver que podemos continuar no mesmo caminho para nossas igrejas, para o cristianismo como um todo e para a paz mundial", declarou ele.

E acrescentou: "Ele me garantiu que quer vir à Turquia para o aniversário de Niceia. Não definimos uma data específica, mas certamente este ano (...) 30 de novembro pode ser a data da visita".

O Patriarca de Constantinopla declarou que seria "uma honra" receber o Papa nesta possível viagem, que, segundo ele, também incluiria uma visita oficial ao Patriarcado Ecumênico de Istambul.

No dia 12 de maio, Leão XIV confirmou sua intenção de realizar esta viagem, já planejada por seu antecessor, Francisco, para celebrar em Niceia o 1.700º aniversário deste importante Concílio, convocado no ano 325 naquela cidade romana da Ásia Menor (atual Türkiye) pelo Imperador Constantino I para aproximar os cristãos.

Com esta viagem, o novo pontífice daria continuidade à aproximação de Francisco com os ortodoxos nos diversos encontros que manteve com o Patriarca Bartolomeu.

Leia mais