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Mais "energia masculina" nas empresas e um governo de machos alfa: Mark Zuckerberg e Elon Musk disputam a liderança da reação 'bro'. Artigo de Ana Requena Aguilar

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17 Janeiro 2025

O discurso de Zuckerberg, Musk, Trump ou dos agitadores machistas é que os homens, em si mesmos, parecem estar em perigo e precisam ser resgatados diante de uma onda injusta e perigosa que quer impor suas ideias. Atacam o feminismo por incentivar uma guerra dos sexos, quando são eles que a promovem.

O artigo é de Ana Requena Aguilar, publicado por El Diario, 16-01-2025.

Ana Requena Aguilar (1984) é redatora chefe de Gênero do eldiario.es. 

Eis o artigo.

O discurso de Zuckerberg, Musk, Trump ou dos agitadores machistas é que os homens, em si mesmos, parecem estar em perigo e precisam ser resgatados diante de uma onda injusta e perigosa que quer impor suas ideias. Atacam o feminismo por incentivar uma guerra dos sexos, quando são eles que a promovem.

No mundo 'pós-Me Too', o feminismo foi longe demais. A balança se inclinou tanto para um extremo que é necessário reequilibrar. Focar, novamente, no que é importante. Deixar de lado os complexos e dizer as coisas como são, chega de correção política. Dar aos homens a possibilidade de viver sua masculinidade de sempre, sem tantas bobagens.

Longe de ser uma sátira, esta poderia ser a descrição de um pensamento que percorre as sociedades e que eleva líderes – políticos, sociais, empresariais – que disseminam um relato reacionário e conservador, e que seduzem homens jovens e não tão jovens. Seu objetivo: o poder, no seu sentido mais amplo, e manter o statu quo de sempre, embora talvez com outras palavras. Como exemplo, Donald Trump e sua vitória nos Estados Unidos. Ou o lugar que estão ocupando dois dos homens mais ricos e poderosos do mundo: Elon Musk e Mark Zuckerberg.

O fundador do Facebook se sentiu à vontade esta semana durante uma entrevista no podcast de Joe Rogan, um dos agitadores conservadores e neomachistas mais seguidos do momento. Zuckerberg afirmou que é necessário mais "energia masculina" nas empresas diante do crescimento de companhias "culturalmente castradas": "A cultura empresarial se tornou algo mais enfraquecido, e só percebi isso quando me envolvi mais com artes marciais, que ainda é muito mais masculina." O tópico é quase completo, pois Zuckerberg menciona suas irmãs e filhas para afirmar que a energia masculina é boa e que precisamos de mais disso.

A base de sua reflexão já é um estereótipo de gênero: a ideia de que existem duas energias, duas formas de ser, que correspondem de maneira inerente e natural, aos homens e às mulheres, respectivamente. É o mesmo argumento que historicamente tem sido usado para atribuir papéis de gênero a uns e a outros, para distribuir e negar direitos, liberdades, significados e recursos, para criar hierarquias sociais, só que com um toque de misticismo energético que agora soa até moderno. O fato de que o masculino e o feminino sejam uma construção social – o gênero – pouco importa: o importante é encontrar uma forma de perpetuar um discurso sobre a diferença e a subordinação, aparentemente inocente, mas carregado de intenções.

A ameaça ao ordenamento

A intenção é frear a mudança, porque é a mudança que ameaça a ordem em que esses homens brancos heterossexuais ricos ganham e têm poder em todos os sentidos. Para continuar ganhando, precisam somar outros homens, outros que não são necessariamente brancos ou heterossexuais, e muito menos ricos. Por isso, Mark Zuckerberg ou Elon Musk estão se esforçando para encarnar uma masculinidade que soe familiar e reconfortante para muitos homens: se seus princípios, interesses ou condições de vida estão alinhados com as propostas desses empresários, isso não é tão importante quanto a camaradagem 'bro' (brother).

Os estereótipos que pairam sobre as declarações de Zuckerberg são os mesmos que sustentam as afirmações feitas por Elon Musk, o homem mais rico do mundo e braço direito de Trump, nos últimos tempos. Musk propôs um governo de "homens de alto status".

O feminismo critica e questiona a masculinidade – que não é apenas reproduzida pelos homens, mas que toda a sociedade incentiva com suas expectativas e estereótipos – como uma máscara cultural que se constrói sobre a agressividade, a competição, a repressão emocional ou a dureza, e que também traz prejuízos para os próprios homens. Mas o discurso de Zuckerberg, Musk, Trump ou dos agitadores machistas é que são os homens em si mesmos que parecem estar em perigo e precisam de um resgate frente a uma onda injusta e perigosa que quer impor suas ideias. Eles atacam o feminismo por incentivar uma guerra de sexos (uma ideia nada nova, que já tem séculos) quando são eles próprios quem promovem essa noção de uns contra outros, de batalha e divisão. Segundo eles, nossos direitos são ideologia e o que eles defendem é uma espécie de ordem natural, na qual prevalece uma definição muito concreta de liberdade.

Além de gestos e declarações, há ações. Por exemplo, o fato de que a Meta siga os passos de Donald Trump e Elon Musk em relação aos programas independentes de verificação de dados e fale de "censura" para justificar a disseminação de boatos. Ou que mude as regras de moderação para permitir ataques e insultos ao coletivo LGTBI. “Vamos simplificar nossas políticas de conteúdo e eliminar um monte de restrições sobre temas como imigração e gênero que não estão em consonância com o discurso dominante. O que começou como um movimento para ser mais inclusivo tem sido cada vez mais usado para silenciar opiniões e deixar fora pessoas com ideias diferentes, e isso foi longe demais", afirmou Zuckerberg, que, no entanto, não nos explica por que imagens de um parto ou de mamilos podem ser censuradas, nem por que o conteúdo feminista tem mais dificuldades para alcançar mais usuários em suas redes sociais. A Meta também eliminou suas equipes de diversidade.

Uma coisa está clara. Na segunda-feira, Donald Trump toma posse como presidente dos EUA e nem Elon Musk nem Mark Zuckerberg parecem ter a intenção de romper o pacto de cavalheiros, mas sim o contrário. Em jogo está a proteção do presidente aos seus negócios, a cadeia que possibilita que continuem controlando cada vez mais uma parte do bolo e ganhando mais dinheiro. Embora sempre, claro, com seus 'bro' no coração.

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