01 Junho 2021
O padre jesuíta acusado de "terrorismo maoísta" por seu empenho em favor dos tribais de Jharkhand, está internado com Covid no hospital da Sagrada Família em Mumbai. “Continuo o meu caminho” graças às orações de todo o mundo.
A reportagem é de Nirmala Carvalho, publicada por AsiaNews, 29-05-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.
O pe. Stan Swamy, de 84 anos, foi internado ontem no Hospital da Sagrada Família e ontem à noite foi transferido para a unidade de cuidados intensivos. O padre jesuíta, a quem foi negada liberdade sob fiança várias vezes, recebeu permissão do Tribunal Superior de Mumbai para uma "liberdade temporária" de 15 dias devido à sua saúde debilitada. De acordo com as primeiras constatações, o pe. Stan parece estar infectado por Covid-19.
O Tribunal também permitiu que pe. Frazer Mascarenhas, companheiro de pe. Stan na prisão de Taloja, onde estava detido, possa visitá-lo e atender às suas necessidades.
O pe. Stan foi preso em 8 de outubro, acusado de "terrorismo maoísta". Nascido em Kerala, ele passou quase 50 anos na região tribal de Jharkhand trabalhando pelos direitos florestais da comunidade Adivasi. Muitas vezes entrou em confronto com as autoridades por sua ineficiência na defesa dos direitos dos tribais.
Imagem: Padre Stan Swamy | Foto: Khetfield59 / Wikimedia Commons
Após sofrer recusa de liberdade sob fiança, há cerca de uma semana, em videoconferência com os juízes, o sacerdote - que já havia sido visitado por médicos, reconhecendo um agravamento de suas condições de saúde - declarou que recusava qualquer atendimento hospitalar e que queria "morrer" entre seu povo em Jharkhand. Mas o agravamento do seu estado e a proximidade da sua comunidade de jesuítas levaram-no a aceitar a internação no hospital da Sagrada Família, que está equipado com uma enfermaria para doentes de Covid.
Procurado por AsiaNews, o pe. Frazer explica que quando o sacerdote havia recusado o tratamento hospitalar "estava apenas confuso e queria morrer entre seu povo". Ele também havia sido tratado mal nas visitas a um hospital do governo. No Sagrada Família, ele é atendido por quatro médicos, mais o diretor médico.
Esta manhã, o pe. Frazer disse: “O pe. Stan está fraco, mas estável e parece aliviado. Os dados iniciais mostram que existe uma infecção por Covid. Dissemos-lhe que os Jesuítas e muitos outros rezam por ele e ele comentou: sei bem disso e é por esta solidariedade de todo o mundo que continuo o meu caminho”.