Índia. Campanha nas redes sociais ajuda jesuíta idoso a conseguir garrafinha para tomar água na prisão

Padre jesuíta Stan Swamy. | Foto: Youtube/Reprodução

Mais Lidos

  • A ideologia da Vergonha e o clero do Brasil. Artigo de William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • Juventude é atraída simbolicamente para a extrema-direita, afirma a cientista política

    Socialização política das juventudes é marcada mais por identidades e afetos do que por práticas deliberativas e cívicas. Entrevista especial com Patrícia Rocha

    LER MAIS
  • Que COP30 foi essa? Entre as mudanças climáticas e a gestão da barbárie. Artigo de Sérgio Barcellos e Gladson Fonseca

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

03 Dezembro 2020

O tribunal ainda está julgando a requisição do padre jesuíta Stan Swamy, de 84 anos, e que sofre de Mal de Parkinson, mas as autoridades do cárcere mudaram de ideia e anteciparam seu pedido.

A reportagem é publicada por UCA News, 02-12-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

Graças a uma campanha nas redes sociais, o jesuíta idoso preso há dois meses poderá utilizar uma garrafinha com canudo para beber água sem ser prejudicado pelo Parkinson.

O padre Stan Swamy, de 84 anos, tem implorado com a corte para receber canudo e garrafa desde que foi preso em 09 de outubro em Mumbai, a capital do estado de Mahrashtra, no oeste da Índia.

Um tribunal ainda está julgando seu pedido, mas as autoridades governamentais e jesuítas confirmaram que a direção da prisão mudou sua decisão e proverá ao padre Swamy uma garrafinha com canudo.

“É verdade que o padre Swamy está autorizado a receber a garrafa”, disse o padre A. Santhanam, um advogado jesuíta que segue o caso de perto.

“Fontes confiáveis nos confirmaram que o padre Swamy recebeu uma garrafinha, mas sua demanda por roupas quentes ainda está pendente”.

O padre Santhanam agradeceu aos usuários das redes sociais para sua preocupação. “A humanidade ainda vive em nossa sociedade”, falou a UCA News em 02 de dezembro.

Ele disse que o padre idoso pedia ajuda aos seus colegas de cela para conseguir beber água, chá e outros líquidos. “Agora ele não precisa do apoio dos outros internos para se hidratar”, afirmou o padre.

A Agência Nacional de Investigação (NIA), agência federal de combate ao terrorismo, prendeu Swamy em 08 de outubro, da sua residência em Ranchi, capital do estado de Jharkhand.

Ele é acusado de sedição e ter ligações com um grupo maoísta clandestino – acusações que o padre e seus colegas consistentemente negam.

Logo depois de sua prisão, Swamy pediu às autoridades carcerárias por uma garrafinha. Mas como não teve êxito, ele encaminhou um requerimento ao tribunal da NIA em 6 de novembro.

 

Leia mais