11 Junho 2025
Pouco se sabe ainda sobre a orientação teológica do Papa Leão XIV. Em um sermão para sua equipe, ele insinuou uma possível abertura. O sermão abordou os fundamentos da Igreja Católica.
A informação é publicada por Kath.ch, 10-06-2025.
O Papa Leão XIV interpretou um princípio teológico que já havia sido interpretado para justificar o sacerdócio exclusivamente masculino na Igreja Católica de forma mais aberta do que seus antecessores. Ele expressou sua opinião em uma homilia na segunda-feira, na Basílica de São Pedro, diante de cerca de 4 mil funcionários do Vaticano, incluindo centenas de padres, bispos e muitos cardeais.
Termos de Hans Urs von Balthasar
Ele falou sobre os princípios "mariano" e "petrino" na Igreja. Esses termos foram cunhados pelo teólogo suíço Hans Urs von Balthasar (1905-1988). Eles se referem ao papel especial de Maria como Mãe da Igreja e ao papel de Pedro e dos apóstolos exclusivamente homens, conforme registrado na Bíblia.
A partir desses papéis muito diferentes, tem sido argumentado até agora, inclusive pelo antecessor de Leão, Francisco, que na sucessão de Pedro somente os homens podem receber um ministério ordenado, enquanto a Igreja como um todo, como Maria, é "feminina" e "fecunda" em obras de caridade.
Sobre este tema, o novo Papa declarou: "A fecundidade da Igreja (...) realiza-se na existência dos seus membros, na medida em que eles (...) amam como Jesus amou". E continuou: "De fato, esta fecundidade de Maria e da Igreja está inseparavelmente ligada à sua santidade, isto é, à sua conformação a Cristo". A Santa Sé vive "na santidade de cada um dos seus membros".
Santidade não só para sacerdotes
Referindo-se aos homens e mulheres que trabalham no Vaticano, Prevost explicou: "A melhor maneira de servir a Santa Sé é, portanto, esforçar-se para ser santos, cada um de nós, segundo o seu estado de vida e a tarefa que nos foi confiada". Isso se aplica tanto aos sacerdotes quanto aos pais e mães de família. Pedro é "apoiado por Maria em seu ministério". Da mesma forma, a Mãe Igreja apoia o ministério dos sucessores de Pedro com o carisma mariano.
"Copresença" dos dois princípios
O Papa prosseguiu: "A Santa Sé experimenta de modo muito especial a copresença dos dois princípios, o mariano e o petrino. E é o princípio mariano que garante a fecundidade e a santidade do princípio petrino com sua maternidade, dom de Cristo e do Espírito Santo".
Leão XIV não declarou explicitamente se sustentava que o chamado princípio petrino deveria continuar reservado exclusivamente aos homens. Deixou em aberto as implicações da "copresença" de ambos os princípios no centro da Igreja.
Antes da missa na manhã de segunda-feira, Leão XIV liderou uma peregrinação jubilar de milhares de funcionários do Vaticano pela Porta Santa da Basílica de São Pedro. Antes, todos ouviram juntos o sermão proferido pela freira italiana Maria Gloria Riva. Ela enfatizou que a esperança da Igreja não reside no apego a tradições ultrapassadas nem em visões ilusórias do futuro.
Leia mais
- O princípio e o polo: Von Balthasar e o Papa Leão no Jubileu da Santa Sé. Artigo de Andrea Grillo
- O duplo princípio. Aquele mariano e petrino: vamos falar sobre isso, fala a teóloga biblista. Artigo de Marinella Perroni
- Sobre a fórmula ''princípio mariano/princípio petrino''. Artigo de Marinella Perroni
- O duplo princípio. Aquele mariano e petrino: vamos falar sobre isso, fala a teóloga biblista. Artigo de Marinella Perroni
- ''É hora de a Igreja se pôr à escuta das mulheres.'' Entrevista com Marinella Perroni
- As armadilhas de uma teologia de gênero na Igreja
- Uma Igreja “desmasculinizada” é mais próxima ao cristianismo. Artigo de Enzo Bianchi
- Von Balthasar e a hierarquia dos sexos. Artigo de Andrea Grillo
- Como o Papa Francisco está tentando “feminilizar” a Igreja
- A coragem da parrésia para “desmasculinizar” a Igreja. Um evento que vira livro. Artigo de Andrea Grillo
- Mulheres são 'substancialmente' incompatíveis? As tentativas de vincular a masculinidade e o sacerdócio falharam
- A ordenação de mulheres. Artigo de Anne Soupa
- ''O 'não' ao sacerdócio feminino não durará para sempre''
- Francisco e as mulheres na Igreja
- Mulheres católicas em revolta: nada de missa, somos discriminadas
- “A Igreja ainda tem um longo caminho pela frente para que as mulheres encontrem o seu lugar de direito”
- Como as mulheres podem convencer uma cultura clerical e machista a mudar?
- Evangelho e liberdade. A resistência das freiras que anteciparam o feminismo no convento
- As incômodas teologias das mulheres