• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Trump acusa os juízes que decidiram contra as tarifas de "destruir o país" por "ódio" contra ele

Mais Lidos

  • Bolsa Família evitou mais de 700 mil mortes e 8,2 milhões de hospitalizações entre os mais pobres do Brasil

    LER MAIS
  • Precisamos renovar a forma de vivermos em comum e abandonarmos a perspectiva centrada no ser humano e sua lógica predatória. A tarefa da Filosofia da Tecnologia é fazer da ética o parâmetro para conter tanto a tecnofobia quanto a tecnofilia

    A amizade ecológica como contraponto ao antropocentrismo. Entrevista especial com Jelson Oliveira

    LER MAIS
  • Ascensão: expandir a visão. Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 6º Domingo da Páscoa – Ano C – O Espírito Santo vos recordará tudo o que eu vos tenho dito

close

FECHAR

Revista ihu on-line

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

30 Mai 2025

“Eu odeio Trump.” É assim que o presidente dos EUA explica por que há uma decisão judicial contra suas decisões. Uma decisão que aborda essencialmente os limites do poder executivo em relação ao legislativo, sob uma presidência que se baseia principalmente no uso de decretos e no conceito de "emergência" para contornar processos legislativos.

A reportagem é de Andrés Gil, publicada por El Diario, 30-05-2025.

“Eu odeio Trump”, mas também “juízes radicais de esquerda”. E o caso foi avaliado por juízes nomeados principalmente por presidentes republicanos: Timothy Reif, nomeado por Trump; Jane Restani, nomeada pelo presidente Ronald Reagan; e Gary Katzmann, escolhido pelo presidente Barack Obama.

O presidente americano, o mais performático e hiperativo em público na história do país, levou 24 horas — e uma decisão de apelação que lhe dá espaço para respirar — para reagir ao maior revés judicial e político de seus quatro meses no cargo. E ele fez isso, como costuma fazer, em sua rede social, Truth Social, com um texto bem longo.

“O Tribunal de Comércio Internacional dos EUA decidiu de forma inacreditável contra as tarifas das quais nosso país precisa desesperadamente”, escreveu Trump. Mas, felizmente, o Tribunal de Apelações do Circuito Federal, composto por 11 juízes, suspendeu a ordem emitida pelo tribunal de Manhattan. De onde vieram esses três juízes originais? Como puderam causar danos tão graves aos Estados Unidos? Seria simplesmente ódio a "Trump"? Que outro motivo poderia haver?

"A decisão do Tribunal de Comércio Internacional é completamente falha e profundamente política", disse Trump. "Espero que a Suprema Corte anule a decisão rápida e decisivamente. Não podemos permitir que acordos secretos destruam nossa nação!"

Trump também demonstra grande desprezo pelas câmaras legislativas e seus membros: “A terrível decisão afirma que ele precisaria da aprovação do Congresso para implementar essas tarifas. Isso significa centenas de políticos — como se ele próprio não fosse um — sentados em Washington por semanas ou até meses, tentando chegar a um acordo sobre quanto cobrar dos países que nos tratam injustamente. Se essa decisão for mantida, destruirá completamente o poder presidencial. A Presidência nunca mais será a mesma!”

“Juízes radicais de esquerda, juntamente com algumas pessoas muito perigosas, estão destruindo a América”, argumenta ele. Com essa decisão, nosso país perderia trilhões de dólares — dinheiro que pode tornar a América grande novamente. Seria a decisão financeira mais prejudicial já tomada contra nós como nação soberana. O presidente americano deve ter a capacidade de proteger a América daqueles que causam danos econômicos e financeiros.

Em sua publicação, Trump faz uma digressão para atacar aqueles que, no passado, o ajudaram a nomear juízes simpatizantes em todo o país — inclusive na Suprema Corte — e que agora, da direita, contestam seus abusos de poder nos tribunais: "Quando cheguei a Washington, sugeriram-me que usasse a Sociedade Federalista como fonte de recomendações para juízes. Fiz isso abertamente e com total transparência, mas depois percebi que estavam sob a influência de um verdadeiro 'canalha' chamado Leonard Leo, uma pessoa nefasta que, à sua maneira, provavelmente odeia os Estados Unidos e claramente tem suas próprias ambições".

Ele acrescentou: "Estou profundamente decepcionado com essa organização pelos péssimos conselhos que me deu em relação a diversas nomeações judiciais. É algo que não consigo esquecer!" Ao mesmo tempo em que expressou orgulho por muitas das nomeações, ele também expressou decepção com outras. Ou seja, seu critério em relação às ações judiciais não é se elas aplicam a lei corretamente ou incorretamente, mas se são consideradas corretas ou não.

“Neste caso”, diz ele, “graças à minha política tarifária bem-sucedida, trilhões de dólares do exterior já começaram a fluir para o país — dinheiro que, sem essas tarifas, jamais teríamos obtido. É a diferença entre ter Estados Unidos ricos, prósperos e bem-sucedidos, ou o oposto”.

Leia mais

  • EUA: tribunal declara que as tarifas de Trump são ilegais
  • Tarifas, fentanil e geopolítica. Artigo de Raimundo Viejo Viñas
  • É por isso que Trump mirou na China. E o que pode mudar agora?
  • Trump anuncia 'pausa' de 90 dias em seu tarifaço, mas sobe para 125% os impostos de produtos chineses
  • Por que Trump cedeu aos mercados com sua trégua tarifária
  • Trump eleva a 104% tarifas sobre importações da China
  • Risco de recessão global ganha força com tarifaço americano
  • Mercados despencam em meio a pânico após tarifaço de Trump
  • Trump ameaça China com mais tarifas caso mantenha retaliação
  • O principal alvo das tarifas dos EUA: China
  • Trump e América Latina e Caribe: Um laboratório de controle? Artigo de Carlos A. Romero, Carlos Luján, Guadalupe González, Juan Gabriel Tokatlian, Mônica Hirst
  • Mundo se prepara para guerra comercial após tarifas de Trump
  • "A fórmula tarifária de Trump receberia nota baixa em um curso básico de economia". Entrevista com Ben Golub
  • As tarifas de Trump. "Elas são uma escolha louca, entraremos em recessão e correremos o risco de outra guerra", afirma Francis Fukuyama
  • Casa Branca comemora após tarifas: “Estamos mais fortes agora.” Mas EUA está se dividindo
  • Como o Brasil quer se defender do "tarifaço" de Trump
  • Brasil sofrerá impactos moderados com taxação dos EUA; China e União Europeia serão os maiores prejudicados, avaliam especialistas
  • Lula diz que Brasil não ficará 'quieto' diante das tarifas de Trump; Alemanha exige 'reação firme'
  • Trump anuncia tarifas de 25% sobre "todos" os carros não fabricados nos EUA
  • Guerra comercial: por que Trump vai perder
  • Como Trump pode embaralhar o comércio global
  • Projeto 2025: como Donald Trump ameaça o mundo. Artigo de Mel Gurtov
  • Qual será o custo da guerra comercial de Donald Trump contra a União Europeia?
  • Com controle do Congresso e Suprema Corte, Trump não terá dificuldades para impor reformas conservadoras
  • Trump, a intensificação da estratégia contra a China. Artigo de Eduardo Garcia Granado
  • Quem é o 'Capitão Canadá' que enfureceu Trump ao aumentar tarifas elétricas nos EUA
  • Como a eleição dos EUA impacta a América Latina?
  • Eleições nos EUA refletem riscos no Brasil, alertam políticos em carta
  • Trump e o bezerro de ouro. Artigo de Paolo Naso
  • A Guerra de Trump

Notícias relacionadas

  • "A democracia brasileira é chata. Não entusiasma ninguém". Entrevista especial com Francisco de Oliveira

    LER MAIS
  • Católicos estadunidenses, Trump e a autobiografia de uma nação. Artigo de Massimo Faggioli

    "Os católicos italianos aprenderam a ver Berlusconi como um problema italiano criado por italianos (incluindo os católicos); ess[...]

    LER MAIS
  • Nunca vi um mexicano mendigar nos Estados Unidos. Alejandro González Iñárritu expressa decepção encontro de Peña Nieto e Trump

    LER MAIS
  • Corrupção e corrupções: a propósito da condenação de uma governanta inocente

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados