• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

“São dois pra lá, dois pra cá”. O “bolero” de Leão XIV. Artigo de Rodrigo Portella

Mais Lidos

  • Segundo a ministra-presidente do Supremo Tribunal Militar, o país necessita de vigilância constante

    “O Brasil tem uma tradição autoritária, com surtos de liberalidade”. Entrevista especial com Maria Elizabeth Rocha

    LER MAIS
  • A herança crioula do Papa Leão XIV destaca a complexa história do racismo e da Igreja nos Estados Unidos

    LER MAIS
  • Carta aberta ao Papa Leão XIV: “Chegou a hora de derrubar muros”

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

14 Mai 2025

"Minha primeira impressão é a de que Leão XIV busca unir o que muitos enxergavam, nos dois ou três últimos pontificados, estar de certa forma separado ou extremado para um lado ou outro, a criar Papas de “estimação” para grupos e teologias na Igreja."

O artigo é de Rodrigo Portella, professor no Departamento de Ciência da Religião da UFJF.

Eis o artigo.

“Rei morto, rei posto”, diz o adágio. Jesus Cristo, conforme a tradição católica, quis deixar um seu representante, quer dizer, vigário, para guiar os seus nas marés da História, até seu retorno em Glória (eis aqui a fé multissecular da Igreja!). Portanto, a Igreja não pode ou não deve ficar por muito tempo órfã daquele a quem foi dado o poder/serviço das chaves. Francisco foi um Papa marcante, por diferentes motivos, tal qual todos os Papas, desde Pio IX, têm sido nos últimos cerca de duzentos anos. E têm sido porque, após as revoluções e as ideias que começaram a ditar o mundo após o Iluminismo, e que se intensificaram a partir do século XIX, a Igreja, através de seus Papas, não teve mais outra alternativa do que a de responder, de formas diversas, às questões que as modernidades a colocava.

O pontificado de Francisco surge em um contexto em que se extremavam, no planeta, posições muito marcadas e beligerantes em relação às várias agendas globais, geopolíticas e identitárias. Sem entrar no mérito de tais agendas, o fato é que seu pontificado sempre esteve atento e marcado por grande sensibilidade em relação a temas sociais e planetários (migrantes, paz, ecologia, ecumenismos, excluídos e vulneráveis). E, após um Papa teólogo, que tratava tais temas a partir de olhares teológicos cirúrgicos e claros – e aqui não está juízo de mérito, mas apenas constatação de método –, Francisco foi, antes de tudo, um pastor, e como pastor preocupado com os dramas humanos e sociais conduziu seu pontificado.

Relativamente a questões especificamente doutrinais, procurou fazer com que temas da modernidade e de suas contemporâneas agendas entrassem em diálogo com tópicos sensíveis da doutrina católica, como sexualidade, homoafetividade, casamento, eucaristia, papel das mulheres, ecologia, representatividade na Igreja, entre outros. Também aqui a teologia, é claro, entrou, e documentos foram produzidos, mas, ao que parece, teologias e documentos emanados da Sé de Pedro tinham como escopo ou ponto de partida determinadas sensibilidades pastorais a modelá-los. A avaliação sobre se tal diálogo foi bom e bem feito, ou não, varia conforme a visão teológica de grupos católicos bastante diferentes que habitam a sempre plural Igreja Católica.

Seu pontificado foi, também, marcado por certa informalidade que, por um lado, deixava a figura do Papa menos hierática e mais próxima das pessoas, mas por outro lado gerava alguns ruídos em suas intervenções e falas mais espontâneas, e causava certo desconforto em que entendia que havia, em meio à legítima informalidade, certos aspectos que eclipsavam o sentido do sagrado. De certa forma, foi um Papa bem latino e bem argentino, caso possamos olhar seu pontificado através de estereótipos como esses.

Já Leão XIV é, ainda, uma incógnita. E é bom que assim seja! Corremos sempre o risco de projetarmos, em análises tão cedo feitas, nossos próprios desejos e ideais a respeito de como deve ser o Papa. E eu, aqui, também corro tal risco. Porém penso que – talvez se olharmos pelo prisma dos que o elegeram – é a pessoa certa para esse momento na Igreja, tão polarizada como as sociedades civis atuais. Suspeito que foi nome que agradou a várias tendências no interior da Igreja, pois surgiu como nome de conciliação.

Mas, claro, não será possível agradar a todos sempre, e aqui e ali já parece dar sinais específicos, ora mais para a guarda e afirmação das doutrinas seculares e símbolos mais tradicionais da Igreja – e, no caso das doutrinas, em chave de compreensão ortodoxa conforme os Símbolos da Fé, os Catecismos da Igreja e os documentos conciliares. Um possível sinal deste zelo talvez tenha se dado em sua primeira homilia, pois que destacou a centralidade redentora de Cristo – e da Igreja/Arca a quem ele prometeu seu Espírito –, para iluminar as trevas do mundo (Jo 1, 4-5), na contramão de relativismos justificados por irenismos que, também entre cristãos, têm encontrado morada. Assim, se coloca como primeira testemunha de uma verdade que deve ser proclamada.

Contudo, ora também dá sinais de uma atuação mais ao modo de Francisco, mais pastoral e preocupada com temas sociais e planetários, a ser pastor com “cheiro de ovelhas”, como bem especificou Francisco dever ser a identidade do bispo e dos líderes da Igreja, que têm a missão de servir em conformidade com o serviço de doação do próprio Cristo. E, na verdade, não são atuações que se opõem, mas que se complementam. Afinal o cristianismo é, em muitos aspectos, uma religião de paradoxos, em que mais do que ou/ou, vale o e/e. E talvez seja isso que Leão XIV pretenda evidenciar, e que a Igreja carece nesse momento: saber que sensibilidade humana/pastoral e clareza doutrinal são complementares, e que um Papa deve zelar por ambas as perspectivas em um pontificado. Para a doutrina católica, o Papa é o sucessor de Pedro, e a fundamental missão petrina é a de “confirmar na fé” os cristãos, isto é, confirmar na fé (doutrina) e na caridade, pois a caridade sem a doutrina é ação social, política ou filantrópica que não requer ser cristão para realizá-la, e doutrina sem caridade/ação e preocupação social é fé morta, apenas teoria filosófica-teológica que não transforma a vida das pessoas.

Minha primeira impressão é a de que Leão XIV busca unir o que muitos enxergavam, nos dois ou três últimos pontificados, estar de certa forma separado ou extremado para um lado ou outro, a criar Papas de “estimação” para grupos e teologias na Igreja. Leão XIV, entrementes, parece, neste primeiro momento, buscar a harmonia entre a razão da fé e a ação de amor, entre doutrina e pastoral, já que elas devem se retroalimentar. Como no famoso bolero de Aldir Blanc e João Bosco, interpretado por Elis Regina, pode-se dizer que um pontificado assim é (ou será? ou seria?) “voz que acalma”, pois “são dois [passos] pra lá, dois pra cá”. Aprender a dançar assim, dois pra lá, dois pra cá, permite não se afastar do ritmo correto. Ser o fiel desta balança e o condutor deste bolero, nos tempos que correm, parece ser seu enorme, mas imprescindível, desafio.

Leia mais

  • Leão XIV, um papa para enfrentar a campanha de deportações em massa de Trump
  • O Conclave como uma sessão de análise coletiva. Artigo de Massimo Recalcati
  • Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima
  • Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises
  • Dos Bispos à Economia: Aqui estão as Caixas-Chave do Pontificado do Papa Leão XIV
  • “Como matemático, Prevost colocará os princípios éticos no centro da tecnologia”. Entrevista com Paolo Benanti
  • “Para a Igreja, a nova questão social é a inteligência artificial”, segundo Leão XIV
  • Leão XIV: o grande desafio, a desocidentalização e a despatriarcalização da Igreja. Artigo de Leonardo Boff
  • Prevost, o Papa 'peruano': missionário e político
  • As ideias. Essas palavras para uma Igreja espiritual longe do poder. Artigo de Antonio Spadaro
  • O consenso cresceu como uma onda: "Mais de cem votos para Prévost no Conclave"
  • O que aconteceu dentro do conclave? Na hora do almoço, a opção italiana cai e surge o grande candidato a papa na sombra
  • Um novo papa para ser farol das noites sombrias. Destaques da Semana no IHU Cast
  • A brilhante jogada do Conclave: o Papa Leão XIV é uma escolha à altura da tarefa da situação geopolítica. Artigo de Marco Politi
  • Vozes de Emaús: Leão XIV: a abertura do pontificado. Artigo de Pedro A. Ribeiro de Oliveira
  • O primeiro jantar do Papa com os cardeais: "Foi assim que ele escolheu o nome Leão XIV"
  • A eleição. Acordo no segundo dia. Prevost é Leão XIV
  • Os quatro grandes desafios de Leão XIV no governo da Igreja
  • Vítimas de abuso saúdam Leão XIV: "Acredito que ele esteja bem ciente das necessidades dos mais vulneráveis, e isso é importante"
  • Líderes do Ministério Católico LGBTQ+ reagem à eleição do Papa Leão XIV
  • Leão XIV, o primeiro papa dos Estados Unidos, um perfil na linha de Francisco
  • Discurso do Papa. "Paz desarmada e que desarma, construamos pontes"
  • O Conclave. Votos de todos os partidos e sim dos bergoglianos moderados
  • Aquele missionário que uniu as Américas com uma paixão pelos números
  • “O bispo é um pastor próximo ao povo, não um gestor”. Entrevista com Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido
  • Quem é o novo Papa Leão XIV? Robert Francis Prevost, o primeiro pontífice americano, bispo no Peru e uma das pessoas de confiança de Francisco
  • Prevost, o cardeal americano cosmopolita e tímido que pode ser o outsider
  • “Papabile” do dia: Cardeal Robert Francis Prevost
  • No final do pré-conclave, Prevost está negociando. Artigo de José Manuel Vidal
  • Os possíveis candidatos, Parolin na 'pole position' mas a cotação do americano Prevost sobe
  • Cardeal Ouellet deixa a cena do Vaticano (ou assim se espera): Prevost chega
  • O Papa substitui Ouellet e nomeia um bispo peruano para a Congregação dos Bispos
  • A Igreja corpo de Cristo: síntese da eclesiologia de Santo Agostinho
  • Rerum Novarum abriu caminho para a evolução de toda a legislação social e trabalhista. Entrevista especial com José Geraldo de Sousa Junior
  • Grandes Papas em várias tomadas

Notícias relacionadas

  • São Francisco: entre Giotto e Dante

    Francisco tentou o impossível: o retorno pleno aos ensinamentos de Cristo e do Evangelho combinado ao vínculo indissolúvel com [...]

    LER MAIS
  • Aos neocatecumenais, o diploma. Mas não o que eles esperavam

    A Santa Sé aprovou os ritos que marcam as etapas do catecismo neocatecumenal. Mas as peculiaridades com as quais celebram as miss[...]

    LER MAIS
  • ''Placet'' ou ''non placet'' à liturgia neocatecumenal? A aposta de Carmen e Kiko

    Os fundadores do Caminho Neocatecumenal visam a obter a aprovação vaticana definitiva do seu modo "convivial" de celebrar as mis[...]

    LER MAIS
  • Irmão Francisco, irmã Clara. Artigo de Enzo Bianchi

    A transparência evangélica da intuição franciscana não deixa de nos questionar, porque, ainda hoje, nos coloca diante do rost[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados