Médicos sobre a nova foto: Papa Francisco envelheceu cinco anos

Foto: Vatican News

Mais Lidos

  • Cristo Rei ou Cristo servidor? Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • “Apenas uma fração da humanidade é responsável pelas mudanças climáticas”. Entrevista com Eliane Brum

    LER MAIS
  • Dois projetos de poder, dois destinos para a República: a urgência de uma escolha civilizatória. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

19 Março 2025

A primeira foto do Papa Francisco em mais de quatro semanas gerou novas especulações sobre sua saúde. "Parece que ele envelheceu pelo menos cinco anos em um mês", disse Matteo Bassetti, professor de doenças infecciosas da Universidade de Gênova, ao jornal "Il Messaggero" (segunda-feira). Ele não acredita que Francisco continuará a cumprir plenamente os deveres de um papa, disse o médico, que é frequentemente citado na Itália.

A informação é publicada por Katholisch, 17-03-2025.

Na foto divulgada pelo Vaticano na noite de domingo, o homem de 88 anos pode ser visto de lado, sentado ligeiramente curvado em frente ao altar na capela da ala privada da Clínica Gemelli. Ele já havia concelebrado uma missa lá – pela primeira vez desde sua admissão em 14 de fevereiro. Francisco usa uma estola sacerdotal e seus traços faciais são quase irreconhecíveis. O que chama a atenção é sua mão direita gravemente inchada.

Primeira foto do Papa Francisco no Hospital Gemelli (Foto: Vatican Media)

A foto mostra um paciente sofrendo, continuou Bassetti. Dadas as múltiplas infecções respiratórias, é um milagre que o Papa ainda esteja vivo. O fator decisivo agora é o quanto ele depende do suprimento de oxigênio medicinal. As infecções às quais ele sobrevivia geralmente deixavam "devastações em sua respiração".

"Sinais de melhoria"

Em contraste, o presidente da Sociedade Italiana de Medicina Interna, Nicola Montano, falou de um quadro geral "não negativo" e de "sinais de melhora". Pelo menos o Pontífice parece estar fazendo alguma coisa, ainda que sentado, segundo o especialista. A mão inchada indica retenção de água, possivelmente resultado da administração prolongada de fluidos intravenosos.

Ainda é muito cedo para especular sobre uma data de lançamento, disse Montano. Acima de tudo, o Papa deve poder respirar com mais independência novamente. Recentemente, o Vaticano informou que o Papa recebe altas doses de oxigênio por meio de cânulas nasais durante o dia; No entanto, o uso noturno da máscara respiratória, que alivia completamente os pulmões, foi reduzido.

Leia mais