17 Março 2025
Mesmo que sejamos testemunhas impotentes, temos a responsabilidade de olhar tudo com os olhos abertos, sem deixar que algumas formas de barbárie nos ceguem para outras.
O artigo é de Antonio Muñoz Molina, escritor espanhol e membro da Real Academia Espanhola, publicado por El País, 08-03-2025.
Agora nosso destino é contemplar passivamente o progresso acelerado da desumanidade no mundo, assim como as bebedeiras de felicidade obscena daqueles que a tornam possível ou se beneficiam dela ou simplesmente celebram seu triunfo como vingança contra um adversário ridículo e disperso: os woke, os feminazis, os trans, os intolerantes da linguagem inclusiva, da empatia e do bem-estar, os chatos das mudanças climáticas, os repressores que não permitem mais piadas sobre negros, bichas e coxos e também querem proibir a caça e as touradas, e até dizem que os animais sofrem e podem ter direitos. Passiva e confortavelmente, assistimos há três anos a um pequeno país ser invadido por um gigantesco. O povo da Ucrânia deteve e repeliu uma invasão que todos já consideravam vitoriosa, e isso foi um raio de esperança por um tempo. Mas a realidade da destruição e da morte e a força bruta de um vasto país governado por gangsters logo impuseram uma monotonia de horror que entorpeceu a atenção e também o sentimento de solidariedade e indignação.
Olhando mais de perto, essa condição de testemunhas impotentes, sobrecarregadas pelo inconcebível, começou muito antes, no início deste século sombrio, com o ataque às Torres Gêmeas e as duas invasões vingativas do Afeganistão e do Iraque, naquelas guerras com um nome metafísico — Guerra ao Terror, nem mesmo ao Terrorismo: o terrorismo, em sentido estrito, é uma atividade política criminosa que pode ser combatida pela polícia e pelos juízes, como nós, espanhóis, sabemos muito bem. Terror, com V maiúsculo, está em algum lugar entre a abstração pura e a fantasia apocalíptica. Em nosso presente angustiante, não há diplomata ou comentarista político que não lamente a perda de uma ordem internacional não governada pela força, mas “baseada em regras”, mas será bom lembrar que em 2001 e 2003 os Estados Unidos invadiram um após o outro dois países dos quais não sofreram nenhuma agressão e que não constituíam perigo para ninguém, exceto seus infelizes habitantes, cujas vidas não podem ser consideradas como tendo melhorado sob o governo imperial de seus libertadores.
Somos testemunhas indefesas da desumanidade, da hipocrisia e dos padrões duplos. Os carrascos do Hamas, encapuzados e pilotando motocicletas, armados com seus rifles de assalto e celulares com os quais registravam seus próprios crimes, cometeram um massacre de 1.200 pessoas inocentes em 07-10-2023, e houve pessoas e organizações supostamente progressistas que evitaram condenar esse horror, chegando a chamá-lo de um ato de resistência legítima. Mas Israel imediatamente lançou uma vingança exterminadora contra uma população inteira que já dura um ano e meio, e a maioria dos governos ocidentais, porta-vozes de direita e comentaristas mantiveram um silêncio cuidadoso ou apoiaram explicitamente o massacre. As bombas que destroem escolas e hospitais em Gaza e os estilhaços que matam mulheres e crianças são fornecidos ao governo supremacista de Israel por respeitáveis democracias ocidentais, incluindo aquelas na Europa, especialmente na Alemanha, onde qualquer crítica a Israel corre o risco de ser considerada antissemitismo.
Já que somos forçados a ser testemunhas impotentes, pelo menos temos a responsabilidade de olhar tudo com os olhos abertos, sem que o escândalo de algumas formas de barbárie nos cegue para outras. Um desses observadores incorruptíveis que são tão necessários agora é Pankaj Mishra, cujo mais recente livro, O mundo depois de Gaza, acaba de ser publicado em espanhol pela editora Galaxia Gutenberg. Mishra escreve uma prosa clara e envolvente e tem a fome de conhecimento e o senso de rigor de repórteres internacionais que viram com seus próprios olhos os desastres do mundo e também a fértil variedade de culturas e vidas. Nascido na Índia nas décadas posteriores à independência, sua visão periférica lhe permite uma visão distanciada da visão que os principais países do Ocidente têm de si mesmos, acostumados a exercer uma hegemonia indiscutível sobre o resto do mundo, e escondendo um passado de violência e rapacidade colonialista sob o brilho dos valores democráticos que proclamam: essa “civilização ocidental” que Benjamin Netanyahu afirma defender com golpes de limpeza étnica.
A hipocrisia é tão escandalosa quanto a crueldade e atua como sua aliada. A República Federal da Alemanha, desde sua fundação, lembra Mishra, reduziu a perseguição aos nazistas ao mínimo e facilitou a obtenção de cargos importantes na Administração e no Governo por muitos deles, mas seu apoio econômico e militar a Israel serviu como álibi contra qualquer acusação de cumplicidade com os perpetradores da Shoah. Os antigos aliados na Segunda Guerra Mundial levam o crédito por terem derrotado o nazismo, mas nem os Estados Unidos nem o Reino Unido estavam dispostos a acolher mais do que um pequeno número de fugitivos judeus, apesar das evidências de perseguição nazista e das notícias sobre os campos de extermínio. Nos anos do pós-guerra, o silêncio e a indiferença em relação ao que ali acontecia também se espalharam para Israel, onde reinava uma ética e uma estética de vigor físico e energia pioneira, na qual havia mais desdém do que compaixão pelas vítimas.
Pankaj Mishra é uma dessas pessoas que descobriu Primo Levi, Jean Améry e Hannah Arendt quando eram jovens, e foi marcada pela lucidez ardente daqueles judeus que, através do sofrimento extremo e da vontade de testemunhar e compreender, nos legaram uma visão incorruptível da natureza humana, desolada e ao mesmo tempo esperançosa. Eles mesmos são a prova do que há de melhor no ser humano e, ao mesmo tempo, nos alertam para a ferocidade que pode habitar em nossos semelhantes e em cada um de nós se paixões ideológicas ou nacionais rompem os frágeis fios da convivência e nos levam a ver os outros como seres inferiores que merecem ser subjugados ou eliminados.
Levi, Arendt e Améry eram judeus secularizados, bem integrados às sociedades que consideravam suas, pela língua e pela cultura: nada disso os salvou de serem perseguidos e destinados à morte pelo simples fato de serem judeus. Levi e Améry, mais do que Arendt, viam a criação de Israel com esperança, mas muito em breve, como muitos outros judeus na diáspora e no país recém-fundado, alertaram para o perigo de um nacionalismo militarista, racista no seu desprezo pela população árabe, e até pelos próprios judeus que emigraram para Israel de países muçulmanos, pessoas de pele mais escura que os asquenazes de origem europeia. E todos eles, vítimas do nazismo, estavam preocupados com a forma como a memória do Holocausto, ignorada por tanto tempo pelos primeiros líderes do país, estava gradualmente se tornando uma invocação de vitimização permanente para legitimar qualquer crime, qualquer abuso, qualquer agressão que as potências israelenses cometessem contra a população palestina.
Em um dos livros mais assustadores e necessários que já li, Além da Culpa e da Expiação, Jean Améry conta como o primeiro golpe que alguém submetido a tortura recebe faz com que perca para sempre a fé na condição humana. Pouco antes de tirar a própria vida, Mishra diz que leu depoimentos de prisioneiros palestinos torturados em masmorras israelenses. Ele então se sentiu mais estrangeiro e excluído do que nunca, porque sua pátria não podia ser a dos torturadores.