• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Gaza: ONU lamenta morte de funcionários e situação “sem precedentes” após novo ataque a área humanitária

Mais Lidos

  • “O Brasil é uma sociedade onde sentimos muito amor ao Cristo. Mas como continuar juntos, em uma sociedade com muitos contrastes? Como fazer com que seja possível viver algo de modo mais igual?”, questiona o prior de Taizé em primeira visita ao Brasil

    “O profetismo não é denunciar as coisas, mas viver e abrir caminhos de esperança”. Entrevista especial com irmão Matthew, prior de Taizé

    LER MAIS
  • Eichmann em gaza. Artigo de Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús: Leão XIV: entre as Inquietações do tempo e o desejo de Unidade. Artigo de Faustino Teixeira

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 6º Domingo da Páscoa – Ano C – O Espírito Santo vos recordará tudo o que eu vos tenho dito

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

13 Setembro 2024

Após a última ofensiva israelense a uma escola em Gaza, que deixou 18 mortos, entre eles seis funcionários das Nações Unidas, a ONU lamentou o novo ataque a uma área que “deveria ser segura e protegida pelo direito humanitário internacional”. O local servia de refúgio para famílias deslocadas pela guerra. Segundo o exército israelense, os alvos visados eram “terroristas”.

A reportagem é publicada por Rfi, 12-09-2024.

Jonathan Fowler, porta-voz da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA) em Jerusalém, afirma que episódios como este têm se tornado frequentes e que a instituição já contabiliza centenas de óbitos de seus colaboradores, algo “sem precedentes” no conflito.

“Desde a criação das Nações Unidas, nunca tantos dos seus funcionários foram mortos numa guerra. E isso é algo que deveria fazer todos pensarem. Contabilizamos quase 220 mortes entre os nossos colegas desde o início desta guerra (em Gaza), e este é um número sem precedentes para os trabalhadores da ONU. É uma tragédia humana em locais que deveriam ser seguros e protegidos pelo direito humanitário internacional. Mas isso continua a se repetir”, lamenta Jonathan.

O ataque aconteceu na quarta-feira (11) na escola Nuseirat, “local de refúgio para 12 mil pessoas”, afirma o secretário-geral da ONU, António Guterres. O chefe da organização confirmou a morte de seis colaboradores da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos, durante dois bombardeios aéreos.

Os dois lados do conflito travam uma guerra armada, misturada com uma disputa de narrativas, cujas principais vítimas são os civis sitiados, bombardeados e deslocados à força por conta dos combates. Desde o início da guerra, o exército de Israel atacou 70% das escolas da UNRWA na Faixa de Gaza.

O Estado judeu alega que estas estruturas bombardeadas abrigam, na verdade, “centros de comando do Hamas”, informação contestada pelo movimento islâmico palestino.

Na última terça-feira (10), outra área humanitária, al-Mawassi em Khan Yunis, já havia sido alvo de um ataque israelense, que deixou 40 mortos e 60 feridos, segundo a Defesa Civil de Gaza. Na ocasião, o Exército israelense alegou que tinha como alvo um "centro de comando" do Hamas.

Países exigem proteção a locais humanitários

Diante da recente ofensiva, a comunidade internacional reagiu condenando o caso e exigiu mais segurança para colaboradores humanitários, civis e locais de refúgio. O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, disse estar “escandalizado” com este novo ataque israelense.

“O desrespeito pelos princípios fundamentais do direito humanitário internacional, em particular a proteção dos civis, não pode e não deve ser aceito pela comunidade internacional”, disse ele.

A Alemanha também condenou o episódio e classificou como “totalmente inaceitáveis” as mortes destes profissionais. “O exército israelense tem a responsabilidade de proteger os colaboradores da ONU e os trabalhadores humanitários”.

Na Polônia, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, por sua vez, apelou à proteção destes colaboradores. Segundo ele, um cessar-fogo apoiado pelos Estados Unidos é a melhor forma de garantir a sua segurança.

“Precisamos garantir a proteção dos locais humanitários e esta é uma questão que continuamos a levantar com Israel”, disse Antony Blinken.

Ele também afirmou que o movimento islâmico palestino Hamas, em guerra contra Israel desde o ataque de 7 de outubro em solo israelense, também era responsável.

“Continuamos a ver o Hamas escondido nestes locais, assumindo o controle deles e utilizando-os para realizar as suas operações”, assegurou Antony Blinken.

Leia mais

  • Um novo ataque israelense a uma escola da ONU em Gaza deixa dezenas de mortos
  • Nada impede Israel, que bombardeia mais duas escolas na Cidade de Gaza
  • Médicos Sem Fronteiras: Israel precisa pôr fim à sua campanha de morte e destruição em Gaza
  • O erro e o horror. Mortes sem nome nem rosto em Rafah. Artigo de Lucia Capuzzi
  • Crianças queimadas em Rafah são o custo do mundo deixar Netanyahu solto. Artigo de Leonardo Sakamoto
  • O mandado de prisão contra Netanyahu, uma decisão dolorosa em termos práticos e simbólicos
  • Que prendam os líderes de Israel por crimes de guerra. Artigo de Gideon Levy
  • Líderes de Netanyahu e do Hamas, com mandado de prisão
  • Netanyahu perante o Tribunal Penal Internacional: o que pode acontecer se ele for acusado de crimes de guerra em Gaza?
  • A condenação internacional do genocídio tem alguma utilidade?
  • A ONU acusa Israel de cometer crime de guerra
  • Israel ignora CIJ e provoca novo massacre em campo de refugiados de Gaza
  • Pelo menos 35 mortos pelo bombardeio israelense a um abrigo em Rafah
  • A invasão de Rafah, a última operação de Israel que condena milhares de habitantes de Gaza a uma fuga impossível
  • Israel continua a arrasar Gaza e a Cisjordânia, ignorando a justiça internacional e as iniciativas diplomáticas
  • “Gaza é a epítome de toda a crise mundial, tal a apresentar-se diante de nós como o ponto de virada para ir em direção à salvação ou à catástrofe”. Artigo de Raniero La Valle
  • A fome como instrumento de guerra: o risco de uma catástrofe global
  • Secretário-geral da ONU pede investigação independente sobre valas comuns em Gaza
  • Gaza, em 6 meses de conflito, uma criança morreu a cada 15 minutos
  • Guerra em Gaza: o que diz o direito internacional sobre o deslocamento de pessoas?

 

 


Notícias relacionadas

  • 17 de maio de 1915 – Primeira Guerra Mundial faz superior-geral dos jesuítas se mudar para a Suíça

    Quando a Itália entrou na guerra contra a Áustria, ficou insustentável para Ledochowski (foto) permanecer em Roma. Então, e[...]

    LER MAIS
  • Vice-presidente Joe Biden, católico, oficializa casamento homoafetivo

    O vice-presidente Joe Biden, católico, oficializou o casamento homoafetivo esta semana, no mesmo momento em que os debates na pol[...]

    LER MAIS
  • E Kissinger disse a Videla: "Façam tudo depressa"

    O secretário de Estado estadunidense Henry Kissinger e o ministro argentino das Relações Exteriores César Augusto Guzzetti enc[...]

    LER MAIS
  • Ocupações de escolas no Rio Grande do Sul é tema de debate no IHU

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados