06 Março 2025
Ministro da Cultura de Israel distorce a imagem do nosso país no mundo.
A informação é publicada por La Repubblica, 03-03-2025.
O ministro da Cultura de Israel, Miki Zohar, critica a vitória do Oscar do documentário palestino-israelense "No Other Land" porque ele diz que "distorce a imagem de Israel no mundo". O ataque de Zohar veio com uma mensagem no X, poucas horas após o triunfo em Los Angeles do filme que documenta as demolições realizadas por Israel na aldeia palestina de Masafer Yatta, na Cisjordânia.
"A vitória do Oscar para o filme 'No Other Land' é um momento triste para o mundo do cinema. Em vez de apresentar a complexidade da nossa realidade, os cineastas escolheram ecoar narrativas que distorcem a imagem de Israel no mundo", escreveu Zohar no X. "A liberdade de expressão é um valor importante, mas transformar a calúnia de Israel em uma ferramenta para promoção internacional não é criatividade - é sabotagem do Estado de Israel, e após o massacre de 7 de outubro e a guerra em andamento, dói duplamente", enfatizou o ministro israelense.
Zohar diz que a vitória demonstra a necessidade de legislação "para garantir que os recursos públicos sejam direcionados para obras que falem ao público israelense, e não para uma indústria que faz carreira difamando o país em festivais estrangeiros". Zohar também defendeu uma reforma para direcionar o financiamento governamental para filmes comerciais em vez de filmes artísticos e documentários que lançam luz sobre a periferia e as minorias de Israel, concedendo assim mais financiamento para filmes com base no público e nas vendas de ingressos.
Sua proposta é vista pelos profissionais do cinema como um esforço do governo de direita israelense para silenciar vozes progressistas e limitar oportunidades para que perspectivas não tradicionais e não alinhadas sejam expressas.
Leia mais
- 'Sem Chão', Oscar de melhor documentário, personaliza destruição de vilas da Cisjordânia. Comentário de Ryan Di Corpo
- Sem chão. Comentário de João Lanari Bo
- Netanyahu ordena operação massiva na Cisjordânia após três ônibus explodirem perto de Tel Aviv
- Na Cisjordânia seguindo o front do fogo “Não há trégua aqui, os colonos nos perseguem”
- Cisjordânia. O medo do Ramallah: “Seremos nós a pagar novamente”
- Cisjordânia: assentamentos, violência, silêncio cúmplice. Artigo de Estéfano Tamburrini
- Cisjordânia. Exército de colonos pressiona pela expulsão em massa de palestinos
- Escavadeiras e civis armados. O avanço dos colonos na Cisjordânia “É a nossa casa”
- Na Cisjordânia, colonos israelenses queimam oliveiras palestinas
- Na Cisjordânia, a “lei” dos colonos afasta qualquer sonho de paz
- Na Cisjordânia em chamas, aldeias destruídas e colonos armados