27 Março 2024
"Os católicos LGBTQ+ se tornarão cada vez mais parte regular da vida compartilhada da igreja, em vez de dependerem do convite arbitrário de um bispo específico ou de um pontífice específico", escreve Brian Flanagan, teólogo, em artigo publicado por New Ways Ministry, 27-03-2024.
Quais grandes decisões vão surgir da Assembleia Geral do Sínodo sobre Sinodalidade no Vaticano em outubro, especialmente as decisões relacionadas aos católicos LGBTQ+?
Recentemente, obtivemos uma resposta bastante clara: provavelmente não muitas.
Mas ainda há uma importante perspectiva positiva, ou até mesmo um horizonte esperançoso, que deve trazer algum conforto aos católicos LGBTQ+ e àqueles que buscam uma reforma e renovação contínuas em nossa igreja.
Em uma coletiva de imprensa em 14 de março, o Cardeal Mario Grech, Secretário do Sínodo, divulgou documentação identificando dez questões que serão estudadas nos próximos anos por grupos de estudo especiais criados pelo Papa Francisco. Embora esses grupos de estudo possam apresentar relatórios intermediários na reunião do Sínodo de outubro, espera-se que emitam seus relatórios finais e recomendações até junho de 2025 - após a conclusão do atual Sínodo sobre Sinodalidade. O que esses tópicos de estudo dos grupos podem significar para os católicos LGBTQ+?
À primeira vista, a lista de nomes dos grupos, todos derivados do relatório de síntese da assembleia do Sínodo de 2023, parece um pouco vaga ou geral. Essa categorização pode ser intencional, evitando que qualquer um desses grupos de estudo seja imediatamente rotulado como "o grupo LGBTQ+" ou "o grupo da ordenação de mulheres". Além disso, esses grupos de estudo indicam quais são as prioridades do Papa Francisco para a reunião de outubro. Suas prioridades parecem ser sobre reforma estrutural, não sobre exame de tópicos.
Enquanto alguns dos grupos se concentram em tópicos amplos como pobreza, diálogo ecumênico e mídia digital, a maioria se concentra em questões estruturais. Vários dos grupos tratam de instituições eclesiais mais específicas, como revisão do principal documento do Vaticano sobre instrução e formação nos seminários, exame do papel do bispo, revisão da relação dos bispos com as comunidades religiosas e estudo das relações entre as Igrejas Católicas Orientais e a Igreja Latina. Como explicarei com mais detalhes abaixo, as mudanças estruturais que o Papa Francisco está implementando oferecem a maior esperança a longo prazo para os católicos LGBTQ+.
Dois dos grupos de estudo, no entanto, podem ter uma relevância mais imediata para os católicos LGBTQ+, ou pelo menos começar a fornecer mecanismos para responder às áreas mais importantes para crescimento e desenvolvimento identificadas pelos católicos dos EUA e de outros lugares. Um grupo tratará de "Algumas questões teológicas e canônicas relacionadas a formas ministeriais específicas (SR 8 e 9)". O título vago e aparentemente inofensivo deste grupo de estudo esconde o fato de que algumas das questões mais controversas estão sob a responsabilidade deste grupo, incluindo ministérios exercidos pelos fiéis leigos, incluindo os LGBTQ+ leigos, e o papel das mulheres na igreja. Este grupo poderia abordar tópicos como reconhecimento mais formal de ministérios exercidos por católicos leigos, a questão das mulheres serem ordenadas ao diaconato e as responsabilidades dos diáconos permanentes, catequistas e teólogos, todos os quais foram grandes tópicos nas deliberações do sínodo.
Da mesma forma, outro grupo tratará de "Critérios teológicos e metodologias sinodais para discernimento compartilhado de questões doutrinárias, pastorais e éticas controversas (SR 15)". O título bastante comum deste grupo pode deixar passar despercebido que ele pode estar examinando o status dos católicos LGBTQ+. A seção 15 do relatório de síntese da assembleia anterior do Sínodo referia-se a "certas questões, como aquelas relacionadas a questões de identidade [identidade de gênero no texto italiano] e sexualidade [orientação sexual no texto italiano], o fim da vida, situações matrimoniais complicadas e questões éticas relacionadas à inteligência artificial", e recomendou mais pesquisas e conversas sinodais sobre questões fundamentais de antropologia teológica e a relação entre o ensinamento da igreja e a experiência pastoral.
Muitos de nós ficamos frustrados no ano passado quando a frase citada no parágrafo anterior foi a única que parecia abordar diretamente questões LGBTQ+ e os participantes da assembleia do Sínodo não conseguiram chegar a um consenso sobre um documento final que dissesse mais. O estabelecimento do grupo de estudo SR 15 sugere que nenhuma mudança, audaciosa ou não, é provável até que este grupo conclua seu trabalho em 2025. Este resultado pode não ser surpreendente. O Papa Francisco pode estar tentando evitar que as bênçãos para casais do mesmo sexo sejam discutidas na reunião do sínodo de outubro.
Além disso, este grupo de estudo está um passo afastado de discutir as próprias questões LGBTQ+; em vez disso, ele se concentrará no desenvolvimento de melhores estratégias e modelos para discutir questões teológicas, morais e antropológicas controversas. A necessidade de um grupo para estudar um processo de discussão indica que, embora os delegados do sínodo estejam levando as questões LGBTQ+ a sério, eles nem mesmo têm um consenso básico sobre como chegar a decisões sobre questões LGBTQ+, quanto mais sobre quais são essas questões.
Tudo isso pode parecer bastante deprimente, eu admito. Afinal, se questões como a ordenação de mulheres ao diaconato, a formalização de ministérios leigos e a discussão séria de questões LGBTQ+ estão sendo em grande parte retiradas da mesa para outubro de 2025 enquanto os grupos de estudo fazem seu trabalho, o que resta? Por que os católicos LGBTQ+ deveriam continuar a levar a sério o processo sinodal?
Vejo duas razões para esperança, uma em relação à reunião deste outubro e outra maior em relação ao caminho eclesial de longo prazo que o Papa Francisco está trabalhando para garantir - muitas vezes contra grande oposição. A esperança que ajuda a moderar um pouco minha impaciência ("Outro conjunto de grupos de estudo? Outro chamado para mais pesquisa?") é que poderíamos estar entrando em uma nova época sinodal da igreja.
Primeiro, e mais imediatamente, o Espírito Santo ainda pode ter algumas surpresas reservadas para este outubro. Embora os grupos de estudo não tenham concluído seu trabalho, terão espaço para relatar seus trabalhos até o momento, e os delegados do sínodo terão a oportunidade de avaliar quão bem (ou mal) os grupos estão respondendo às preocupações e sugestões que fizeram em outubro passado.
Segundo, e talvez mais importante, quero destacar minha esperança a longo prazo nas reformas estruturais que o sínodo está promovendo e que, com a graça de Deus, durarão muito além do papado do Papa Francisco e fornecerão uma base mais sólida para os católicos LGBTQ+ do que as decisões particulares de um papa ou de um sínodo. Como eclesiólogo, quero enfatizar o salto quântico que abraça a sinodalidade em todos os níveis da igreja seria para a igreja no terceiro milênio, não apenas para questões LGBTQ+, mas para nossa maneira de ser católicos.
Além do documento que nomeia os 10 grupos de estudo, o Vaticano também divulgou um texto intitulado "Como ser uma igreja sinodal em missão?" em preparação para outubro. Os itálicos aqui são importantes: embora nenhuma decisão importante sobre questões LGBTQ+ possa resultar da reunião de outubro, este documento indica que o encontro se concentrará nos mecanismos e métodos de sinodalidade e em sua maior implementação em todos os níveis da igreja.
Se bem-sucedida, essa reforma institucional em grande escala será a conquista maior. Se o diálogo sinodal, a consulta, a transparência e a tomada de decisões compartilhadas a serviço da missão da igreja começarem a ocorrer como parte regular e constitutiva do governo eclesial, então poderíamos finalmente ter espaço para os membros da igreja realmente se ouvirem, para realmente ouvir as vozes dos católicos LGBTQ+ e, ao fazer isso, realmente ouvir a voz do Espírito Santo falando através de nossas experiências. Os católicos LGBTQ+ se tornarão cada vez mais parte regular da vida compartilhada da igreja, em vez de dependerem do convite arbitrário de um bispo específico ou de um pontífice específico.
Portanto, se este outubro se concentrar apenas no "como" da sinodalidade e em sua implementação generalizada, em vez de questões LGBTQ+ ou outros tópicos específicos, convido os católicos LGBTQ+ a manter sua "santa impaciência" e se juntarem a mim em esperar apenas um pouco mais.
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Questões LGBTQ+ podem não estar na agenda do Sínodo deste outubro. Ainda tenho esperança. Artigo de Brian Flanagan - Instituto Humanitas Unisinos - IHU