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Como o Papa Francisco mudou a missão das faculdades e universidades católicas. Artigo de Massimo Faggioli

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17 Janeiro 2024

"A relação entre Francisco e as faculdades e universidades católicas revela a dinâmica entre duas entidades em movimento, dois objetos em movimento, em direções diferentes", escreve Massimo Faggioli, professor de Teologia e Estudos Religiosos na Villanova University, nos Estados Unidos, em artigo publicado por National Catholic Reporter, 16-01-2024.

Eis o artigo.

A Igreja Católica criou e ainda administra uma rede mundial de faculdades e universidades. Em boa medida, o catolicismo foi identificado, desde a Idade Média até hoje, também com o valor da educação e do ensino superior – e nos tempos modernos ainda mais com o papel que a Igreja desempenhou e desempenha na história das migrações e na necessidade ajudar os membros de uma minoria religiosa, social e étnica a serem aceitos e integrados nos seus novos países.

Deste ponto de vista, a relação entre o papa e as faculdades e universidades católicas nos dá indicações importantes sobre as trajetórias do catolicismo, desde que tenhamos em mente que há um papa num Vaticano e, do outro lado, um grande diversidade entre diferentes tipos de faculdades e universidades católicas – diferentes em tamanho e dotações, estatutos e estatutos, orientações teológicas, posições dentro de diferentes tipos de relacionamento entre a Igreja e o Estado e entre o sistema universitário católico e o sistema universitário público ou estatal.

Primeiro, tentarei identificar os principais temas da mensagem de Francisco às faculdades e universidades católicas. Depois será necessário inserir esta mensagem no contexto mais amplo do pontificado do primeiro papa jesuíta vindo da América Latina. Para concluir, proporei algumas reflexões sobre o que o pontificado de Francisco nos diz sobre este momento particular da história da Igreja para o papel das faculdades e universidades católicas.

Olhando para o exterior, ao serviço de um mundo fraturado

Francisco dirigiu-se a faculdades e universidades católicas em diversas ocasiões.

Um dos documentos mais importantes do pontificado de Francisco é a constituição apostólica Veritatis Gaudium de 8 de dezembro de 2017, que trata das faculdades e universidades eclesiásticas. No prefácio, Francisco afirmou que “a necessidade primária hoje é que todo o Povo de Deus esteja pronto para embarcar numa nova etapa de evangelização ‘cheia do Espírito'".

Este apelo é específico para o sistema de estudos eclesiásticos, mas grande parte do prefácio reflete a visão global do papel dos colégios e universidades católicas, "essenciais para uma Igreja que 'em saída'! Tanto mais porque hoje não vivemos apenas numa época de mudanças, mas vivem uma verdadeira mudança de época, marcada por uma ampla 'crise antropológica' e 'ambiental'".

A Veritatis Gaudium, por mais específica que seja para as instituições pontifícias, contém os principais temas da mensagem de Francisco às universidades católicas (eclesiásticas e não eclesiásticas), sendo um deles o incentivo a serem universidades voltadas para o exterior, a serviço de um mundo fraturado. Como disse aos participantes na plenária da Congregação para a Educação Católica do Vaticano, em 9 de fevereiro de 2017:

O nosso mundo tornou-se uma aldeia global com múltiplos processos de interação, onde cada pessoa pertence à humanidade e partilha a esperança de um futuro melhor com a inteira família dos povos. Infelizmente, ao mesmo tempo, há muitas formas de violência, pobreza, exploração, discriminação, marginalização, abordagens restritivas às liberdades fundamentais que criam uma cultura do descarte. Em tal contexto os institutos educativos católicos são chamados em primeira linha a praticar a gramática do diálogo que forma para o encontro e a valorização das diversidades culturais e religiosas.

Francisco convida as faculdades e universidades católicas a fazerem parte de um processo de transformação cultural e social, “como sinal de uma maior responsabilidade em relação aos problemas de hoje, às necessidades dos mais pobres e ao cuidado do meio ambiente” e “para gerar espaço para investigação real, debates que gerem alternativas para os problemas de hoje”, como disse à Universidade Católica Portuguesa no dia 26 de outubro de 2017.

Francisco enfatiza também a responsabilidade de manter a ideia de universitas (em latim), “do todo”, na vida das faculdades e universidades, especialmente no ensino superior católico. No seu discurso de outubro de 2017 aos estudantes e professores em Bolonha (my alma mater studiorum), Francisco falou do papel da universidade no nosso mundo dividido: “A identidade à qual pertencemos é a de uma casa comum, da universitas. A palavra universitas contém a ideia do todo e da comunidade”.

Papa Francisco fala a estudantes universitários da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, 3 de agosto de 2023. (Foto: CNS | Lola Gomez)

Migrantes, ecologia integral e a missão da Igreja

Dentro do tema abrangente de uma universidade voltada ao exterior, ao serviço de um mundo fraturado, há questões mais específicas que o Papa Francisco abordou nas suas mensagens às faculdades e universidades católicas. Uma delas é o papel das faculdades e universidades católicas na educação dos refugiados e migrantes, como mencionou num discurso de setembro de 2022.

Esta visão do papel do ensino superior católico nas grandes questões do nosso tempo é visível também nas citações frequentes da sua encíclica ambiental Laudato Si' de 2015 nos seus discursos às faculdades e universidades, por exemplo no seu discurso na conferência de outubro de 2019 sobre "Novas fronteiras para os líderes das universidades".

As universidades hoje, disse Francisco, “Neste sentido, hoje as universidades devem perguntar-se que contribuição podem e devem dar para a saúde integral do homem e para uma ecologia solidária”. As universidades católicas, em particular, precisam tornar-se lugares “onde as soluções para o progresso civil e cultural das pessoas e da humanidade, marcados pela solidariedade, seja perseguido com constância e profissionalismo”, disse ele. As universidades possuem “uma força intelectual e moral, cuja responsabilidade vai além da pessoa a ser educada e estende-se às necessidades de toda a humanidade”.

Francisco vê a missão dos colégios e das universidades católicas como parte da missão da Igreja, de uma forma particular. Como ele disse em seu discurso de 25 de fevereiro de 2023 às Universidades Pontifícias em Roma:

De fato, a universidade é a escola do acordo e da consonância entre vozes e instrumentos diferentes. Não é a escola da uniformidade: não, é o acordo e a consonância entre vozes e instrumentos diferentes. São John Henry Newman a descreve como o lugar onde diversos saberes e perspectivas se expressam em sintonia, se completam, se corrigem, se equilibram um ao outro (…) Essa harmonia pede para ser cultivada, acima de tudo, em vocês mesmos, entre as três inteligências que vibram na alma humana: a da mente, a do coração e a das mãos, cada uma com seu timbre e caráter, e todas necessárias. (...) Especialmente depois da pandemia da Covid-19, urge iniciar um processo que leve a uma sinergia efetiva, estável e orgânica entre as instituições acadêmicas, para honrar melhor os objetivos específicos de cada uma e para favorecer a missão universal da Igreja.

O problema da inclusão está no centro do apelo de Francisco às universidades, e não apenas às instituições católicas. Em agosto de 2023, Francisco criou a Universidade do Sentido, uma nova universidade autônoma sediada no Vaticano e administrada pela organização educacional internacional "Scholas Occurrentes". Esta iniciativa concebe a universidade como uma instituição de ensino superior global que responde à necessidade de centrar a educação na pessoa como indivíduo e na comunidade como expressão da pluralidade.

As universidades possuem “uma energia intelectual e moral cuja responsabilidade vai além da pessoa a ser educada e se estende às necessidades de toda a humanidade”.

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Relação com a Teologia

Um caso particular é o da Teologia nas faculdades e universidades católicas. O Papa Francisco não envolveu teólogos de forma tão direta (e não tão controversa) como os seus dois antecessores, que tinham formação acadêmica. Mas ele enviou mensagens diretas e indiretas inequívocas aos teólogos durante todo o pontificado.

Entre as mensagens diretas, está a carta ao grão-chanceler da Pontifícia Universidade Católica Argentina em 2015, quando escreveu:

Não vos contenteis com uma teologia de escritório. O vosso lugar de reflexão sejam as fronteiras. E não cedais à tentação de as ornamentar, perfumar, consertar nem domesticar. Até os bons teólogos, assim como os bons pastores, têm o odor do povo e da rua e, com a sua reflexão, derramam azeite e vinho sobre as feridas dos homens. A teologia seja expressão de uma Igreja que é "hospital de campo", que vive a sua missão de salvação e cura no mundo. A misericórdia não é só uma atitude pastoral mas a própria substância do Evangelho de Jesus. Encoraja-vos a estudar como refletir nas várias disciplinas — dogmática, moral, espiritualidade, direito, etc. — a centralidade da misericórdia. Sem a misericórdia a nossa teologia, o nosso direito, a nossa pastoral correm o risco de desmoronar na mesquinhez burocrática ou na ideologia, que por sua natureza quer domesticar o mistério. Compreender a teologia é compreender Deus, que é Amor.

No geral, Francisco manteve com a Teologia acadêmica uma relação distante, ou não deu uma atenção privilegiada à Teologia universitária, o que diz algo sobre a sua relação com as faculdades e universidades católicas.

Uma relação complicada entre duas vozes mutáveis

Antes de tentar qualquer avaliação da relação entre o Papa Francisco e as faculdades e universidades católicas, é importante acrescentar uma série de declarações qualificativas. No geral, as faculdades e universidades católicas em todo o mundo encontram-se num amplo espectro entre sistemas educacionais e culturais onde:

  1. A religião e a Igreja Católica continuam a ser uma presença social e cultural importante (como nos EUA), embora não estejam imunes à secularização.
  2. Países da Europa e das Américas onde o catolicismo passou por uma fase de diáspora (após a Revolução Francesa) ou de exílio (por causa do comunismo na Europa Central e Oriental), em êxodo contínuo (talvez hoje na Alemanha), ou está a regressar hoje (como em Escandinávia) graças à imigração e à iniciação cristã dos adultos.
  3. Países do sul global onde o ensino superior católico é em parte legado de um passado colonial-missionário e em parte – uma pequena parte – expressão de igrejas que estão a crescer em número tanto de fiéis leigos como de membros do clero e das ordens religiosas.

As faculdades e universidades católicas nos EUA representam um subconjunto muito particular do mundo do ensino superior católico na Igreja global:

  1. Pela sua relação com os bispos e o Vaticano — por vezes polêmica, especialmente nas últimas décadas — mas sempre assertiva na sua liberdade.
  2. Por suas culturas católicas variadas e às vezes diametralmente opostas teológica ou social e politicamente "militantes".
  3. Pelo papel que as religiosas e as mulheres em geral (também teólogas) desempenharam na fundação e na vida dos colégios e universidades católicas.
  4. Pela exigência central ainda significativa de cursos de teologia/filosofia/ética/humanidades para todos os alunos (embora em declínio e agora num momento de reflexão).
  5. Mais importante ainda, pela sua presença num sistema de ensino superior muito competitivo, moldado por forças de mercado pouco orientadas e pouco reguladas que engoliram a cultura e a sua transmissão, juntamente com o domínio de produtores e distribuidores de conteúdos que estão hoje entre as empresas mais valiosas do mundo. 

Em todas estas diferentes situações ao redor do mundo, as faculdades e universidades católicas (mas também os “centros” católicos que cresceram recentemente em instituições não católicas de ensino superior) tornaram-se lugares e centros de conexões para os católicos se encontrarem e aos outros, de maneiras que paróquias, conventos e mosteiros (e muito menos escolas públicas) já não podem existir.

Neste quadro complexo, as faculdades e universidades católicas ainda devem articular a universitas, mas têm de fazê-lo num mundo de particularidades e minorias, sendo uma delas a cultura e os valores católicos. É também uma ordem cultural onde todos se veem como membros de uma minoria dentro da sociedade mais ampla, e também dentro da sua própria igreja. Em segundo lugar, têm de articular a universitas numa Igreja Católica que está mais visivelmente fraturada também internamente – e não apenas lidando como uma com um mundo fraturado.

O Papa Francisco lidera uma reunião na sede da Scholas Occurrentes em Roma, em 20 de maio de 2021. O papa foi acompanhado por um vídeo com o Cardeal Wilton Gregory, de Washington, e estudantes da Escola Secundária Arcebispo Carroll, na Arquidiocese de Washington, para anunciar o lançamento de uma nova Scholas Occurrentes. capítulo no Distrito de Columbia (Foto: CNS/Vatican Media)

Universidades e um papa para o povo

A minha opinião é que o pontificado de Francisco interagiu menos do que os seus antecessores com o mundo universitário, também por causa da relutância do antielitismo de Francisco em se envolver num diálogo com acadêmicos católicos (não apenas com teólogos). Neste sentido, Francisco não tem demonstrado uma atenção diferenciada entre o ensino superior católico e as universidades em geral. As repetidas e incisivas referências do Papa Francisco ao risco de autoisolamento e exclusividade social dos acadêmicos são mais do que apenas uma referência às suas ideias originais sobre a Igreja como “um hospital de campanha”, mas representam um verdadeiro desafio para o ensino superior católico.

A lectio facilior, ou seja, a interpretação mais simples possível – mas também simplista – poderia ser que esta distância é típica de um papa como Jorge Mario Bergoglio, que não vem da academia, nem da elite social.

Isso é parte da verdade, mas acho que há mais. A relação entre Francisco e as faculdades e universidades católicas revela a dinâmica entre duas entidades em movimento, dois objetos em movimento, em direções diferentes. Isto está refletido no título desta palestra: “O propósito da educação superior católica num mundo em mudança”. O fato é que neste mundo em mudança há também um papado em mudança e um sistema universitário em mudança.

Por um lado, o papado de Francisco exibiu, com mais intensidade em comparação com os seus antecessores pós-Vaticano II, algumas das características mutáveis ​​do papado romano:

  1. Uma instituição em sintonia com uma Igreja Católica que se torna mais global e muito menos europeia ocidental.
  2. Menos magistral e proposicional, mais testemunhal.
  3. Menos dogmático, mais pastoral.
  4. Menos “alta cultura”, mais pop.
  5. Menos ligações diretas com as elites sociais e políticas, mais interessadas em provocar mudanças sociais de baixo para cima.

Por outro lado, todas estas mudanças no papado reformularam a forma como o papado se relaciona com o ensino superior católico, que por sua vez está a passar por enormes transformações:

  1. A crise da universitas como ideia.
  2. A tirania do sistema de mercado e o desaparecimento de muitas das pequenas instituições de ensino superior católico.
  3. A transição da liderança de membros do clero e da ordem religiosa para a liderança leiga (isto é, para os membros de outro tipo de sacerdócio no sistema capitalista).
  4. O risco de diluição ou mesmo dissolução da identidade católica.
  5. A contratualização e complementação do ensino.
  6. A relação incerta com a missão evangelizadora da igreja.
  7. As universidades afastando-se dos clássicos, mas também da religião e da tradição.

Tudo isto torna a distinção entre o ensino superior católico e as faculdades e universidades não católicas relevante de uma forma diferente, ou menos relevante.

Perguntas abertas e uma conclusão

Francisco deixou claro que o papado – pelo menos o seu papado, exceto em alguns casos isolados – afastou-se de uma abordagem de confronto com a liderança da universidade católica e deu mais liberdade, o que também é uma consequência da ascensão da liderança leiga.

O que não está claro hoje é como as faculdades e universidades católicas ainda se veem com um papel eclesial, cooperando na construção da tradição católica. O debate sobre o legado da "Declaração Land O'Lakes" de 1967 tende a centrar-se em questões de "identidade" católica e (ou versus) "missão", num quadro político-eclesiológico largamente centrado na questão da relação entre católicos instituições de ensino superior e a Igreja institucional – o papado e os bispos.

É claro o maior grau de liberdade da Igreja institucional hoje. É menos claro até que ponto as faculdades e universidades católicas estão dispostas e capazes de responder ao verdadeiro senhor supremo, o mestre do nosso mundo, isto é, o mercado. Mas também não está claro qual é a visão que o papado tem do mundo acadêmico em termos do papel eclesial na Igreja “como um hospital de campanha”. Qual é o papel dos intelectuais, e da formação de intelectuais, na Igreja vista como “um povo”?

O ensino superior desempenha um papel na mensagem de Francisco para transformar o mundo, mas as universidades não são os interlocutores imediatos e naturais do papa. Neste sentido, o papado de Francisco captou com grande profundidade o valor da encruzilhada diante da qual nos encontramos.

Certamente, é necessária uma recepção mais profunda da mensagem de Francisco nas nossas instituições, a todos os níveis – professores, administradores, ex-alunos e doadores. Esta recepção ajudaria a corrigir algumas percepções erradas sobre os desafios eclesiais e culturais que o ensino superior católico enfrenta no mundo de hoje. Mas isto também transformaria de forma profunda e inesperada o futuro das faculdades e universidades católicas.

Leia mais

  • Crise de identidade: não podemos perder a universidade “católica”. Artigo de Massimo Faggioli
  • Os departamentos de teologia católica têm futuro? Uma resposta a Massimo Faggioli
  • A Universidade em busca de um novo tempo. Artigo de Pedro Gilberto Gomes. Cadernos IHU ideias, Nº. 290
  • A colaboração de Jesuítas, leigos e leigas nas Universidades confiadas à Companhia de Jesus: o diálogo entre humanismo evangélico e humanismo tecnocientífico. Artigo Adolfo Nicolás. Cadernos IHU ideias, Nº. 196
  • Os arranjos colaborativos e complementares de ensino, pesquisa e extensão na educação superior brasileira e sua contribuição para um projeto de sociedade sustentável no Brasil. Artigo de Marcelo F. de Aquino. Cadernos IHU ideias, Nº. 187
  • A identidade e a missão de uma universidade católica na atualidade Artigo Stefano Zamagni. Cadernos IHU ideias, Nº. 185
  • A “inteligência das mãos” e o papel da universidade hoje. Discurso do Papa Francisco
  • O "despertar" do papa às universidades católicas
  • O Papa Francisco e a universidade do sentido
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