• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O Papa pede que escolas e universidades entrem “com coragem no Areópago das culturas atuais”

Mais Lidos

  • Segundo a ministra-presidente do Supremo Tribunal Militar, o país necessita de vigilância constante

    “O Brasil tem uma tradição autoritária, com surtos de liberalidade”. Entrevista especial com Maria Elizabeth Rocha

    LER MAIS
  • A herança crioula do Papa Leão XIV destaca a complexa história do racismo e da Igreja nos Estados Unidos

    LER MAIS
  • Carta aberta ao Papa Leão XIV: “Chegou a hora de derrubar muros”

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

Por: André | 14 Fevereiro 2014

O Papa Francisco pediu escolas e universidade católicas abertas ao diálogo e à diversidade de seus alunos, entre os quais há cada vez mais não cristãos ou inclusive não católicos, durante o seu encontro com os membros da Congregação para a Educação Católica. Assim, solicitou que “não se devem isolar do mundo”, mas “estabelecer um diálogo”, conscientes do “dom” que têm a oferecer a todos.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 13-02-2014. A tradução é de André Langer.

Neste sentido, destacou que as escolas e universidades católicas oferecem uma proposta educativa que busca “o desenvolvimento integral da pessoa” e que responde ao direito de todos ao saber e ao conhecimento. Em qualquer caso, também precisou que, dentro do respeito à liberdade de cada um, todas elas estão chamadas a oferecer Cristo como “sentido da vida”.

Além disso, o Pontífice destacou que a educação católica é “um dos desafios mais importantes” que a Igreja enfrenta, que trata de colocar em prática a nova evangelização em um contexto histórico e cultural em permanente transformação.

Para enfrentar este desafio, o Papa deu como exemplo Jesus, que “começou a pregar a Boa-Nova na Galileia, uma cidade cheia de “diferentes raças, culturas e religiões”. Por isso, insta as pessoas que trabalham na educação a implicar-se “em caminhos de intercâmbio educativo e diálogo”. Assim mesmo, reconheceu “a contribuição” que dão as instituições religiosas e outras instituições católicas no contexto “do pluralismo cultural e religioso”.

Por outro lado, pediu a preparação de “professores qualificados”, porque a educação é dirigida a uma geração “que está mudando” e para que sejam capazes de “comunicar-se com os jovens”.

Neste sentido, define a educação como “um ato de amor” e, como tal, “exigente” e necessitado dos “melhores recursos”, para “iniciar uma viagem paciente com os jovens”. Assim, o Papa assinala que o educador nas escolas católicas tem que ser “muito competente, qualificado e cheio de humanidade” e destaca, além disso, que tem que ser “capaz de estar entre os jovens com estilo pedagógico, para promover seu crescimento humano e espiritual”.

Por esta razão, o pontífice destacou também que o educador necessita de “aprendizagem permanente” e, por isso, pede para “investir” em que professores e administradores possam manter seu “alto profissionalismo” e “sua fé”.

Finalmente, Francisco mostrou sua preocupação em que estas instituições sejam “uma presença viva do Evangelho” no campo da educação, da ciência e da cultura.

Francisco propôs ao exame dos participantes três aspectos: o valor do diálogo na educação, a preparação qualificada dos formadores e a responsabilidade das instituições educativas.

“Efetivamente – disse referindo-se ao primeiro ponto –, as escolas e universidades católicas são frequentadas por muitos estudantes não cristãos e inclusive não crentes. As instituições católicas oferecem a todos uma proposta educativa que tem como objetivo o desenvolvimento integral da pessoa, que responde ao direito de todo ser humano ao saber e ao conhecimento. Mas, estão igualmente chamadas a oferecer a todos, com pleno respeito à liberdade de cada indivíduo e dos métodos próprios do contexto escolar, a proposta cristã, ou seja, Jesus Cristo, como sentido da vida, do universo e da história. Jesus começou a anunciar a Boa-Nova na ‘Galileia dos gentios’, encruzilhada de pessoas de diferentes raças, culturas e religiões. De certa maneira, aquele contexto se assemelha ao mundo de hoje. As mudanças profundas que levaram à difusão de sociedades multiculturais requerem dos que atuam no setor escolar e universitário que empreendam itinerários educativos de confronto e de diálogo, com uma fidelidade corajosa e inovadora que saiba promover o encontro entre a identidade católica com as várias ‘almas’ da sociedade multicultural”.

Falando do segundo aspecto, o Papa assinalou que durante o seu encontro com os Superiores Gerais, destacou que a educação em nossos dias “é dirigida a uma geração em mudança, e que, portanto, todo educador – e toda a Igreja que é mãe educadora – estão chamados a ‘mudar’ no sentido de ser capazes de comunicar com os jovens que têm diante de si... A educação é um ato de amor, é dar vida... O educador nas escolas católicas deve primeiro ser muito competente e qualificado, e, ao mesmo tempo, cheio de humanidade, capaz de estar entre os jovens com estilo pedagógico para promover seu crescimento humano e espiritual. Os jovens necessitam de educação de qualidade e de igual modo valores, não apenas enunciados, mas testemunhados. A coerência é um fator indispensável na educação dos jovens”.

No que diz respeito à responsabilidade das instituições educativas de “expressar uma presença viva do Evangelho no campo da educação, da ciência e da cultura”, Francisco reiterou a necessidade de que as instituições acadêmicas católicas “não se isolem do mundo, mas saibam entrar com coragem no Areópago das culturas atuais e colocar-se em diálogo, conscientes do dom que têm a oferecer a todos”.


  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados