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'Queerness' deve ser “componente essencial da jornada sinodal”, argumenta teólogo gay

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29 Agosto 2023

Um teólogo gay argumentou que a homossexualidade e a teologia queer devem ser “um componente essencial da jornada sinodal” antes da primeira sessão do Sínodo sobre a Sinodalidade, em outubro.

A reportagem é de Robert Shine (he/him), publicada por New Ways Ministry, 28-08-2023.

Ish Ruiz, professor de teologia na Emory University, apresentou seu argumento no blog “Go, Rebuild My House”, canal hospedado pela Sacred Heart University, em Connecticut. As referências à teologia queer são geralmente específicas para questões LGBTQ+, mas Ruiz também afirma:

“A teologia queer procura perturbar, desafiar, transgredir as normas opressivas dominantes... Existe lugar para um projeto transgressor tão desestabilizador numa Igreja sinodal que, como o Papa Francisco prevê, enfatiza a unidade e a união na jornada como Povo de Deus? A teologia queer apresentaria uma antítese a essa visão sinodal?"

Defendo que a homossexualidade deve ser um componente essencial da jornada sinodal — Ish Ruiz

A estranheza, para Ruiz, na verdade ajuda a transformar um problema na Igreja, onde as reformas esbarram no pensamento ultrapassado dos bispos intransigentes. Em vez disso, a teologia queer faz perguntas como: “Que normas religiosas subscrevemos e como foi produzido o conhecimento que as sustenta?” e “Quem é oprimido por essas normas?” Ele continua:

“Para tornar a minha proposta mais concreta, digo: embora bem intencionada, a sinodalidade pode ser vítima de um bispo que, enquanto canta louvores à jornada sinodal, continua a agarrar-se ferozmente a ideias de gênero e sexualidade do ‘vinho velho’ que, em última análise, oprimem os católicos LGBTQ+ que a sinodalidade espera acolher (como evidenciado na maioria dos relatórios continentais do Sínodo em todo o mundo). Assim, a sinodalidade torna-se ineficaz e autodestrutiva. Supondo que este bispo seja racional e bem-intencionado (por mais generoso que isso possa ser em alguns casos), é óbvio que ele pode não ter se aberto a desafios em questões de normatividade sexual. Talvez ele não consiga nem sequer imaginar que tais normas possam ser desafiadas de forma credível. Portanto, um genuíno espírito de sinodalidade, para este bispo, usaria uma metodologia queer que questiona quaisquer normas opressivas anteriormente não percebidas que ainda estejam operando sob a superfície de seu caminho sinodal."

A intersecção entre a estranheza e a Igreja de Ruiz não é unidirecional. Na verdade, a teologia queer precisa da sinodalidade porque “a sinodalidade ajuda a queer a permanecer próxima da realidade e ligada às experiências históricas das pessoas”. Ele observa com razão que “desafiar as normas por desafiar as normas é perigoso” porque “um projeto queer que perde de vista as experiências humanas, a opressão histórica, a importância da comunidade e uma visão do futuro orientada para a justiça pode causar sérios danos”.

Ruiz termina com uma nota de esperança citando a carta do Papa Francisco ao novo prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé (DDF), o cardeal designado Víctor Manuel Fernández, na qual o Papa criticou os métodos opressivos anteriores do dicastério. Ruiz conclui:

“Estou cautelosamente otimista de que tal visão ajudaria a DDF a abrir-se ao movimento do Espírito manifestado nas transgressões queer, em vez de procurar preservar rigidamente as normas estabelecidas que claramente ameaçam a dignidade de muitos católicos queer. Os bispos, e a Igreja como um todo, poderiam beneficiar significativamente dos insights e dos desafios apresentados pela teologia católica queer.”

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